Notícias / Geral

25/01/2014 - 10:30

Valcke visita a Arena Pantanal e Bebeto critica o gramado; confira outros fatos que marcaram a semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Visita da comitiva da Fifa com Jérôme Valcke à Arena Pantanal foi o principal fato da semana

Visita da comitiva da Fifa com Jérôme Valcke à Arena Pantanal foi o principal fato da semana

Cuiabá teve mais uma semana agitada em sua preparação para sediar jogos da Copa do Mundo deste ano. A visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, acompanhado de integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e do presidente da CBF, José Maria Marin, na segunda-feira (20) foi o principal fato da semana. Na ocasião, o ex-jogador Bebeto, integrante do COL, criticou o gramado da Arena. Outro fato relevante foi a interdição por parte da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), da trincheira Ciríaco Cândia, por ser uma obra de qualidade contestável. Após reparos, a trincheirinha foi liberada na segunda-feira. A semana também foi marcada pela visita do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco ao aeroporto de Cuiabá. Insatisfeito com o que viu – obras atrasadas e goteiras –, Franco deu um ultimato. Ele prometeu retornar no dia 22 de fevereiro para nova inspeção e quer ver a conclusão dos setores de embarque e desembarque. Confira os fatos que marcaram a semana em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (20 DE JANEIRO DE 2014)

Começam obras de drenagem para tirar lagoa do caminho do viaduto Dom Orlando


Principal obstáculo para o avanço das obras do viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, um lago que se formou com água das chuvas que caíram nas últimas semanas, enfim será removido para a construção da cabeceira do elevado. O trabalho de drenagem para sanar o problema, teve início no final de semana pela construtora Sanches Tripoloni, responsável pela obra. Após o aterro do lago, terá início o encabeçamento da pista superior. Como uma das obras do plano de mobilidade urbana da Copa do Mundo que beneficiará Várzea Grande, o viaduto Dom Orlando Chaves praticamente 'empacou' com mais de 60% da obra concluída, em virtude do alagado que se formou em um trecho no bairro da Manga.

Secopa contesta qualidade de obra e interdita a trincheira Ciríaco Cândia

Com qualidade contestada pela própria Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) e centro de outra polêmica por conta de inúmeras infiltrações em seu muro de contenção, a trincheira Ciríaco Cândida (na avenida Miguel Sutil, no trecho de acesso à avenida Mário Andreazza) foi interditada no último final de semana pelo Governo do Estado. A construtora responsável pela obra (Métrica Construções), foi determinada a sanar o problema nas próximas horas. A previsão é de que até amanhã a trincheirinha volte a ser liberada. O acesso à trincheira foi bloqueado na manhã do último sábado, mas somente nesta segunda-feira (20), a construtora reabriu os serviços no local. Há suspeita de rompimento de algum cano de abastecimento de água.

Na inspeção da Fifa à Arena Pantanal, Bebeto alerta sobre o gramado

Na tarde desta segunda-feira (20) o secretário-Geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou a Arena Pantanal, em Cuiabá. O objetivo foi verificar como andam os últimos preparativos no estádio cuiabano que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. A expectativa do governo do Estado é que tudo esteja pronto até a segunda quinzena de fevereiro, quando o local deve ser inaugurado com sua capacidade reduzida. Valcke evitou declarações polêmicas, mas o ex-jogador Bebeto, integrante do Comitê Organizador Local da Copa (COL), foi taxativo ao afirmar que a situação do gramado preocupa. "Vou torcer, mas não acredito que o gramado esteja pronto para jogo teste no dia 20 de fevereiro", avisou.

