Notícias / Copa 2014

16/05/2014 - 17:55

TCE diz que obras serão péssimas para imagem de Cuiabá e critica prazos fantasiosos

Da Redação - Jardel P. Arruda

TCE diz que obras serão péssimas para imagem de Cuiabá e critica prazos fantasiosos
O conselheiro substituto João Batista de Junior, relator da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do Tribunal de Contas (TCE) do Estado de Mato Grosso, afirmou que está preocupado com a continuidade das intervenções urbanísticas após o mundial de futebol de 2014, e ponderou sobre as consequências para a imagem de Cuiabá e Várzea Grande quando o turista entrar em contato com uma “cidade em construção”.

“Nas ruas, dos mais novos aos mais instruídos, todos estão preocupados se depois da Copa do Mundo as obras vão atrasar ainda mais ou se vão até parar. Nós também estamos muito preocupados com isso. No dia 31 de maio vamos cobrar da Secopa um novo cronograma. Algo realístico, porque não podemos ter prazos fantasiosos”, ponderou o conselheiro, durante a apresentação do segundo relatório com os resultados dos trabalhos da comissão.

TCE divulga relatório de obras da Copa; COT's e trincheiras preocupam (fotos)

De acordo com ele, das obras 16 obras que a Secopa prometeu entregar para a Copa do Mundo na mais recente reunião, somente uma será 100% entregue: A trincheira do Santa Izabel. Conforme a experiência dos engenheiros do TCE, a trincheira do Zero Quilômetro, em Várzea Grande, percurso quase obrigatório para quem sai do aeroporto e vai em direção a Cuiabá, continua como um dos pontos críticos devido à demora com os trabalhos de drenagem.

“Será péssimo para a imagem de Cuiabá o que os turistas vão ver aqui. Perdemos a chance de dar uma boa imagem e conseguir uma propaganda boca a boca. Quando você vai em um restaurante e gosta você faz propaganda boca a boca. Nós não teremos isso. O turista virá e não fará essa propaganda nossa”, disse João Batista.

Além dos problemas com as obras de mobilidade urbana, os Centros Oficiais de Treinamento (COT) feitos para a Copa do Mundo, não estarão completamente prontos. Somente os campos e a parte externa terão condições de uso, mas os vestiários vão ficar incompletos. De acordo com o relatório, há o número de operários que atuam na obra é insuficiente, mas o atraso na execução, de grande parte da obra, se deve à falta de material de acabamento.

Foram vistoriadas 16 obras (17 contratos) que a Secopa assumiu o compromisso de entregar até 31 de maio, são elas: duplicações da Estrada da Guarita, da Rodovia Mário Andreazza, as trincheiras Santa Isabel/Verdão, a do Santa Rosa, a da Av. dos Trabalhadores à Av. Jurumirim, duplicação da Av. Arquimedes Pereira Lima, complexo Viário do Tijucal, restauração da Av. 8 de abril com implantação coletor tronco Córrego Mané Pinto, restauração de ruas entorno Arena Pantanal (dois contratos 40 e 60 de 2012), viaduto Dom Orlando Chaves , construção da Av. Parque do Barbado, construção dos Centros Oficiais de Treinamento UFMT e da Barra do Pari, reforma e ampliação do Aeroporto Mal. Rondon e implantação do FIFA FAN FEST.

Exibindo de "01" à "10" do total de "33"

por @gnello, em 18/05/2014 às 08:11
KKKKKKKK TC É UMA PIADA KKKKKQUE MORAL ESSE COVIL DE POLITICOS TEM!??? HUBERTO BOSAIPO, JOSE ALENCA E MAIS OUTROS DA BANDA DE BARRA DO GARÇAS KKKKKKKKK UMA PIADA KKKKKKKKKKK MORAL DE PEXÉ MORTO!
por Gean, em 18/05/2014 às 08:02
O Tribunalzinho famoso daqui do MT de Faz de Contas agora quer quer botar as manguinhas de fora, para que nós sociedade precisavamos do trabalho dos mesmos nestes 4 anos de demora e omissão e a 25 dias da Copa vem dizer o óbvio, o que está na cara da sociedade que tanto o Governo como todos os órgãos de MT são incompetentes nas suas atribuições, terra de ninguém mesmo!!!
por Leo, em 17/05/2014 às 21:35
O TCU SE MANISFESTOU, O TCE ESTA SE MANIFESTANDO, ENGRAÇADO É QUE OS DEPUTADOS ESTÃO TODOS QUIETOS NÉ ?
por Lucas, em 17/05/2014 às 17:33
VERGONHA A PARTE TEREMOS UMA CIDADE LINDA APOS A COPA ISSO É MO QUE IMPORTA TURISTA NUNCA VAI FALAR BEM PACIENCIA NÃO FICOU PRONTA FAZER O QUE RUIM PARA OS TURISTAS
por Gean, em 17/05/2014 às 16:59
Este Tribunal de Faz de Contas do estado junto com todos os outros órgão são os mais incompetentes do Brasil, a SECOPA é o rei deles...
por Eduardo, em 17/05/2014 às 14:15
VERDADE SEJA DITA, O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO TEM GRANDE RESPONSABILIDADE PELO ATRASO DAS OBRAS DA COPA DO MUNDO, E AGORA, NA RETA FINAL, NÃO ADIANTA FUGIR DA RESPONSABILIDADE....A SOCIEDADE MATOGROSSENSE ESPERA QUE DEPOIS DA COPA DO MUNDO TODOS ESSES ATORES SEJAM ARROLADOS NUM PROCESSO JUDICIAL POR CRIME DE RESPONSABILIDADE....
por Odenor, em 17/05/2014 às 10:01
DE PÉSSIMA QUALIDADE TAMBÉM É A FISCALIZAÇÃO DO TCE, QUE TEM GRANDE RESPONSABILIDADE NISSO TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO. AFINAL, SÃO ELES. QUE FAZEM O CONTROLE EXTERNO. MAS HÁ VÁRIOS CONSELHEIROS SOB SUSPEITA.
por Marcelo Ferraz, em 17/05/2014 às 09:16
A Secopa será extinta quando terminar o governo de Silval Barbosa (PMDB), porém as obras mais importantes e mais caras - VLT e trincheiras - permanecerão inacabadas. Quem garante a continuidade dessas obras? A dívida foi feita e os recursos já foram consumidos na execução dos serviços, mas as obras continuam inacabadas. Vai acabar o mandato do PT e do PMDB e quem garante que os próximos governantes investirão mais recursos em obras dos adversários políticos? Além disso, já têm muitos empresários reclamando que os consórcios, fiscalizados pela Secopa, não estão arcando com os compromissos, imagina quando a copa do caos passar então? Um legado de elefantes brancos com dívidas bilionárias para o povo de MT arcar...
por J. junior, em 17/05/2014 às 09:16
E brincadeira uma coisa dessa, o TCE não fiscaliza por 4 anos, não se pronuncia e agora pra tirar o dele da reta coloca a culpa nos outros... vsf, Cuiabá não deveria nem ser chamada de capital, não deveria nem ser uma, cidade mal feita, de um povo preguiçoso, por isso que eu digo, td as cidades que tem um comandante que e da região não vai pra frente, e só reparar, povo PREGUIÇOSO!
por Catarina, em 17/05/2014 às 09:06
Realmente o Conselheiro Substituto deveria ter vergonha na cara, pois o TCE/MT tem grande parcela de culpa porque não vistoriou isso desde o começo primeiro começou a briga entre Eder de Moraes e Carlos Brito com a história do VLT ou BRT dai por diante. E o TCE/MT onde estava? agora do estrago feito quer aparecer? Cadê a fiscalização do nosso suado dinheiro? faz-me rir. E só agora o TCE/MT quer mostrar trabalho, isso porque existiu servidor da casa trabalhando na Secretaria Extraordinária da Copa. Infelizmente é o povo que paga.
Sitevip Internet