Notícias / Copa 2014

02/05/2014 - 11:20

Tour da taça da Copa chega a Cuiabá e população comparece em alto número; veja fotos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Foto: Arthur Santos da Silva/OD

Tour da taça da Copa chega a Cuiabá e população comparece em alto número; veja fotos
O dia 2 de maio de 2014 já possui significado histórico para a população cuiabana apaixonada pelo futebol. Essa data marca a passagem do tour da taça Copa do Mundo FIFA 2014, ocasião em que a população mato-grossense teve a oportunidade de ver de perto o troféu mais cobiçado do mundo. Fabricada em ouro maciço, a taça possui valor inestimável e ficará exposta das 9 às 21 horas. Amanhã, dia 3, o símbolo máximo da competição seguirá para Curitiba.

Durante a abertura do evento, alguns campeões marcaram presença. O tricampeão mundial Carlos Alberto Torres foi responsável pela apresentação do objeto de desejo primordial de todas as seleções de futebol. Na ocasião, o “capitão”- como é carinhosamente chamado- repetiu o gesto feito na Copa do Mundo de 1970, levantando a taça. O ex-jogador Ruíter Jorge Carvalho representou os craques da bola de Mato Grosso e o professor e educador físico aposentado Paulo Nascimento recebeu uma homenagem devido aos seu projetos sociais ligados ao esporte.

Capitão do Tri, Carlos Alberto Torres acompanha a Taça em visita a Cuiabá

A exposição em Cuiabá reúne várias atrações sobre o Mundial e a história das Copas passadas. Uma estrutura montada ao lado da Arena Pantanal é a responsável por receber todos os visitantes. Entreter o público é o objetivo do evento e por isso, diversos jogos interativos foram instalados na área de recepção. No espaço ao redor dessa estrutura, brinquedos gigantes como um Totó humano e um super-estilingue estão a disposição das pessoas.

Esse tour da taça foi lançado no dia 12 de setembro de 2013, partindo do Rio de Janeiro e cruzando, ao longo de 225 dias, 89 países. Essa é a mais longa viagem já realizada pelo troféu. Ao todo, foram percorridos 150 mil quilômetros, o que equivale a três voltas ao redor do mundo.

Nas primeiras horas de exposição o público compareceu em alto número. Foram formadas filas em frente a estrutura de recepção, onde o clima era de animação. Várias escolas de ensino básico estavam presentes e a expectativa dos alunos era visível. Alam Santos, estudante do sétimo ano de uma escola pública da capital não conteve a alegria e comentou sobre o sonho de ver a taça de perto. “Estou muito feliz de ver a taça. Só os jogadores de futebol chegam tão perto assim delas. Essa Copa eu nunca vou esquecer”, comentou o garoto.

Ao ser concluído, no dia 1º de junho, em São Paulo, o tour da taça terá visitado 90 países. Somente campeões mundiais e chefes de Estado podem tocar a troféu, porém, mesmo com esta restrição, a organização do evento trabalhará até as 21 horas para que a integração da população com o símbolo máximo da competição seja prazeroso.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por CUIABANAMESMO, em 03/05/2014 às 07:50
OS MESMOS QUE CRITICAM A COPA SÃO OS QUE ESTÃO VISITANDO A TAÇA, IMPRESSIONANTE NÉ!?
por R o b e r t a, em 02/05/2014 às 17:30
Pero, você vive de que...??? Não vive emoções . . .??????
por CHICO BENTO, em 02/05/2014 às 12:35
será que falano cum os dirigentes da fifa num dá pra levar a taça pra nobres, vamos fazer esse pidido sinhor prefeito de nobres, pq a festa do aniversario da cidade ontem foi pra ficar na historia, vitor e leo , amado batista, um xuxa, roberto carlos,um ta de michel jackson, ea maior banda da latino aerica STILO POP SOM QUE VENDEU MAIS DE DOIS MIÃO DE COPIAS DO URTIMO CD, PARABENS SINHOR PREFEITO TRAZ A TAÇA PRA NOI VER
por Pedro, em 02/05/2014 às 12:17
Pra ver taça de copa do mundo a população comparece em peso, país medíocre.
Sitevip Internet