Notícias / Arena Pantanal

25/06/2014 - 09:00

Silval estuda trazer jogos da Copa América e Olimpíadas para a Arena Pantanal

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Silval estuda trazer jogos da Copa América e Olimpíadas para a Arena Pantanal
Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo... Alguns dos principais clubes do Brasil devem disputar jogos do Campeonato Brasileiro de 2014, na Arena Pantanal José Fragelli, em Cuiabá, até dezembro. O governador Silval Barbosa (PMDB) revelou que a Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal Fifa (Secopa) vem mantendo contatos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dirigentes de alguns dos maiores clubes do país. Mas, o governador quer muito mais do que isso para o estádio que sediou quatro jogos na Copa 2014.

Leia mais:
Encantado com Arena Pantanal, Blatter vê 'melhor Copa' e vai sugerir Libertadores em Cuiabá
Na despedida da Arena Pantanal, Colômbia dá show e goleia Japão

Após receber elogios variados do presidente Joseph Blatter, mandatário da Fifa, Silval Barbosa estuda também a possibilidade de Cuiabá ser uma das subsedes da Copa América de 2015, sediada pelo Brasil e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Cuiabá estará preparada para receber grandes eventos esportivos. Ainda temos a Vila Olímpica da UFMT e o novo Estádio da Guarita, em Várzea Grande”, ponderou ele, respondendo à reportagem do Olhar Direto.

Antes de deixar o governo, em 31 de dezembro, Barbosa vai estudar o caderno de encargos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), para a Copa América; e do Comitê Olímpico Internacional, para as Olimpíadas do Rio, no ano seguinte. No caso dos Jogos Olímpicos, serão oito subsedes para o futebol – masculino e feminino – onde Cuiabá tem chance real de conquistar algumas partidas, pela qualidade da Arena Pantanal.

“Queremos trazer grandes espetáculos. E, embora não haja nada com ‘materlo batido’, existe diálogo preliminar com Flamengo, Corinthians, Santos e Palmeiras, que é o maior do mundo, para jogar este ano aqui na Arena”, observou Barbosa, que possui coração apaixonado pelo Verdão do Palestra Itália.


Foto: Jardel Arruda

“E, lógico, a Arena Pantanal vai servir aos nossos clubes regionais: Mixto, Operário, Cuiabá, Luverdense... Vemos o Luverdense [terceiro colocado da Série B] aí tendo perspectiva real de subir, com um pé na Séria A”, argumentou o governador.

Além do Luverdense na Série B, onde ocupa a terceira posição após nove rodadas, Mato Grosso possui o Cuiabá na Série C (Terceirona) e o Operário, de Várzea Grande, na Série D (Quarta Divisão). No segundo semestre, também deve acontecer a Copa Mato Grosso, promovida pela Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF).

O governador cobrou que a iniciativa participe dos investimentos para atrair eventos de envergadura à Arena Pantanal. “O governo pode até contribuir, mas não deve ser o promotor. Sem dúvida, isso [esporte e lazer] é atribuição da iniciativa privada”, justificou ele.

Silval Barbosa lembrou que todas as oito seleções que passaram por Cuiabá teceram lautos elogios à qualidade da Arena Pantanal e, também, em menor escala, ao Aeroporto Internacional Marechal, em Várzea Grande. “Todos que por aqui passaram, com maior ou menor grau de conhecimento dos projetos, fizeram elogios à organização e qualidade”, emendou Barbosa.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "14"

por Eduardo, em 28/06/2014 às 19:09
Esse governador é sério ? Não pode ser. Falar em atrair jogos de futebol em 2016 ? Piada de mau gosto. As sedes já foram escolhidas há tempo : Rio ( final ) , SP/DF/BH e Salvador.
por Danilo Cavalcante, em 26/06/2014 às 08:43
Enquanto isso o futebol matogrossense afunda a cada dia mais. O Governo do Estado tem que fomentar o crescimento do futebol local para que não só a população, mas também os próprios times do Mato Grosso possam jogar na Arena Pantanal com público semelhante ao da Copa. Ter uma Arena construída com dinheiro público apenas para que clubes de fora e seleções pode ser uma solução temporária, no entanto, deve ser acompanhada com um projeto de desenvolvimento do esporte matogrossense. Nossos times estão acabando. Cuiabá e LEC são exceções e não a regra e seu sucesso em nada contribuiu o Governo do Estado.
por Rogério Fragozzo, em 26/06/2014 às 08:42
alguém explica para essa toupeira chamada silval que a copa américa não vai ser realizada aqui
por Gabriel Belyno, em 25/06/2014 às 21:54
O Brasil não será sede da Copa América 2015 ,por conta da Copa do Mundo,Confederações e Olimpíadas Brasil e Chile trocaram a ordem de ser sede,sendo assim o Chile será á sede da Copa América em 2015 e o Brasil em 2019,
por josé claudio oliveira, em 25/06/2014 às 21:42
JOSE DOS SANTOS PELO AMOR DE DEUS, SERÁ QUE VOÇÊ MORA EM MATO GROSSO? CHAMAR SILVAL DE GRANDE GOVERNADOR É GOZAR NA NOSSA CARA DAQUI A POUCO VOÇÊ VAI QUERER EDER MORAES PRESIDENTE DO BRASIL.
por julio, em 25/06/2014 às 19:34
Elefante branco... elefante branco... elefante branco...
por Dito Cujo, em 25/06/2014 às 19:03
Vamos ver se até a copa américa e as olimpíadas teremos o VLT circulando em Cuiabá.
por vanderson, em 25/06/2014 às 16:26
concordo quando ele diz que o palmeiras e o maior do Mundo avante palestra haha
por madeirador, em 25/06/2014 às 14:28
Melhor deixar quieto...vamos parar de passar vergonha...
por José dos Santos, em 25/06/2014 às 12:37
Isto Silval continua trabalhando. Assim você tapará a boca dos opositores. parabéns grande governador. Sucesso....
Sitevip Internet