Imprimir

Notícias / Copa 2014

Turistas chilenos provocam constrangimento a professora em shopping de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

 A três dias do início da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá já registrou a sua primeira indigestão envolvendo turistas que vieram para assistir aos jogos. Uma mulher diz ter sofrido uma abordagem agressiva de um grupo de torcedores chilenos, na tarde desta segunda-feira (09), no estacionamento do Shopping Pantanal.

Veja mais:
PRF se prepara para chegada de caravana do Chile em Cuiabá; fotos
Segurança: Cuiabá terá auxilio de mais de três mil homens durante a Copa; fotos

A professora Ana Helena Paroli, de 40 anos, relatou ao Olhar Copa que por volta das 14h30 desta segunda-feira foi ao Pantanal Shopping para fazer compras, quando foi abordada por um grupo de oito torcedores chilenos: “Eles estavam falando alto e aí começaram a me chamar de gostosa, cantaram a música do Michel Teló (Ai se eu te pego)”.

“Eu estava com uma calça jeans, camiseta, nada que justificasse o comportamento que eles tiveram. Eu inclusive olhei para o lado, para ver se eles estavam mexendo com outra pessoa, porém, não tinha mais ninguém perto”, conta a professora.

Após alguns minutos um dos torcedores, que vestia a camisa da seleção do Chile teria agido de forma mais ríspida com Ana Helena: “Um deles veio até mim e me puxou pelo braço, me parou e disse ‘venha conhecer um chileno de verdade, vamos nos divertir’, como se eu fosse uma prostituta ou algo que eles pegam em um supermercado”.

“Eu disse para o cara que nós brasileiras não somos prostitutas, que somos bem tratadas pelos homens daqui. Ele saiu apenas deu risada e voltou para junto do grupo. Querem falar besteira, cantar e gritar, tudo bem, mas me puxar pelo braço, eles não tem este direito. Fiquei chocada”, reclamou Ana.

A professora conta que após um tempo, procurou os seguranças do shopping que a acompanharam até o local, porém, os torcedores já não estavam mais lá: “Infelizmente não tem muito a ser feito, naquela parte não havia nenhum câmera que ajudasse a identificar o grupo. Não culpo o shopping e sim estas pessoas que fizeram isso”.

“Eles não podem vir ao Brasil com esta imagem da gente. imagina como seria se algo assim acontecesse sempre. Não estou generalizando, nem dizendo que todo mundo que vir para Cuiabá fará este tipo de coisa, pois acredito que foi um caso isolado, mas precisamos mudar a idéia que eles têm da gente aqui”, finalizou a professora.

Vale lembrar que turistas estrangeiros que descumprirem a Lei serão levadas para a delegacia do turista que funciona em anexo à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária, na Prainha. O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, esclarece que em casos de descumprimento da lei, os turistas estrangeiros passarão por um trâmite rápido, já que ficarão por pouco tempo no país.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa