Imprimir

Notícias / Copa 2014

Manifestantes preparam protesto contra a Copa na próxima quinta-feira

Da Redação - Wesley Santiago

 Daqui a um mês terá início a tão aguardada Copa do Mundo de 2014. Justamente por conta da proximidade do dia 12 de junho – data da abertura do torneio – alguns grupos começam a se reunir para organizar um protesto na próxima quinta-feira (15) contra o Mundial de 2014. Segundo informações da coluna ‘Painel fc’ da Folha de S. Paulo, as manifestações vão acontecer em todas as 12 cidades-sede.

Veja mais:
Manifestantes protestam em frente à sede da Secopa; veja fotos
Projeto de Taques amplia punição para manifestantes mascarados; Lei pode valer para a Copa

Os que organizam os protestos são grupos denominados ‘Comitês Populares da Copa’, que são contrários a realização do Mundial no Brasil. Além das 12 cidades-sede, outras também devem se juntar a causa. O ato, marcado para o dia 15, é intitulado como "Dia Internacional de Lutas contra a Copa".

Uma das propostas do protesto da próxima quinta-feira é mostrar que serão reativadas as manifestações na rua, nos moldes como aconteceram em 2013 durante a Copa das Confederações. É provável que o ato aconteça no fim da tarde, horário em que as pessoas começam a sair do trabalho.

Há informações de que pessoas de outros países como Chile e França já manifestaram interesse em aderir à causa. Vale lembrar que os protestos são uma das causas das ‘dores de cabeça da Fifa’. Muitos países já demonstraram a preocupação com a segurança de seus jogadores e torcedores.


Em 2013 os protestos ganharam força e as ruas. O período foi considerado um marco na história do país, já que milhões de pessoas por todo o Brasil saíram para protestar contra vários irregularidades constatados. Em Cuiabá, houve uma grande aglomeração de pessoas, mas logo depois o término da Copa das Confederações - assim como em todo o território nacional - o movimento esfriou.

Confira o vídeo públicado na página do movimento no Facebook: