Notícias / Aeroporto

07/02/2014 - 09:00

Superintendente descarta uso de lona no aeroporto e garante obra a tempo para Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/Secopa

Superintendente descarta uso de lona no aeroporto e garante obra a tempo para Copa
Embora as obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon estejam sob um atraso preocupante e tenham obrigado o ministro da Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal, Moreira Franco, a dar uma 'bronca' em Mato Grosso estipulando prazo para a conclusão dos trabalhos, o terminal aéreo de Várzea Grande não receberá qualquer puxadinho e muito menos uma lona provisória para operação durante a Copa do Mundo deste ano.

Leia mais:
Ministro dá ultimato para obras do aeroporto de Cuiabá e quer melhorias até o dia 22 de fevereiro

Cuiabá fica em penúltimo lugar na avaliação dos aeroportos das 12 sedes da Copa

A garantia foi dada pelo superintendente do aeroporto Marechal Rondon, João Marcos Coelho Soares que descartou a utilização de uma estrutura de lona, como chegou a ser cogitado pelo Governo Federal em janeiro deste ano após a constatação de que a maioria dos terminais em obras para a Copa do Mundo, estão sob sério risco de não ficar pronto a tempo. “Isso em Várzea Grande está fora de cogitação, já que toda a estrutura em ampliação, incluindo os setores de embarque e desembarque já estão cobertos”, descartou João Marcos.

As obras de reforma e ampliação do Marechal Rondon tiveram início em dezembro de 2012. Considerando as medições realizadas (total gasto), cerca de 60% da obra está concluída, embora apenas 40% da parte física esteja realmente finalizada.

Quando esteve em visita a Mato Grosso em janeiro deste ano, o ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, deixou de lado a política e criticou os atrasos de cronograma nas obras de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon e cobrou do governo estadual e das empreiteiras que os setores de embarque e desembarque (considerados essenciais) sejam concluídas até o final de março para garantir operação durante a Copa do Mundo. Após a vistoria, o ministro deu nota 5 às obras do aeroporto Marechal Rondon. O Governo do Estado e o consórcio Marechal Rondon (responsável pela obra), prometeram cumprir a determinação.

“Vamos cumprir os prazos determinados pelo Governo Federal e concluir as obras do aeroporto antes da Copa do Mundo. Hoje podemos afirmar que as frentes mais críticas já foram superadas”, adiantou o superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho, lembrando que a montagem da infraestrutura bruta e aquisição de equipamentos já são etapas superadas. “Hoje estamos trabalhando com o acabamento. Isso nos dá a confiança de que vamos entregar a obra no prazo pactuado”, diz João Marcos que afirma ter confiança no contratado (consórcio executor das obras).

A maior parte dos equipamentos que serão utilizados no Marechal Rondon já estão em Mato Grosso, segundo o superintendente do aeroporto. Segundo ele, já chegaram os equipamentos eletrônicos para operação, sistema de refrigeração, escadas rolantes, elevador e material das quatro pontes de embarque.

Se cumprir a ‘ameaça’ feita durante entrevista coletiva no mês passado, quando visitou as obras do aeroporto, o ministro da SAC, Moreira Franco, estará de volta a Mato Grosso até o final do mês para nova visita no aeroporto Marechal Rondon. Ele quer notar uma real evolução da obra para que não seja obrigado a tomar medidas enérgicas.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Juca Pirama, em 09/02/2014 às 14:09
Com certeza o time anfitrião vai lucrar nesta baderna toda, dai podem começar a festejar o título sem ter a mesma condição de jogo que a equipe local, os de fora ficarão prejudicados e a reeleição estará no papo.
por Maraisa, em 08/02/2014 às 15:34
Eu levo guarda-chuva para o Aeroporto, mas será que tenho de levar cadeira para o estádio, a Arena Pantanal sr. Silval e sr. Maurício da SECOPA??
por GERSON CAMILO, em 08/02/2014 às 09:52
POIS BEM, É INEGÁVEL QUE SE AS OBRAS DE MOBILIDADE FOREM CONCLUÍDAS, EXISTIRA GANHO A POPULAÇÃO. QUANTO A SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ETC., NO PERÍODO ELEITORAL QUE SE APROXIMA, AS BELAS PROMESSAS SERÃO REITERADAS. E O POVO? MERO DETALHE.
por Carlos Nunes, em 07/02/2014 às 17:26
Considerando que a Copa é só um circo passageiro muito caro colocar lona no aeroporto não seria nada de mais - até lembraria o circo mesmo. Os sites já divulgaram que o lucro da FIFA será cerca de 5 BILHÕES DE DÓLARES, mais de 10 BILHÕES DE REAIS. Esses 10 BI poderiam revolucionar a Saúde, em MT, por exemplo, então...uma instituição privada capitalista, que chega no país, não mete a mão no bolso para gastar nada, faz a turma trabalhar com dinheiro 100% público, e vai sair no final com essa dinheirama no bolso, no mínimo nos fez, além de uns idiotas, uns palhaços do circo. Bem, esse palhaço, quando vai num hospital/posto de saúde e não há vagas nos leitos, fica jogado no corredor quando precisa de uma UTI e também não há vagas, vai prá terra dos pés juntos.
por Almeida, em 07/02/2014 às 17:01
ALO, até quando vai ficar mentindo assim, brincadeira, essas promessas são velhas e nada esta sendo feito para melhorar isso, vai ser lona na chegada dos gringos e ainda com as pistas cheias de buracos, cade o vlt pronto em março? mas março de que ano?, cade os viadutos que seriam entregues em janeiro e as trincheiras que ja deveriam estar prontas? vergonha com tudo isso e essas empresas de fachada e conversa para boi dormir.
por jorge, em 07/02/2014 às 16:52
putz o pior e que ninguem faz nada , cade politicos estamos sendo queimados a nivel , nacional que esta obras nao sair....
por Kellen, em 07/02/2014 às 13:08
Mais uma garantida... Aff! Quero que passe logo a copa pra acabar essas promessas... Essa copa, mas está sendo uma dor d cabeça pra mim, sinceramente.
por Cicero, em 07/02/2014 às 12:38
Pode até não usar lona, mas com certeza a obra não será concluída no prazo.
por Pé de Caju, em 07/02/2014 às 12:02
Não me façam rir !!! #povotolo
por pedro, em 07/02/2014 às 10:01
ME ENGANA QUE EU GOOOOOSTOOO
Sitevip Internet