TERÇA-FEIRA (21 DE JANEIRO DE 2014)

Com 'prioridade número 1', Governo garante Arena Pantanal pronta para Copa em 50 dias


Na visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, à Arena Pantanal na tarde desta segunda-feira (20), quem roubou a cena na entrevista coletiva foi o ex-jogador Bebeto, integrante do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, que não ficou satisfeito com o que viu no gramado do estádio de Cuiabá para o Mundial. Com a experiência de um jogador veterano, Bebeto alertou que o campo não estará pronto para jogo-teste no dia 20 como pretende o Governo do Estado. “Torço para que dê tempo da grama crescer rápido, mas não creio que o gramado estará pronto”, disse o ex-jogador. Ainda na coletiva, o governador Silval Barbosa tratou de garantir que ‘não há qualquer risco’. Silval assegurou que dentro de 50 dias, a Arena Pantanal estará com todos os testes concluídos e pronta para os jogos da Copa do Mundo.

Mauro Mendes garante que turistas serão bem recebidos em Cuiabá

Durante a terceira visita técnica dos integrantes do Comitê Organizador Local (COL), do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, acompanhados pelo governador Silval Barbosa, ao canteiro de obras da Arena Pantanal, o prefeito Mauro Mendes deu garantias de que o poder municipal estará preparado para dar retaguarda ao Estado e receber o turista. “Estamos nos preparando para dar retaguarda na recepção aos turistas e delegações das seleções que virão jogar aqui. Além dos preparativos para as obras, estamos empenhados em fazer uma grande festa e receber muito bem todos que virão”, garantiu Mauro Mendes, segundo sua assessoria de imprensa.

Escolha de Cuiabá como sede da Copa foi acertada, afirma Marin

Integrando o Comitê da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa), o presidente da CBF, José Maria Marin, em sua primeira visita a Cuiabá para conhecer a Arena Pantanal, se afirmou impressionado com o que viu na cidade: “Estou muito surpreso. Cuiabá virou um canteiro de obras e soube aproveitar muito bem o fato de ser uma sede da Copa do Mundo. Dessa forma, vejo como muito acertada a escolha da cidade para receber jogos do Mundial”. “Pelo fato de que a cidade está recebendo inúmeras melhorias e crescendo devido à Copa, estou muito feliz por isso. O governador do Estado e o prefeito de Cuiabá são merecedores de meu respeito e admiração”, observou o dirigente da CBF que durante a entrevista coletiva ouviu a solicitação de Silval Barbosa para viabilizar a realização de jogos envolvendo grandes clubes na Arena Pantanal. Marin prometeu estudar a melhor forma de trazer jogos para Cuiabá.

Cuiabanos que desejarem assistir jogos em outras cidades precisam preparar o bolso

Com a definição da malha aérea temporária para a Copa do Mundo de 2014, é hora dos torcedores que desejam assistir a outras partidas do torneio fora de Cuiabá, começar a se preparar principalmente na compra de passagens. Apenas uma empresa aérea oferece voos de baixo custo, porém, passageiro precisa ter flexibilidade para viajar. Para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 - Brasil x Croácia -, no dia 12 de junho, em São Paulo, a viagem mais barata de ida e volta partindo de Cuiabá fica R$ 401 (TAM). Porém, quem for assistir à partida de abertura precisará ter uma boa flexibilidade de data, já que para pagar este valor deverá sair ás 03h19 do dia 12 de junho (quinta-feira) e retornar no dia 13 ás 22h27 (sexta-feira).

QUARTA-FEIRA (22 DE JANEIRO DE 2014)

Gramado da Arena entra no foco e gerente garante controle contra praga

O alerta do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), na vistoria da última segunda-feira, sobre a situação do gramado da Arena Pantanal fez com que a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) e a construtora Mendes Júnior voltassem as atenções para o tapete do novo estádio. De acordo com a assessoria da Secopa, o gramado está recebendo total atenção da empresa responsável pelo plantio e há, inclusive, monitoramento para prevenção de uma eventual praga na grama. A Secopa informou que após 46 dias do plantio das mudas, o gramado da Arena Pantanal está em sua reta final de desenvolvimento. Com o crescimento das raízes, que ocorreu nos primeiros 20 dias de irrigação, o “tapete” em formação passou para o período de grow in, no qual deve permanecer até a inauguração, e que compreende quatro etapas: irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário.

Prefeitura abre 223 novas vagas para qualificação de profissionais no Pronatec Copa

Foram abertas pela Prefeitura de Cuiabá, mais 223 vagas para quem deseja se qualificar nos cursos voltados para atendimento no segmento turístico, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa). As inscrições poderão ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Turismo, a partir da próxima segunda-feira (27). O prazo se encerra no dia 04 de fevereiro. O Pronatec Copa irá ofertar para os inscritos os cursos de: Inglês Aplicado a Serviços Turísticos; Cerimonialista e Mestre de Cerimoniais; Agente de Informações Turísticas; Camareira em Meios de Hospedagem e Garçom. Para realizar a inscrição, além de o candidato ter os pré-requisitos específicos de cada vaga, deve ainda levar cópia e original da carteira de identidade ou de motorista; CPF; declaração de escolaridade e comprovante de residência.

Embaixador da Austrália afirma que 20 mil turistas devem vir à Cuiabá

Uma reunião entre o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), o embaixador Brett Hackett e a consulesa Marion Walshe, ambos da Austrália, foi realizada nesta quarta-feira (22), para tratar dos preparativos para recepção dos turistas durante a Copa do Mundo. A estimativa é que venham até 20 mil australianos para a cidade. “Estamos organizando todo o apoio às Embaixadas, com um gabinete executivo que atenderá a todas e facilitará o atendimento aos turistas”, afirmou o prefeito Mauro Mendes. Ele ainda acrescentou que esta é uma boa oportunidade para realizar bons negócios. O embaixador Hackett, afirmou que espera entre 10 e 20 mil turistas australianos visitando a cidade durante o mundial: “Depois da partida, os turistas devem visitar o Pantanal, local de grande curiosidade para nós, por sua beleza”, revelou ele.

QUINTA-FEIRA (23 DE JANEIRO DE 2014)

'Arena Cultural' será montada durante os jogos em Cuiabá; aplicativo ajudará turistas

A Prefeitura de Cuiabá deverá montar uma ‘Arena Cultural’ durante a Copa do Mundo de 2014. Local deverá ser usado pela população e turistas acompanharem os jogos do Mundial. A prefeitura estuda ainda a criação de um aplicativo para auxiliar os torcedores. A Arena Cultural receberá vários shows e apresentações com artistas regionais, além da transmissão dos jogos da Copa. “A programação cultural também será estendida para as praças dos bairros, museus e pontos turísticos da Capital”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado. Os turistas e as pessoas que residem em Cuiabá, poderão saber a programação do evento através de um aplicativo que será disponibilizado pela prefeitura para os celulares smartphone. Nele ainda haverá uma lista com bares, restaurante e outras opções de lazer.

Ministro dá ultimato para obras do aeroporto de Cuiabá e quer melhorias até o dia 22 de fevereiro

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, não gostou nada do que viu durante a vistoria realizada nesta quinta-feira (23) nas obras do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande. O terminal passa por uma reforma visando a melhoria na infraestrutura para melhor atender os turistas que virão à Cuiabá durante a Copa do Mundo de 2014. O responsável pelo consórcio afirmou que até abril tudo estará pronto. No entanto, não convenceu o ministro que abriu a 'caixa de ferramentas' e terminou a inspeção decepcionado. Moreira Franco, deu um ultimato para os responsáveis pela obra do aeroporto: "Cuiabá não está cumprindo o cronograma, voltarei no dia 22 de fevereiro e espero ver um cenário diferente do atual", criticou ele, exigindo a obra do setor de embarque e desembarque pronta em seu retorno. O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, que acompanhou a visita, disse que "tanto as empresas, quanto a Secopa estão empenhadas em terminar a obra o quanto antes".

Professor de geografia tira Falcao Garcia da Copa; atleta jogaria em Cuiabá com a Colômbia

Cuiabá teve o seu primeiro grande desfalque na Copa do Mundo de 2014. O astro colombiano Falcao Garcia sofreu uma grave lesão - rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo durante a partida do Monaco pela Copa da França – e não disputará o torneio realizado no Brasil. Colômbia joga em na capital mato-grossense no dia 24 de junho contra o Japão. Falcão sofreu um carrinho por trás do zagueiro Soner Ertek, da equipe amadora Monts Or Azergues Chasselay, no fim do primeiro tempo e saiu de maca do gramado. O juiz não deu o pênalti e mandou o lance seguir. O médico português José Carlos Noronha – que examinou o jogador – revelou a Agência EFE que o tempo de recuperação neste tipo de lesão é de seis meses, o que inviabiliza a participação de Falcao Garcia no Mundial de 2014.

SEXTA-FEIRA (24 DE JANEIRO DE 2014)

Aeroportos de Cuiabá e Manaus já estão com a luz vermelha acesa

Depois das arenas, os aeroportos entraram na mira do Governo Federal. No início da semana, a situação grave do Aeroporto de Fortaleza e a solução de emergência para tentar contorná-la a tempo da Copa do Mundo, causou forte apreensão ao Governo Federal e ao COL (Comitê Organizador Local da Copa). Ontem, quinta-feira (23), o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, viu as obras e os problemas em Cuiabá e Manaus. Estas duas capitais também estão com a luz vermelha acesa. Na capital amazonense, o ministro admitiu que é preciso melhorar as operações de embarque e desembarque e ficou surpreso ao tomar conhecimento de que os serviços em altura estão suspensos por ordem da Justiça do Trabalho. Na semana passada, fiscais encontraram irregularidades nos equipamentos de proteção individual. Segundo o Ministério Público do Trabalho, já houve seis acidentes por falta de segurança.

Mauro Mendes afirma que VLT não terá sequer um metro de trilho pronto para rodar durante a Copa

A declaração do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes ao programa Conexão Poder da TV da Rondon (SBT), que irá ao ar neste domingo, de que ‘o VLT não vai rodar sequer um metro até a Copa do Mundo’, pode provocar polêmica e gerar um mal estar com o Executivo Estadual nas próximas horas. Mauro Mendes afirmou ser engenheiro de formação e não entende como VLT, que vem sendo implantado há dois anos, terá um trecho pronto faltando menos de cinco meses para a abertura da Copa. “Torço para que fique pronto a tempo, mas acho muito difícil fazer uma obra desse tamanho em poucos meses“. No entanto, o prefeito concorda que "mesmo não rodando no período do Mundial, o novo sistema de transporte da capital vai funcionar e será um importante legado para a capital mato-grossense". Ele ainda destaca que quer as obras do VLT em consonância com o município no sentido de minimizar os transtornos.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por WELLINGTON, em 26/01/2014 às 08:25
JOSUE NUNES COM CERTEZA DEVA SOFRER DE FALTA DA VISÃO ...BASTA OLHAR AS FOTOS E VER QUE O GRAMADO ESTA UMA M...
por WELLINGTON, em 26/01/2014 às 08:24
UMA SECRETARIA QUE É EXTREMAMENTE TÉCNICA , LIDA SOMENTE COM ASSUNTOS TÉCNICOS , NAO PASSA DE UMA CABIDE DE EMPREGOS..ALGUEM ME FALE O QUE ESSE ALISSON TEM DE TÉCNICO? O QUE JOTA BARRETO TEM DE TÉCNICO? UMA VERGONHA
por josue nunes, em 25/01/2014 às 16:11
O BEBETO e tecnico em agronomia ou coisa do ramo?
por joaoderondonopolis, em 25/01/2014 às 11:00
Valcke está preocupado não, sei porque, onde se vê falhas de grama no campo, será completado com brita nº 2.
Sitevip Internet