Imprimir

Notícias / Copa 2014

Prefeitura lança campanha contra exploração sexual durante a Copa do Mundo

Da Redação - Wesley Santiago

 A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta terça-feira (20) a campanha “Faça Bonito”, na Praça Alencastro. O objetivo da ação é focar o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares da Capital.

Veja mais:
Cuiabá entra na rota do turismo sexual da Copa; polícia investiga formação de quadrilhas
Campanha contra a exploração sexual visa atingir todo o Estado através de contas de luz;veja imagem

O período em que acontece a Copa do Mundo será quando as autoridades estarão em alerta máximo, devido ao elevado número de estrangeiros na cidade e o risco de turismo sexual. O secretário-adjunto municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, César Vidotto, disse preferir que ações como esta, não precisassem ser feitas.

“Seria bom se o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes não existisse, pois isso significaria que tal problema teria sido eliminado da nossa sociedade. Infelizmente esta realidade ainda permanece e é por isso que estamos aqui para combater de frente todo e qualquer tipo de abuso”, afirmou Vidotto.

“Todos nós somos, de forma direta, responsáveis em denunciar toda violação de direito às crianças e adolescentes, sejam maus tratos, abandono de incapaz e abuso”, aponta o presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Mauro César Souza.

Para que a campanha “Faça Bonito” proteja menores com êxito, César Vidotto aponta que as Delegacias de Proteção à Criança e Adolescente devem funcionar 24 horas durante a Copa, com estruturas ideais para um atendimento eficaz ao público. “Não sabemos dimensionar o tamanho do problema que enfrentaremos com a chegada do Mundial, mas estamos nos preparando para lutar contra todo tipo de abuso com intensidade ainda maior durante este período”, destaca.

Já o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, reforça a ideia de que “o turismo deve ser incentivado para todos que aqui estarão no próximo mês. Mas turismo sexual é crime e não iremos desviar o olhar deste problema. Todas as punições devidas serão feitas quando necessário”, complementa.

Além da intensificação das ações de enfrentamento, o lançamento da campanha também foi marcado por apresentações da Banda das Forças Armadas da Alemanha, das participantes do Projeto Siminina, das crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) e do grupo de ballet do Projeto Flauta Mágica. Para a professora de ballet deste último grupo, “os projetos sociais são fortes aliados nessa luta e contribuem significativamente para a formação cidadã das crianças, que são ensinadas – por meio da música e de outras atividades– a respeito de assuntos ligados ao seu próprio bem-estar e integridade física e emocional”, conclui Mariana Prates. Com informações da assessoria.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa