Notícias / Mobilidade Urbana

16/05/2014 - 17:28

TCE divulga relatório de obras da Copa; COT's e trincheiras preocupam (fotos)

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Divulgação/TCE

TCE divulga relatório de obras da Copa; COT's e trincheiras preocupam (fotos)
 O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16), o segundo relatório com os resultados dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo 2014. Os trechos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Trincheiras preocupam o órgão.

Veja mais:
Aldo Rebelo admite atraso mas diz que VLT foi antecipado em 30 anos: “Cuiabá será outra cidade”
Motorista cai em buraco deixado por construtora na avenida Oito de Abril

Desde fevereiro - quando a comissão foi instituída - foram vistoriadas 16 obras (17 contratos). Foram apresentados no relatório a verificação dos cronogramas de execução, condições e qualidade dos serviços realizados até o momento foi abordada a situação dos repasses do Governo Federal e os pagamentos às empresas contratadas.



No relatório estão destacadas as obras que o governo se comprometeu a entregar até o dia 31 de maio. A Comissão identificou atraso nos repasses dos recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), do Ministério do Esporte e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O VLT foi dividido em dois trechos: Aeroporto/Porto e do Bairro Porto até o Viaduto da Sefaz. As obras da trincheira do Zero KM e da avenida da FEB foram elencadas como preocupantes pelo TCE e não há a certeza de que poderão estar finalizadas até o fim de maio.

A comissão também se demonstrou preocupada com as obras na trincheira Santa Rosa, objeto de determinação em medida cautelar, principalmente quanto à terraplanagem e pavimentação das marginais. O local é um dos pontos de grande fluxo da capital mato-grossense.

Na questão dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) – barra do Pari e UFMT -, é tido como claro para o TCE que as obras não ficarão prontas em sua totalidade. Segundo a comissão houve poucos avanços desde a última inspeção – apenas o gramado apresentou melhora. Foi constatado também algum avanço na parte interna do prédio, no vestiário (piso) e uma laje que foi finalizada.

Foi constatado também que o número de operários que atuam na obra é insuficiente, mas o atraso na execução, de grande parte da obra, se deve à falta de material de acabamento. O COT do Pari é o local que mais preocupa e não deve estar pronto até o Mundial de 2014. A estrada da Guarita, que dá acesso ao local é outro ponto com diversas patologias. Um dos principais problemas são os buracos na via.

Para que consertos sejam feitos o TCE recomendou que a empresa responsável trabalhe em três turnos com grande quantidade de operários e com todos os equipamentos necessários à disposição para que tudo esteja pronto até o início da competição.

A Comissão foi instituída por meio da Portaria nº 014/2014, do TCE-MT, é composta pelo conselheiro José Carlos Novelli, como supervisor, o conselheiro substituto João Batista de Camargo Junior, atual relator da Secopa, o secretário de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia, André Luiz Souza Ramos e o auditor público de controle externo, Benedito Carlos Teixeira Seror.

Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu o compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do FIFA FAN FEST.

Clique AQUI para ver o relatório completo

Clique AQUI para conferir outras fotos do relatório

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por P.da vida, em 18/05/2014 às 09:58
È ....agora é começa as desculpas esfarrapadas, será que não sabiam que sempre existiu a burocracia,a epoca das chuvas e outros e outros problemas????isso teria obrigatóriamente que ser visto antes, agora não tem mais jeitinho brasileiro que conserte as burrices cometidas.......e digo mais....após a COPA é que as obras não vai andar de jeito nenhum.... AGUARDEM...comeram o filé agora querem empurrar o osso.
por AECIO HISTORIADOR, em 17/05/2014 às 10:17
Tanto o TCE quanto o MP de MT, ambos não tem moral para falar e nem criticar nada a respeito de obras da COPA, até porque desde o inicio dessa parafernalia toda, foram coniventes com todos esses desmandos e desleixos com a RES PÚBLICA.
por aecio historidor, em 17/05/2014 às 10:03
Tanto o TCE quanto o MP de MT, ambos não tem moral para falar e nem criticar nada a respeito de obras da COPA, até porque desde o inicio dessa parafernalia toda, foram coniventes com todos esses desmandos e desleixos com a RES PÚBLICA.
por joão concho, em 17/05/2014 às 09:56
Deveriam fazer uma rede coletora de esgoto, em ambos os lados do Córrego Mané Pinto, que não deveria deixar esgoto cair no Rio Cuiabá, somente agua de chuva. Mas o esgoto continua a cair in natura no rio. Veja o que diz o fiscal: "O engenheiro afirmou que as redes clandestinas de esgoto atrapalharam (e continuam atrapalhando) a execução dos trabalhos. Essas redes contêm, também, águas pluviais. Assim, não podem ser interligadas ao coletor tronco, pois este foi dimensionado para suportar apenas águas servidas (esgoto). Essas ligações clandestinas desaguam no córrego, sendo que este só deveria receber águas pluviais. Não deveria receber esgoto" É esse o retrato dessas obras IMPROVISAÇÃO, INCOMPETENCIA, INDIFERENÇA COM O DINHEIRO PUBLICO. Isso ainda vai dar BO.
por totó, em 16/05/2014 às 19:00
GOVERNADOR,o difícil é administrar obras desgovernadas por falta de planejamento. As obras inacabadas não são iguais as tomadas de decisões a nível de gabinete que podem ser empurradas com a barriga,remoção de terra se empurra com trator potente.
por POVO, em 16/05/2014 às 18:31
Governador ,será que pode assumir a sua incompetência e destes seus secretários
Sitevip Internet