Notícias / Copa 2014

06/05/2014 - 17:27

Valcke afirma ter vivido ‘um inferno’ no Brasil e cita Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Valcke afirma ter vivido ‘um inferno’ no Brasil e cita Cuiabá
 O Secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, desabafou nesta terça-feira (06), em um evento em Lausanne, na Suiça, sobre o planejamento da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Ele disse ter ‘vivido um inferno’ na relação com o governo brasileiro e citou os atrasos em Cuiabá.

Veja mais:
Ainda há 30% por fazer nas obras da Copa; TCE isenta chuvas e culpa planejamento (confira situação)
MPF solicita que governos mandem informações sobre as Obras da Copa

Valcke deixou claro que algumas cidades não estarão com todas as obras concluídas até o início do Mundial de 2014, que começa no dia 12 de junho. Ele disse que faltam ‘muitas detalhes’ e não acredita que tudo estará finalizado.

"Em uma cidade como Cuiabá, há estruturas na cidade que não são diretamente relacionadas com a Copa. Portanto, haverá certamente obras nos entornos. Mas nos estádios, teremos o que precisamos", disse o secretário em entrevista coletiva.

Ele ainda criticou o fato de o Brasil ter 12 cidades-sede e não dez, como acontecia regularmente: "No dia 21 de maio, vamos receber os estádios para instalar a tribuna de imprensa e organizar as câmeras. Custaria mais barato se tivéssemos dez estádios. Mas temos doze". Valcke disse também que “Reduzimos pretensões e necessidades e teremos o necessário para os jornalistas, torcedores e times".

Um dos problemas citados pelo secretário é o fato de as obras terem começado tarde: "O trabalho não foi cumprido de uma parte ou de outra, não sei. Tivemos complicações relativas à estrutura do País, em relação a investimentos que talvez começaram tarde, uma incompreensão em relação à dimensão do evento", disse.

A mudança no comando do país também foi um fator determinante: "Vivemos um inferno, sobretudo porque no Brasil há três níveis políticos, houve mudanças, uma eleição (de Dilma Rousseff), mudanças, e não discutíamos mais necessariamente com as mesmas pessoas", declarou o secretário.

Depois da coletiva de imprensa, o secretário-geral foi questionado por jornalistas brasileiros sobre as suas declarações feitas minutos antes e – como já é de praxe – mudou o discurso: "Não foram três anos de inferno. Foram três anos complicados, mas tanto para o Brasil quanto para nós". Com informações do Estado de S. Paulo.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "21"

