Notícias / Copa 2014

19/01/2014 - 15:55

"Voluntariado será chance da população participar da Copa", afirma assessor da Secopa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

O assessor da Secopa, Agripino Bonilha Filho destaca a importância dos voluntários para o Mundial 2014

O assessor da Secopa, Agripino Bonilha Filho destaca a importância dos voluntários para o Mundial 2014

“A partir de agora, a população não vai só observar, também irá participar”. Esta foi a frase do assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Agripino Bonilha Filho, para destacar a importância do programa de voluntários para o Mundial de 2014 que foi aberto na terça-feira (14).

Veja mais:
Aos 103, cuiabana é a voluntária mais velha do Brasil e deve conhecer Blatter
Governo abre inscrições para voluntários da Copa do Mundo

“Serão necessários pelos menos 800 voluntários para ajudar durante o evento. Destes, 200 devem ficar de reserva”, disse Bonilha ao Olhar Copa. Ele ainda ressalta que a expectativa do governo é que se inscrevam entre 1.500 a 2.000 pessoas para auxiliar os turistas durante o Mundial: “Quanto mais, melhor”, afirmou.

Os voluntários deverão ficar em pontos estratégicos da cidade. Na parte de mobilidade urbana eles devem ficar nos principais terminais de ônibus e estações do VLT. No exterior do estádio auxiliarão os torcedores a entrarem na Arena. Enquanto outros devem ficar em shoppings, aeroporto e pontos turísticos.

No aeroporto internacional Marechal Rondon, devem ficar alguns destes voluntários para receber a ‘Familia Fifa’ – dirigentes das delegações, membros da Fifa, jornalistas, entre outros. Eles irão desembarcar em um local específico do terminal aeroviário.

As inscrições para o programa vão até o dia 6 de março. Após isso o serviço de segurança irá verificar os candidatos para que não haja riscos durante o evento: “É uma competição que será transmitida para o mundo, terá várias nações, por isso é necessário investigar um pouco sobre estas pessoas”, disse Bonilha.

Depois, começam os treinamentos que serão divididos em duas etapas: Virtual e Presencial. No treinamento virtual – oferecido pela Universidade de Brasília – eles vão aprender coisas como: Noções de primeiros socorros; papel que vão desempenhar nos jogos; noções básicas de inglês, espanhol, italiano e francês; entre outros pontos. Esta etapa vai de março até abril.

Depois será realizada a etapa presencial que acontecerá aos sábados (após o meio dia) e domingo (durante todo o dia). Nesta parte eles aprenderão sobre: O turismo regional; primeiros socorros; área de segurança; trabalho em equipe; entre outros. O curso vai de abril até maio.

Vale ressaltar que os candidatos precisam ter uma freqüência de pelo menos 80% nos cursos. Segundo Bonilha, esta é uma ótima oportunidade: “A Universidade de Brasília irá dar certificados para os voluntários que vão servir como horas para as faculdades e cargos públicos”.

Quem for selecionado receberá ‘kits’ contendo uma mochila, uma calça que pode virar bermuda e também uma camiseta. O governo federal é quem vai bancar o uniforme que será padronizado em todas as 12 cidades-sede. Os participantes terão de dedicar-se sete dias – podem ser intercalados – para a Copa – sendo que são 4 horas por dia de serviço.

O assessor da Secopa ainda disse que o aeroporto é uma das obras de maior importância para a realização do Mundial: “Um dos nossos funcionários perguntou ao ex-presidente da Fifa, João Havelange, o que era necessário para realizar a Copa em Cuiabá, ele respondeu que seriam o estádio e o aeroporto”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Silvestre Araújo, em 24/03/2014 às 13:14
Boa tarde! a todos Estou no processo de seleção para atuar como voluntário nesse grande evento que o Brasil vai realizar o que depender da minha pessoas todos os seres humanos que passar pela minha pessoa, não importar a cor ou origem vai ter a minha ajuda no que for possível. Silvestre Araújo Presidente da Organização Inclusiva da Pessoa Deficiente de Taguatinga DF.
por odenir tonge, em 26/02/2014 às 15:45
Amado, tenha Fé em Jesus Cristo Ele é Oniciente, Onipotente e Onipresente.
por HELIO, em 20/01/2014 às 10:01
seria hilariante se não fosse chocante será que estes senhores da FIFA-CBF AGECOPA-SECOPA são todos voluntários kkkkkkkk seria produtivo a publicação da planilha de atos filantropicos destes abnegados da FIFA ganham todos milhões e o povão faz voluntariado. triste pais
por Oscar Lombardi Fernandes, em 20/01/2014 às 09:38
A FIFA vai lucrar milhões e milhões com a Copa e nós vamos trabalhar de graça....hummm!! Muito Bom, né???? Votê!!!!!!!
por Daniel Farias, em 20/01/2014 às 09:09
O termo correto é "Vootário", você gasta com transporte, gasolina, vai trabalhar sem ganhar nada, os dirigentes da fifa vão rir da cara do povo, pois vão ganhar milhões, e você ainda acha que é vantagem ser vootário para copa?
por Enio Dorado, em 20/01/2014 às 08:41
É verdade João,os "ingenuos"irão engordar mais a bolsa da FIFA....
por (((( CIRICÓ DO ROSÁRIO )))), em 20/01/2014 às 06:54
kkkkkrarararararkkkkrsrsrsr MULA não PARI mais aumenta.... GALHO SECO NÃO brota mais aparece.... KKKKKKKKKRSRSRSRSRSR Na (((TERRA DA CORRUPÇÃO)))) ONDE VOÇÊ PAGA ATÉ PRA MORRER ..kkkkkkkkrsrsrsr VOÇÊ SER VOLUNTARIO PRA fifaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkk NEM RELOGIO trabalha de graça KKKKKKKKKKKRSRSRSR
por joaoderondonopolis, em 19/01/2014 às 18:24
É um descalabro trabalhar voluntário para a FIFA é brincadeira de mal gosto. Este voluntário vai sofrer na carne os altos impostos que vai pagar após a copa, enquanto que a FIFA vai levar bilhões do Brasil. Com certeza este voluntário(a) deve está desempregado(a), ainda ajudar a FIFA.
Sitevip Internet