Notícias / Turismo

25/05/2014 - 14:45

"Turistas foram enganados’ e encontrarão outra realidade em Cuiabá, dispara presidente do Sindetur

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

''Turistas foram enganados’ e encontrarão outra realidade em Cuiabá, dispara presidente do Sindetur
 O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, disparou várias críticas ao  governo pela falta de investimentos no setor para a Copa do Mundo de 2014. Em entrevista exclusiva ao Olhar Copa, ele revelou que os estrangeiros foram enganados.

Veja mais:
Cuiabá corre o risco de deixar quase um terço dos turistas estrangeiros ao relento durante a Copa do Pantanal
Imprensa nacional lista Chapada dos Guimarães como uma cidade a se conhecer na Copa

“Os turistas foram enganados. Passaram uma imagem no exterior totalmente diferente do que nós temos aqui. A realidade é outra. Os estrangeiros vêm para ver Chapada dos Guimarães, Pantanal, mas a realidade é outra. As pontes continuam precárias, nas rodovias só se vê o mato e não poderão contemplar a natureza”, disse Oiran.

Segundo o dirigente do Sindetur, Cuiabá é uma das sedes que mais receberão estrangeiros na competição, mas pecou na questão de planejamento: “Somos a segunda cidade que vai receber mais estrangeiros durante a Copa do Mundo e pouco temos para oferecer”.

O sindicalista ainda pede para que os produtos regionais (Siriri e Cururu; Artesanato; entre outros) sejam ofertados para estas pessoas: “É o que nós temos para trabalhar, portanto precisamos espalhar isto por toda a cidade. Temos que recepcioná-los da melhor forma possível. Os benefícios disso ficam para Cuiabá”.

Oiran admite entender a revolta da população com os atrasos que acometem a maioria das obras da Copa do Mundo de 2014: “Se os nossos governantes tivessem dado conta que não ficaria pronto, tudo bem. Mas o problema é que mentiram e isso revoltou a população, é algo duro de aceitar. O secretário-geral da Fifa esteve na cidade e o governador estava detido, a nossa imagem acaba manchada”.

O presidente do Sindetur ainda criticou a frase dita pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, que disse em entrevista a Folha de S. Paulo que “turistas querem festa e não viaduto”: “É inadmissível dizer uma barbaridade dessas”.

“O maior dos legados seria os turistas saírem de Cuiabá satisfeitos, recomendando a cidade para outras pessoas. Poderiam estar hoje elogiando nosso aeroporto, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), entre várias outras coisas. O que podia ser feito pela iniciativa privada, nós fizemos. Conseguimos aumentar o número de leitos expressivamente, claro que não vamos conseguir atender toda a demanda, mas isso acontece em vários lugares. Na Alemanha eu vi pessoas dormindo em carros”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "19"

