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13/01/2014 - 18:33

Trânsito terá nova intervenção na avenida Prainha nesta terça-feira

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Trânsito terá nova intervenção na avenida Prainha nesta terça-feira
O avanço das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), fará a avenida avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha ficar mais apertada. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande inicia nesta terça-feira (14) atividades para um novo estreitamento da pista, no sentido Centro-Porto. Dessa forma, os motoristas que trafegam pela via deverão reduzir a velocidade e redobrar a atenção nesse trecho. A redução no número de faixas de rolamento é necessária para o avanço das obras de sobreposição do córrego da Prainha, onde será instalados os trilhos do VLT.

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O novo 'afunilamento' será de uma faixa de rolamento, permanecendo disponível para o tráfego apenas uma faixa. A ação é necessária para que possibilite a movimentação de máquinas no canteiro de obras, para a realização de escavações e vigas de coroamento das estacas, para posterior execução da laje e instalação dos trilhos.

Algumas medidas estão sendo tomadas para dar mais fluidez no trânsito. Assim, as duas paradas de ônibus localizadas entre a Praça Ipiranga e a Apae serão desativadas. As equipes do Consórcio VLT e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) estão desmontando as estruturas. As linhas de ônibus que paravam nesses pontos serão remanejadas entre as paradas da Praça Ipiranga e da Apae, já na avenida XV de Novembro, onde os usuários farão o embarque e desembarque.

O estreitamento será feito aos poucos ao longo dos próximos dias. O Consórcio VLT executará toda a sinalização (vertical e de solo), além da estrutura de bloqueio (tapumes) para maior segurança de motoristas e pedestres e dos trabalhadores da obra. A passagem de pedestre próximo à avenida Dom Bosco será mantida.

O Consórcio VLT explica que dará sequência às obras de sobreposição do córrego da Prainha. As atividades começaram em setembro e estão concentradas no trecho entre as proximidades da Praça Ipiranga e do Colégio São Gonçalo. Devido à importância histórica do canal e após um minucioso estudo por parte das equipes de Engenharia Ambiental e Civil, além da Arqueologia, o Consórcio VLT adotou um método construtivo que não vai impactar na estrutura do córrego, que tem cerca de 2 km de extensão, entre a avenida do CPA (próximo à sede do Crea) e o início da avenida XV de Novembro, no Porto.

O sistema prevê a execução de estacas nas laterais do canal e a colocação de laje sobre a estrutura original do córrego, de forma a construir um reforço supracanal, sem sequer apoiar na atual estrutura, preservando toda a composição existente atualmente. Isso possibilitará um sistema construtivo mais moderno, ágil e que diminui significativamente a quantidade de obras no local. Com informações da Secopa

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