Notícias / Mobilidade Urbana

10/02/2014 - 08:10

Viaduto da Sefaz será inaugurado hoje, mas liberação só ocorre nesta terça; imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Viaduto da Sefaz será inaugurado na manhã desta segunda-feira

Viaduto da Sefaz será inaugurado na manhã desta segunda-feira

Finalmente hoje, segunda-feira (10), após vários adiamentos, o viaduto da Sefaz, localizado na avenida do CPA, nas proximidades do Pantanal Shopping e Grande Templo da Assembleia de Deus, será inaugurado pelo Governo do Estado. A cerimônia, com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, entre outras autoridades, está marcada para as 9 horas. Embora seja entregue oficialmente hoje, o elevado só poderá ser utilizado a partir da manhã desta terça-feira (11), quando enfim estará liberado.

Leia mais:
Um ano após início das obras, viaduto da Sefaz será inaugurado na segunda-feira
Viaduto da Sefaz deve mesmo ser a primeira grande obra entregue em 2014

A entrega do viaduto da Sefaz retoma o calendário de inaugurações do Governo após uma pausa preocupante. Das 56 obras da Copa do Mundo, apenas 9 foram entregues até agora, fato que fez crescer a ansiedade da população que sofre com os transtornos no trânsito e vê a aproximação da Copa do Mundo – faltam quatro meses – com muito ainda a ser feito na cidade.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, observou que durante esta segunda-feira “iremos alertar a população das mudanças e alterações nas vias da região do Centro Político Administrativo, uma das regiões mais movimentadas da capital”.

Obra do pacote do VLT, o viaduto da Sefaz tem 278 metros de extensão, em curva. Começou a ser construído em janeiro de 2013, iniciando as atividades com a remoção das interferências (cabos de fibra ótica, rede elétrica e de água). Chegou a ter 200 trabalhadores, atuando em turnos diurno e noturno, inclusive nos fins de semana para dar celeridade à construção.
Também foram implantadas pistas marginais, nas laterais do elevado – em ambos os lados da avenida – e a execução de um projeto de iluminação especial, além da sinalização de solo e vertical para melhor orientar os condutores.

Confira como vai ficar o trânsito na avenida do CPA após liberação do viaduto da Sefaz


Após a liberação do viaduto, os motoristas que trafegam pelo Centro Político Administrativo devem ficar atentos às mudanças que ocorrerão no local. A partir desta terça-feira (11), o trânsito naquela região volta a ser como era antes do início da obra. A rua que dá acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a outros órgãos, como a Secretaria de Administração (SAD), Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Saúde, volta a funcionar como era anteriormente à interdição, ou seja, o motorista só poderá subir. E a partir da OAB ela volta a ser fluxo e contra fluxo.

Já as ruas do Tribunal de Contas do Estado, do Palácio Paiaguás e ao lado da Sema também voltam a ser fluxo e contra fluxo. Única via que terá alteração é a que passa ao lado da Sefaz. Esta rua irá apenas subir e não mais subir e descer como antigamente.

Em formato de ferradura, o viaduto terá 278 metros e contribuirá para descongestionar a avenida do CPA. O VLT passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão. As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.

Desde o final de semana, está tudo pronto no local para a inauguração. Confira o vídeo:



O viaduto é constituído por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno pelos motoristas que trafegam no sentido Centro-CPA e querem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo. Apesar de ser uma obra integrante do pacote para implantação do novo modal de transporte, ele será usado exclusivamente pelos automóveis, pois o VLT passará sob a estrutura.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por Gumercindo do Dom Aquino, em 11/02/2014 às 08:15
Até quando teremos que receber obras caras e mal feitas ? Falta recapeamento na avenida e o transito não está fluindo como deveria. Todo o entorno do viaduto precisa ser alterado pois forma-se filas duplas com muita lentidão. Será que estamos vendendo freezer para esquimós ?
por Elisangela, em 10/02/2014 às 16:36
Soltar fogos por uma obra que alaga toda a região que circunda o viaduto e deixa pedestres e motoristas presos no piscinão do prefeito.. Só em mato grosso... ridículo!
por marcelo, em 10/02/2014 às 14:44
pessoal voçes ainda nâo viram nada este ai que se diz governador , vai acabar se aposentando no tribunal de contas do estado de mato grosso, com cargo vitalicio, quem viver verá
por Kellen, em 10/02/2014 às 13:26
Que porcalheira. Tah parecendo que eles pintaram esse asfalto em címa da terra! E que logo essa tinta vai sair, e não duvido! Com a dinheirama q foi gasto com esse "pedacinho ai" dava pra fazer coisa de luxo!!! É uma vergonha mesmo...
por Pereira, em 10/02/2014 às 11:25
Que absurdo, o asfalto de acesso ao viaduto tá uma porcaria e parece uma colcha de retalhos de tanto remendo. Estão pintando até os buracos. Isto é uma vergonha!!! Cuiabá não merece isso.
por Gustavo Santos Arruda, em 10/02/2014 às 11:01
Estas obras com o custo que tiveram são totalmente desproporcionais. Além do que, principalmente este trecho aí deste elevado, se encontra em péssimas condições. É tanto buraco que você tem que escolher em qual cair. Como motociclista já sofri inclusive um acidente por causa de um deste buracos, e sem falar no prejuízo da motocicleta. Lamentável!
por araujo, em 10/02/2014 às 09:36
Nunca um governo fez tão pouco, com muito dinheiro, igual ao de Sinval Barbosa.
por Thiago, em 10/02/2014 às 09:22
Espera aí, vão entregar sem recapear o asfalto velho da avenida próximo ao viaduto? Quando se pensa que já viu tudo...
por Guilherme, em 10/02/2014 às 09:03
E a pista que vai sentido Centro-CPA vai ficar o lixo que está? Toda esburacada e sem sinalização? Passei sábado lá e continuava um lixo... Só circula automóveis de um lado?
por JUCA, em 10/02/2014 às 08:55
ESSE VIADUTO, ATÉ A CHEGADA DO VLT (SE UM DIA CHEGAR????), VAI SER DE POUCA UTILIDADE...QUASE UM ELEFANTE BRANCO...
Sitevip Internet