por Marcio, em 30/05/2014 às 18:28
Oiran, você tem toda razão, mas por que não ´botou a boca no trombone´ há 2 anos......d qualquer forma, ainda falta 2 semanas para a primeira partida, alguma coisa ainda pode ser feita, cobre publicamente os governantes.
por moacir, em 26/05/2014 às 10:50
QUE VERGONHA, ATE QUE TEM ALGUMA COISINHA DE BONITO NA NATUREZA, MAS DIZER QUE CUIABÁ É UMA CIDADE BONITA, ISTO SÓ PODE VIR DE ALGUEM QUE NÃO CONHECE NADA ALEM DE CUIABA E SANTO ANTONIO E OUTRAS CIDADES PORCARIA COMO CHAPADA QUE DE BONITO SÓ TEM UNS MOROS COISA QUE TURISTA VE TODA HORA. ALEM DO MAIS UMA PORCARIA DE ADMINISTRAÇÃO CORUPTA E LADRA QUE ROUBA TUDO O QUE O ESTADO ARECADA E NÃO FAZ NADA PARA O SOCIAL. VERGONHA DE CUIABA E TAMBEM DE SEUS ADMINISTRADORES E DO POVO IMUNDO QUE VOTA NELES.
por Paulo Sa, em 26/05/2014 às 10:46
De quem é a culpa? Dos gestores? A culpa não é deles! A culpa é nossa por só votar em gente que não tem competência e vergonha na cara! Pros nossos gestores política se faz com mentiras! Está ai o resultado, vai melhorar? Não, não vai porque a massa "ignorante" continua votando errado votando por interesses próprios e até obscuros! Isso vai de uma dentadura, telhas, tijolos, cargos e "propinodutos"!
por Karluf Rondon Borralho, em 26/05/2014 às 10:28
Se há alguém realmente culpado por todo o transtorno que vivemos, somos TODOS NOS ELEITORES, que votaram em todos esses que nos representam!! Realmente fazem juz as máximas " O POVO TEM O POLITICO QUE MERECE" e " OS POLÍTICOS SÃO O REPRESENTANTE DO POVO", com isso, resta afirmar, EITA POVO/NAÇÃO DESGRAÇADA!!
por lucas, em 26/05/2014 às 09:36
nada contra a cidade, mas vende-la ao mundo como se fosse coisa de primeiro mundo e tal, ai não dá. criticam MS mas o governo faz algo mais pelo estado, o cuiabano acha que uma mesa de bar na beira do rio é atração pra turista, pode ser por 15 minutos. O turista quer andar ir pro um lado e pro outro,Quando eleita pra sede Cuiabá estufou o peito e falou " sediar Copa café pequeno", ai esta o resultado quase nada pronto e noticia ruim que não acaba mais ( UOL agora até a Veja )O governo não levou a sério esta Copa e nunca vai levar a serio Cuabá pos Copa tambem( obras todas bichadas, inacabadas descaso total com o cidadão. O PS a Ceasa etc era pra melhorar sem Copa. Agora noque tange o turismo quase todo mundo fala MT é o rei do agrobussiness, carne etc. tudo bem, mas vão mostrar uma colhetadeira ou um frigorifico pros turistas?
por ZÉ MANÉ, em 26/05/2014 às 09:36
Infelizmente, por incompetência dos gestores públicos e privados, Cuiabá está perdendo a maior chance ,desde sua fundação , de alavancar o setor de turismo , de gerar empregos, de ser uma cidade moderna. Lamentável. Chapada sem estrutura, Nobres, idem , poucos hotéis e pousadas, preços exorbitantes...CAOS !!!
por Claudio / Campo Verde, em 26/05/2014 às 09:10
Fui a Cuiabá à 15 dias.Nada funciona,de Campo Verde à Chapada nada foi feito pra melhorar,em Chapada conseguiram fechar o mirante,era só o que tinha de bonito.Chegando em Cuiabá,o caos,burracos,tapumes,obras,entulhos,o trânsito o caos.A Arena linda,o resto um fiásco,não tem estacionamento,tem que deixar na rua,flanelinha comendo grana,tem que caminhar 4 quadras pra chegar na arena.Comida rui,cara, hotel uma exploração,pensam que Cuiabá é Paris. Recomendo,não vão ver jogos,pura decepção....
por Rolf Hans, em 26/05/2014 às 08:04
REAlmente....CHEGA AS RAIAS DO ABSURDO...O QUE FIZERAM COM O TURISMO DE MT.......É O FIM DOS TEMPOS..........REALMENTE ESTÃO ENGANANDO OS TURISTAS, PRA NÃO DIZER ROUBANDO.........O QUE TEM PRA VER EM TERMOS DE TURISMO //?????????/ N
por luiz fernando, em 25/05/2014 às 23:00
O que dizer, o desgovernador silval entregou a secretaria de turismo a tal da TETE BEZERRA que, ao invés de trabalhar, passou mais de dois anos viajando pelo mundo as nossas custas, arrumar a salgadeira, fazer gestão para melhorar as estradas que ligam pontos turisticos próximos a Cuiabá nada. A população terá a oportunidade e o dever de varrer esse povo da vida publica em outubro, tete, Carlos bezerra, silval, toda essa turma, só depende de nós!
por ana, em 25/05/2014 às 20:44
É.. poderiam ter cobrado antes... Nunca vi trabalho na parte de cultura ou turismo na região de Cuiabá! Até as festas tradicionais que tínhamos foram extintas! Vergonhaaaa Até do povo que puxa saco desse Mauro Mendes e desse Silval!
Sitevip Internet