Notícias / Copa 2014

09/06/2014 - 18:25

Turistas chilenos provocam constrangimento a professora em shopping de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução/Facebook

Professora teve braço puxado por um dos torcedores

Professora teve braço puxado por um dos torcedores

 A três dias do início da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá já registrou a sua primeira indigestão envolvendo turistas que vieram para assistir aos jogos. Uma mulher diz ter sofrido uma abordagem agressiva de um grupo de torcedores chilenos, na tarde desta segunda-feira (09), no estacionamento do Shopping Pantanal.

Veja mais:
PRF se prepara para chegada de caravana do Chile em Cuiabá; fotos
Segurança: Cuiabá terá auxilio de mais de três mil homens durante a Copa; fotos

A professora Ana Helena Paroli, de 40 anos, relatou ao Olhar Copa que por volta das 14h30 desta segunda-feira foi ao Pantanal Shopping para fazer compras, quando foi abordada por um grupo de oito torcedores chilenos: “Eles estavam falando alto e aí começaram a me chamar de gostosa, cantaram a música do Michel Teló (Ai se eu te pego)”.

“Eu estava com uma calça jeans, camiseta, nada que justificasse o comportamento que eles tiveram. Eu inclusive olhei para o lado, para ver se eles estavam mexendo com outra pessoa, porém, não tinha mais ninguém perto”, conta a professora.

Após alguns minutos um dos torcedores, que vestia a camisa da seleção do Chile teria agido de forma mais ríspida com Ana Helena: “Um deles veio até mim e me puxou pelo braço, me parou e disse ‘venha conhecer um chileno de verdade, vamos nos divertir’, como se eu fosse uma prostituta ou algo que eles pegam em um supermercado”.

“Eu disse para o cara que nós brasileiras não somos prostitutas, que somos bem tratadas pelos homens daqui. Ele saiu apenas deu risada e voltou para junto do grupo. Querem falar besteira, cantar e gritar, tudo bem, mas me puxar pelo braço, eles não tem este direito. Fiquei chocada”, reclamou Ana.

A professora conta que após um tempo, procurou os seguranças do shopping que a acompanharam até o local, porém, os torcedores já não estavam mais lá: “Infelizmente não tem muito a ser feito, naquela parte não havia nenhum câmera que ajudasse a identificar o grupo. Não culpo o shopping e sim estas pessoas que fizeram isso”.

“Eles não podem vir ao Brasil com esta imagem da gente. imagina como seria se algo assim acontecesse sempre. Não estou generalizando, nem dizendo que todo mundo que vir para Cuiabá fará este tipo de coisa, pois acredito que foi um caso isolado, mas precisamos mudar a idéia que eles têm da gente aqui”, finalizou a professora.

Vale lembrar que turistas estrangeiros que descumprirem a Lei serão levadas para a delegacia do turista que funciona em anexo à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária, na Prainha. O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, esclarece que em casos de descumprimento da lei, os turistas estrangeiros passarão por um trâmite rápido, já que ficarão por pouco tempo no país.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Notícias Relacionadas

Exibindo de "01" à "10" do total de "115"

por Carlos, em 17/06/2014 às 13:48
A sorte deles é que foi em Mato Grosso, pq se fosse na Paraíba... a peixeira ia cantar e os gringos iam voltar pro país deles com o bucho furado!
por Renata Cabrera, em 14/06/2014 às 08:35
Lamentável! Abominável! Esses homens da caverna deveriam estar presos! Achei muito tímida a chamada da matéria: "Turistas chilenos provocam "constrangimento"! O que eles fizeram foi AGRESSÃO que tem base no machismo, na covardia e na ideia de que as mulheres brasileiras topam qualquer parada! Lamentável! Deplorável! Atitudes como essa devem ser radicalmente combatidas. Esses turistas deveriam ser mandados de volta. A professora fez boletim de ocorrência? Se não fez, deveria ter feito! A impunidade só faz aumentar a violência. E não é de hoje que nós mulheres sofremos de violência pelo simples fato de sermos mulheres e pertencemos a uma sociedade que transformou diferença em desigualdade! Minha solidariedade à professora Ana Helena Paroli.
por manuel, em 11/06/2014 às 16:19
no creo nada de lo que dice esta noticia mas aun si es un shoping lleno de camaras y los guardias no hicieron nada dificil de creer
por Silvia Mellado Vega, em 11/06/2014 às 12:13
Qué verguenza! Mil disculpas por el estúpido comportamiento de estos chilenos. No todos mis compatriotas son así, lamento que el fútbol les haya llevado estos trogloditas.
por De Olho, em 11/06/2014 às 11:09
Letícia e demais q questionaram a situação... é fácil faze-lo de sua cadeira confortável. Vcs já devem ter ido ao shopping Pantanal, com um amplo estacionamento aberto e sem câmeras (por sinal, pagar R$5,00 prá isso?). Pois foi justamente no estacionamento q o fato ocorreu... o grupo de chilenos não sumiu do nada, mas estavam já saindo do shopping, muito possivelmente ao encontro de alguma van (o q é bem comum para grupos de turistas)... a segurança do shopping demorou no atendimento da denúncia e, para azar da professora, não havia nenhum segurança por perto no momento. Aos q estão achando q foi muito barulho por nada, sugiro q apresentem alguma mulher da família para passar por uma situação dessas, sendo assediada de forma veemente... e peço para q assistam calados... se o seu machismo é grande para achar assédio pouca coisa, vc deve ser macho o suficiente para encarar 8 homens sozinho e manter sua "honra" pq mexeram com alguém da sua família... no mais, professora Ana Helena, estamos contigo... vc nem fez alarde... foi procurada pela imprensa... que nem fez jus a sua reclamação principal, que era a falta de segurança em uma área sob cuidado da administração do shopping...
por bernadete pinheiro, em 10/06/2014 às 22:53
Enquanto parte dos homens brasileiros foram contra a postura da professora, os chilenos residentes no Brasil, pediram desculpas.....em nome dos chilenos.......como juan Carlos Sotomayor disse, infelizmente a ideia que fazem da mulher brasileira fora, se todas fizerem o mesmo, não deixar passar, o conceito se reverterá.....apoio a atitude da professora.
por Letícia, em 10/06/2014 às 22:25
Tá, mas o shopping é repleto de câmeras e justo no lugar que estavam não tinha câmera?? Foi chamar o segurança e os turistas não estavam mais lá, mas cadê o walk talk do segurança??? Rapidinho localizariam um grupo de estrangeiros por ali... me desculpem mas eu fico com o pé atrás com notícias oportunistas e sensacionalistas.
por leonor, em 10/06/2014 às 21:49
sou chilena, mais os homens no Chile, muitos gostam de mexer com as mulheres, peco desculpas desculpas pra a senhora, todo meu apoio desde o Chile
por Marcos Lima, em 10/06/2014 às 18:53
Esses chilenos estao vindo em caravana e já estavam anunciando que vinham "pegar" as brasileiras. E tem unn compatriotas cirnos nos comentarios que estao aprovando a atitude dos chinelos em tentar agarrar a professora. Devem estar com a galhada cheia enquanto as mukheres dao para os chilenos e outros estrangeiros. Brasiileirada corna, nem defende as mulheres do país!
por Victor Sérgio Ávila Arruda, em 10/06/2014 às 18:41
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
Sitevip Internet