Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Governador Silval Barbosa entrega pacote de obras nesta quarta-feira

Da Reportagem Local - Darwin Júnior

Na véspera da abertura da Copa, o governador Silval Barbosa entregará na manhã desta quarta-feira (12) o último 'pacote' de obras da mobilidade urbana antes do Mundial. Sem programar inauguração oficial, ele deve liberar pelo menos quatro intervenções: a trincheira Santa Isabel (Verdão), a duplicação da avenida Mário Andreazza, a rotatória do Zero Quilômetro e o viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande. Ainda há a possibilidade de uma inauguração simbólica do novo setor de desembarque do Aeroporto Marechal Rondon que já está funcionando desde o início da semana passada. A peregrinação do governador, que estará acompanhado pela imprensa, terá início por volta das 7 horas.

Leia mais:
Viaduto Dom Orlando Chaves será liberado nesta quarta-feira
Silval promete terminar todas as obras de mobilidade urbana menos VLT

Apontada como a mais importantes obras deste lote, por ser estratégica para o acesso à Arena Pantanal, a trincheira Santa Isabel (Verdão) está pronta e 'testada'. No último final de semana, a via teve uma de suas faixas liberarada para o trânsito e já aliviou o transtorno enfrentado pelos moradores do bairro Santa Isabel, usado como rota de desvio. Na noite desta segunda-feira (9), a trincheira teve a segunda pista - sentido Várzea Grande - liberada. Essa construção, iniciada pela construtora Ster (afastada por não cumprir compromissos contratuais) foi terminada pela Métrica Construtora., 

Outra obra que será entregue nesta quarta-feira é o viaduto Dom Orlando Chaves, sobre a avenida da FEB, em Várzea Grande. Essa construção chegou a ficar paralisada por meses para drenagem de um lago formado em uma das cabeceiras. Resolvido o problema, o viaduto foi concluído. Com a liberação hoje (11) da avenida da FEB - que teve interrompido os trabalhos de implantação da via permanente do VLT -, o viaduto servirá como importante meio para escoar o trânsito no local que era uma rotatória 'travada' e foi por anos um dos 'gargalos' na ligação Cuiabá-Várzea Grande. 

A programação de hoje também prevê a liberação da Rotatória do Zero Quilômetro, uma obra do consórcio VLT em formato de trincheira. A construção já estaria pronta para o fluxo de veículos na rotatória superior e na pista principal inferior.

Ainda hoje, a comitiva do governador se dirige para a rodovia Mário Andreazza, onde será liberada a duplicação da via. A obra foi concluída há alguns dias e já passou pelos retoques. Agora com duas pistas, a Mário Andreazza vai linkar a avenida Miguel Sutil à saída de Cuiabá para municípios como Sinop e Cáceres, desafogando vias rápidas de Várzea Grande.

A programação desta quarta-feira, ainda prevê a inauguração simbólica do setor de desembarque do aeroporto Marechal Rondon que estará operando 100% para a Copa do Mundo. Sem poder tratar da atividade como uma 'entrega', já que o terminal deve ter retomada a reforma do setor de embarque após a Copa, o governador deve fazer uma liberação oficial.

De acordo com a agenda, o governador dará início às visitas pelo aeroporto. Depois, segue para a estação aeroporto do VLT, trincheira do Zero Quilômetro, viaduto Dom Orlando Chaves, trincheira do Verdão, rotatória do Círculo Militar, viaduto da UFMT e uma possível visita ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT. O percurso será finalizado com a inauguração do Centro de Comando e Controle na Secretaria de Segurança Pública.

Confira abaixo imagens da trincheira Santa Isabel (Verdão) que já foi testada por motoristas

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa