Notícias / Copa 2014

08/06/2014 - 09:43

Segurança pública diz estar pronto para o pior durante a Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

Bustamante (esquerda) garante que Estado está preparado para o pior

Bustamante (esquerda) garante que Estado está preparado para o pior

 O maior temor das forças de segurança pública durante a Copa do Mundo é que aconteça algum tipo de ataque terrorista, segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Porém, ele afirma que se algo do tipo acontecer em Cuiabá: “nós estamos preparados para o pior, que seria explodir uma bomba na cidade”.

Veja mais:
Em Cuiabá, Exército será último recurso do governo para atuar contra manifestações
Forças de segurança não vão tolerar protestos violentos durante a Copa

A responsabilidade sobre problemas com terroristas será do ministério da Defesa, que já tem homens do exército trabalhando na capital mato-grossense: “Nós temos uma equipe especializada de Goiânia (GO) que já trabalha em Cuiabá há algum tempo junto com os outros órgãos”, explicou o chefe do Estado Maior do Exército em Mato Grosso, coronel Paulo César Ferreira.

A equipe que vem diretamente de Goiânia (GO) atua na defesa química, biológica e radiológica e também fazendo varreduras em possíveis ‘alvos’ que estão espalhados pela cidade: “Se houver necessidade de um aumento neste número de agentes, outros virão para Mato Grosso”, afirmou Bustamante.

Bustamante ainda acrescentou que Cuiabá não deve ter torcedores ‘encrenqueiros’: “As torcidas que vem até a capital mato-grossense não tem histórico de serem baderneiras. Provavelmente teremos ocorrências por causa do consumo excessivo de álcool. Mas nada fora do comum”.

A venda ilegal de ingressos é outro ponto em que os oficiais devem focar. Pessoas que forem flagadras vendendo ingressos no entorno do estádio ou em qualquer ponto da cidade será encaminhado a uma delegacia, onde será feito um termo circunstânciado.

Caso o ingresso seja falso, a Lei é mais dura e o indivíduo responderá por estelionato. A prática cambistas, apesar de ilegal, é comum em  todo o Mundo. Nos eventos-teste realizados em Cuiabá, eles agiam livremente no entorno da Arena Pantanal.

No Fan Fest - que funcionará no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro - os agentes de  também estarão auxiliando para evitar problemas. Porém, dentro do evento a segurança será feita por uma empresa particular, similiar aos Stewards. No local a programação será extensa - serão 14 shows nacionais. Para mais informações sobre o 'Fan Fest' clique AQUI.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Carlos Nunes, em 09/06/2014 às 10:06
Que Deus nos proteja! Mas se vier a acontecer alguma coisa de ruim, aonde morra brasileiros ou turistas, quem deve ser responsabilizado deve ser QUEM TROUXE A COPA PARA CÁ. Aqui, graças a Deus, é um país aonde nem terremoto tem (é muito raro), e nunca teve terrorismo, porque o povo brasileiro é pacífico.
por José, em 08/06/2014 às 17:07
Sr. Silval Barbosa, os Praças/PM que enfrentam os bandidos diariamente estão recebendo uma MISÉRIA a titulo de salário. Chega de conceder GENEROSOS reajustes apenas para Oficiais/PM e Delegados da PJC. A população NECESSITA do trabalho dos Praças/PM.
por jose carlos alves, em 08/06/2014 às 17:00
So queria informar o secretario que a copa é um evento esportivo onde as pessoas vão para assistir futebol e não para fazer palco de guerra, não adianta o Estado e a dona Dilma ficarem ameaçando a população para não fazer manifestação.
por jc, em 08/06/2014 às 10:24
Qual! nem a maior potencia militar que a humanidade ja viu, os EUA, estão preparados para isso. Mais modéstia é bom.
por Marcelo Cuiabano, em 08/06/2014 às 10:08
Como assim? esperar pelo pior? O pior já esta aí: obras de péssimas qualidade e inacabadas roubalheira geral órgãos e instituições que deveriam fiscalizar. fazendo vista grossa políticos e aliados envolvidos querendo fazer o povo acreditar que está tudo bem a violência cotidiana que só aumenta saúde e educação no lixo etc. etc.
por Celso Bicudo, em 08/06/2014 às 10:07
Me desculpem mais ninguém está preparado para o pior , isso ficou evidenciado no 11 de setembro quando a maior nação do mundo , ficou paralisada diante do atentado. Uma situação de caos do pior gênero possível seria de magnânima negatividade que essas autoridades estariam perdidas na reação. O melhor é crer que nada disso ocorrerá em toda a Copa no Brasil.
Sitevip Internet