Imprimir

Notícias / Copa 2014

Embaixador da Croácia aposta em empate na estreia e sonha com final contra Brasil no Maracanã

De Brasília – Vinícius Tavares

O embaixador croata no Brasil Drago Stambuk aposta em empate de 1 a 1 na estreia de sua seleção com o Brasil, nesta quinta-feira (12.6), em São Paulo, na abertura da Copa. Em entrevista concedida por e-mail ao Olhar Copa, que está na capital paulista para a abertura do torneio na Arena Corinthians, Stambuk revelou nutrir um sonho, que é o de ver sua seleção disputar a final com os anfitriões no Rio de Janeiro, dia 13 de julho.

“O Brasil não é um adversário, mas sim um grande time e o favorito para ganhar a Copa do Mundo. O Brasil tem um território 150 vezes maior do que a Croácia e tem uma população 50 vezes maior. Então é como o Brasil jogasse contra Paraíba, Alagoas ou Espírito Santo. Meu maior sonho é que Croácia e Brasil não apenas abram a Copa do Mundo, mas que eles possam jogar a grande final no Maracanã, dia 13 de julho”, salienta.

Leia mais
Embaixador da Nigéria se reúne com Mauro Mendes para conhecer preparativos da Copa
Turistas chilenos da Copa se encantam com belezas e hospitalidade de Cuiabá

Na opinião de Drago Stambuk, o jogo de abertura será uma bela partida porque Croácia é conhecida como “Brasil Europeu” e seu estilo de jogo se espelha na técnica e criatividade do futebol brasileiro. Para ele, a pressão pela vitória estará toda sobre o Brasil, o que pode ser bom para os visitantes.

“A grande responsabilidade e pressão recaem sobre o Brasil. Ninguém vê a menor chance para a Croácia e esta é a nossa chance. A Croácia possui dois brasileiros naturalizados croatas: Sammir, de Salvador, e Eduardo da Silva, do Rio de Janeiro. E estes atletas estarão especialmente motivados para dar o melhor de si em seu país natal”, prevê.

Para ele, o jogo de abertura é uma grande oportunidade para que este país do leste europeu seja visto e comentado pelo mundo inteiro e para os jogadores mostrarem o caráter e o valor do povo croata. O diplomata também considera o duelo inaugural da Copa como mais uma chance de mostrar ao mundo os encantos, a cultura e as belezas naturais deste país.

“Dois bilhões de espectadores em todo o mundo estarão assistindo o jogo inaugural. Enquanto diplomata, eu vejo esta partida como uma grande oportunidade para promover a Croácia, embora - você ficaria surpreso - brasileiros sabem muito sobre o azul safira do Mar Adriático e suas inigualáveis 1200 ilhas, cidades antigas ao longo da costa de Dubrovnik, Split, Zadar, Šibenik - onde o seriado Game os Thrones está sendo filmado, castelos no norte, a capital Zagreb, o lago Plitvice - perto de onde o gênio da ciência Nicola Tesla nasceu, um lugar com excelente comida e uma incrível e viva cultura ancestral”, descreve.

O embaixador não se surpreende com o elevado número de turistas brasileiros que passaram a conhecer o território da Croácia nos últimos anos. Na sua avaliação, o fato de seu país possuir uma diversidade climática e biológica faz com que ele, enquanto embaixador, tenha uma compreensão mais profunda da miscigenação do brasileiro e sua afinidade com a natureza e o caráter pacífico do Brasil.

“Quando me tornei embaixador do Brasil, após Japão e outras grandes civilizações, como Egito e Índia, eu contabilizei algo mais - o Novo Mundo, que ainda está em vias de encontrar sua excepcional, e para nós europeus, por vezes enigmática, alma. O sagrado triângulo “beleza, tranquilidade e gentileza, é a minha ferramenta espiritual para descobrir quem os brasileiros são”, observa.

Médico, poeta e ensaísta, Drago Stambuk lançou nesta terça-feira (10.6), na Livraria Cultura, em São Paulo, seu Céu no Poço, livro de poesias em que tenta encontrar as respostas sobre o Brasil e oferecer insights poéticos nele.

“O majestoso céu de Brasília permeia minha primeira coleção de imagens do país. A única visão possível e verdadeira do Brasil que eu posso oferecer é uma poética em meu livro chamado”, resume.

O livro é uma edição bilíngue Português-Croata foi publicada pela PUCRS, de Porto Alegre.