Notícias / Mobilidade Urbana

02/09/2014 - 12:39

TCE aponta que viaduto da Sefaz cairia e obra será escorada

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

TCE aponta que viaduto da Sefaz cairia e obra será escorada
 Se não fosse fechado, o viaduto da Sefaz – Jamil Boutros Nadaf – iria cair. A afirmação foi feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) que resolveu intensificar a fiscalização das obras de mobilidade urbana na capital mato-grossense. Em relatório entregue pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) foram identificadas diversas patologias graves. O elevado será escorado por precaução.

Veja mais:
Obras da trincheira do Santa Rosa são paralisadas por conta de risco à população
Com novo aditivo, trincheira Jurumirim/Trabalhadores deve ser finalizada em setembro; fotos

Os estudos apresentados pela Secopa ao TCE apontaram diversas falhas graves na estrutura do viaduto. Na estrutura tipo caixão do elevado “verificou-se que a armadura longitudinal não atende ás solicitações mais críticas de torção. A armadura existente correspondente a 195 centímetros cúbicos de ferragem, quando a necessária seria de 330 centímetros. Também não se observou normas da ABNT”, revelou uma análise preliminar do tribunal sobre as informações repassadas.

Há ainda falhas nos blocos de fundações do viaduto. As armaduras superiores de flexão estão aquém das mínimas previstas nas normas da ABNT. O conserto exigirá acréscimo de concreto e aço em blocos de fundações e reparos (reforço) na armadura longitudinal, com uso de fibra de carbono e cordoalhas protendidas. Estima-se que sejam necessários pelo menos quatro meses para que tudo esteja pronto.

O tribunal ainda mandou que fosse colocada uma escora para evitar que o elevado venha abaixo. Ainda segundo o TCE, se a estrutura não fosse interditada certamente poderia cair. “Nós temos agido com prudência e cautela e temos contribuído para que as obras sejam concluídas. Mas faltou pulso firme para o Governo do Estado cobrar das empresas responsáveis”, pontuou ao Olhar Copa o conselheiro do TCE, Antônio Joaquim.

Ficou determinado que a Secopa contrate uma empresa em até 15 dias para verificar o estado e a qualidade das obras. Após isto feito, a pasta terá 30 dias para apresentar os resultados desta análise. “De fato não houve o recebimento formal das obras pelo Estado. O próprio secretário Maurício admitiu que o Estado não está pronto”, assertivou o conselheiro.

“Foi necessária uma reação enérgica para recuperar a confiança da população. As pessoas estão assustadas e tem dúvidas sobre a qualidade destas obras. A falta de transparência, de informações traz isso e gera pânico na cidade. Se eles têm estes estudos, deviam ter assumido no início os erros e a insegurança dos moradores seria menor”, afirmou o conselheiro.

Exibindo de "01" à "10" do total de "51"

por CELSO ANTONIO FELTRIN, em 11/09/2014 às 21:21
No início das obras para a Copa do Mundo em Cuiabá, era tanto político, secretário disso, daquilo, falando bonito nos meios de comunicação. Dava a impressão que realmente Cuiabá iria crescer 50 anos em cinco, como repetiram várias vezes. Conforme essa mentira foi ficando cada vez mais difícil de ser escondida, aos poucos os malas foram desaparecendo, até ficar somente o Governador e o Maurício Guimarães dando explicações. Hoje, mais de dois meses depois da Copa do Mundo, com a grande maioria das obras inacabadas e sabe-se lá quando vão acabar se é que vão acabar, nem o Governador aparece mais para dar explicações. Alguns dos que fizeram campanha em favor do vergonhoso VLT de Cuiabá, pularam fora do barquinho furado bem antes dele afundar e já estão em outro barco fazendo campanha, iludindo mais uma multidão de inocentes. Uma pergunta: cadê o nosso governador?
por Altair, em 05/09/2014 às 19:40
30 anos depois do governo militar a corrupção é tanta que mais nada é surpresa vindo da formação profissional,para começar quem fiscaliza assumi posto por indicação e não qualificação e sem ter conhecimento muito menos tem argumento para fazer distinção. A 30 anos o Brasil democrático vem formando políticos quadrilheiros que contratam médicos vindos de Cuba, engenheiros formados no engenho de cana.Em Cana é lugar ideal para a maioria dos políticos brasileiros passar curtindo a aposentadoria durante os próximos 30 anos.
por Marcelino, em 03/09/2014 às 16:43
Feliz foi Adão que não teve sogra, nem caminhão e muito menos políticos corruptos para votar. Essa mesmice vai continuar com anova tropa de políticos que irão se eleger.
por SALOMÉ MARQUS, em 03/09/2014 às 13:24
SÓ DEUS PRA TER MISERICÓRDIA DOS HABITANTES DESTA CIDADE....E QUANDO APRENDEREM A VOTAR,VCS TERÃO UM GOVERNO DÍGNO,QUE NÃO BRINQUE DE GOVERNAR!!
por Mario Duarte, em 03/09/2014 às 09:45
O maior erro de nosso povo é achar que o próximo governante solucionará os problemas do executivo mas na verdade já vêm comprometido com os empresários que financiam suas campanhas eleitorias, triste fim de um povo que acha que após a tempestade vêm a calmaria inganam-se!!! Como gostaria de estar errado...
por Fabricio, em 03/09/2014 às 07:28
Êta governinho corrupto e safado. Pudera herança e sucessão de Blairo Maggi. PMDB no governo é isso aí.
por Robert, em 03/09/2014 às 00:03
Esse governador com sua equipe tem que ser preso.
por Darwin Vaz de Lima, em 02/09/2014 às 21:42
Como foi distribuído esses viadutos politicamente? Quem era responsável ate um certo tempo antes da copa e depois largou no desespero para outras empresas terminarem? Quem era SECOPA E GOVERNO DE ESTADO NO PERIODO? Que faça valer a lei e a cadeia para esses e não acontecerá novamente. Logo não vote neles e espere cadeia. O culpado é quem vota nos mesmos sempre.
por Estenio Alvares, em 02/09/2014 às 20:36
O que dá raiva de ficar roxo é porque o TCE, MPE, PRE, TSE, TJE, e os diabos não fiscalizou essa tranqueira durante a construção??? Caramba. Essa porcaria desse viaduto está a menos de 500 metros do TCE e a menos de 100 metros do MPE. Vcs acham que as empresas vão consertar, vão refazer. Vão coisa nenhuma. Vão enrolar e entregar a obra em meia boca. Por isso o TAQUES vem em boa hora. Vai denunciar esses malas todos. Depois o próximo denuncia os malas que o Taques vai criar durante o mandato.
por Giovanna, em 02/09/2014 às 20:08
E ninguém questiona os engenheiros e arquitetos da Secoa que acompanharam as obras?? Bando de profissionaizinhos de 5a!
Sitevip Internet