por Carlos Nunes, em 08/05/2014 às 11:02
Para a FIFA, uma instituição privada capitalista, acostumada a passar a conversa mole prá boi dormir, e conseguir: 1) mudar as leis do país em seu benefício e de seus patrocinadores, 2) sem meter a mão no próprio bolso para nada, fazer a turma toda trabalhar com DINHEIRO PÚBLICO para montar todo o circo (as Arenas), 3) e ainda sair com um LUCRO BILIONÁRIO - deve ser uma dificuldade tremenda. Alguém pode acordar de repente da conversa mole hipnótica e dizer: Pera aí! Nós damos tudo isso (leis, dinheiro público, lucro) e vocês o que dão? Bem, em terra de cegos...serão poucos aqueles que vão acordar do hipnotismo. Resta dar só um recado prá FIFA: Na próxima Copa, escolham um país aonde o dinheiro do povo esteja sobrando a beça, pois fazê-la aonde o dinheiro está faltando é...uma TREMENDA SACANAGEM. Aqui sempre está faltando a beça prá Saúde, prá Educação, prá Segurança, etc. Numa das últimas reportagens da Band, na África do Sul, em frente ao SoccerCity, uma vovó sul-africana reclamava: pois é, gastaram muito dinheiro prá fazer isso aqui (o SoccerCity), entretanto bem ali (e apontou aonde morava...o que se via era uma tremenda favela)...falta de tudo, concluiu a vovozinha. Aonde a FIFA passou, o pobre se ferrou.
por Luiz Augusto Victorino Alves Corrêa, em 07/05/2014 às 13:54
Ele diz ter vivido um inferno e só ficou algumas horas em Cuiabá. Imagine se esse indivíduo morasse e tivesse que aguentar a incompetência e desorganização dos governos!!!
por mad, em 07/05/2014 às 12:08
Vai ser bom pro MUNDO ver o lixo que é esse PAÍS se comparado com a arrecadação. Um país que esta entre as 10 maiores economias do planeta e com um IDH entre os piores do ranking. E o BRASILEIRO preocupado em maquiar os problemas para que não atrapalhe a Copa do Mundo da FIFA. Acorda brasileiros, tem muita gente ficando bilionários com essa maquiada fuleba que estão dando no país.
por LUIZ, em 07/05/2014 às 11:07
E sobre a "Copa"? Veja o que alguém escreveu: Pra mim, a Copa será a 1ª grande desgraça do Brasil no século 21. Vamos levar uns 20 anos pra recuperar do prejuízo causado nos dois últimos anos, com essas obras mirabolantes. A farra dos governantes, dirigentes e empreiteiros. Uma lástima.Se gastam bilhões para um eventozinho da FIFA, que ganhou antipatia geral, e dura um mês, imagine quanto deveriam gastar em infra estrutura, educação, saúde e segurança para o povo que vai passar a vida toda aqui?Um abraço
por Marco, em 07/05/2014 às 10:27
Pouco importa o pensa e fala esse executivo far niente pois, a par da já esperada roubalheira, a copa no Brasil vai ser um espetáculo, com certeza.
por capiau, em 07/05/2014 às 10:14
Já falei, a Fifa vai sair Fofa e ainda reclamando!kk
por Janderson, em 07/05/2014 às 10:05
Não vejo que será o maior fiasco. Mas acho que tem coisas mais importantes para nos preocuparmos. Por que não investir na faculdade gratuita para todos os jovens. Se tem dinheiro para investir em Copa do Mundo tem dinheiro para financiar passe gratuito para todos e dar possibilidade das pessoas se formarem e obterem o objetivo na vida. Jogo de Copa é só um mês quem sabe investir na educação fica para toda vida.
por URBANO, em 07/05/2014 às 09:45
VERDADE todo mundo com canudos em mãos, mas ñ sabem nem quanto é 2+2...Um exemplo grave que temos em nosso país, só porque o indivíduo apóia tal candidato, ele ja tem uma vaga garantida em secretaria do estado...JA viivemos e presenciamos um tal secretário de fazenda que é um médico e não entende patavina nehuma de legislação, mas estava la mandando e desmandando e colocando o estado em situação de penúria...SÓ LAMENTAMOSS..
por Hélio Silva, em 07/05/2014 às 08:55
Se passarmos vergonha, a culpa sera de todos, não adianta apontar o dedo só para uma direção, é em todas as direções, pois afinal o Brasil em todas as camadas sociais tem péssima educação Má formação, e em todos os sentidos A escolar nem se fala, é das piores, e é por isso que temos péssimos secretários, coordenadores, gestores Cheio de canudos sem exercer a profissão. Tem Arquiteto ai, que não sabe somar, não sabe quanto é dois mais dois, mas pode assinar. Esse é nosso atual governo, sem conseguir passar em exame é contratado pela esfera politica para ser um secretário, para ser coordenador Infelizmente tornou-se um vicio dentro do estado, contratar para um cargo de alta responsabilidade técnica sem passar por exame, colocando apenas por confiança. Aliás , é tanta a confiança que tem gente contratada que esta quase aposentando, só que a cada eleição pula de partido, e vive naquela brincadeira : quem foi que te bateu ? Corcoveia Candidato.
por Lex, em 07/05/2014 às 08:42
Os Governantes deram um tiro no pé trazendo essa Copa para o Brasil, principalmente para Cuiabá. Vai ser o maior fiasco da história.
Sitevip Internet