Imprimir

Notícias / Copa 2014

Torcida chega à Arena Corinthians somente por metrô ou trem; Integração com ônibus é testada na Copa

De São Paulo - Vinícius Tavares/ Da Redação - Wesley Santiago

Um dos principais problemas da cidade de São Paulo, a mobilidade urbana, recebeu atenção especial da prefeitura e do governo do Estado para receber seis jogos da Copa do Mundo de 2014, que começa nesta quinta-feira (12.6) com o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians e que terá cobertura 'in loco' do Olhar Copa.

Veja mais:
Cuiabá instala sinalização das linhas especiais de ônibus para a Copa
Entorno da Arena começa a ser fechado para a Copa do Mundo

Para a estreia, o público só vai poder chegar ao campo por meio dos trilhos, seja através das duas linhas de metrô ou pela linha de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O acesso aos carros à Arena é permitida apenas para veículos credenciados. Taxis não são recomendados.


(Foto: Reprodução)

Apesar do caos no trânsito e da enorme frota de veículos, soluções inteligentes serão testadas nesta Copa do Mundo. É o caso do sistema chamado Bilhete Único, uma parceria da Prefeitura com o governo de São Paulo para garantir um transporte de público de qualidade e que completa dez anos.

O Bilhete Único permite a integração entre metrô trens e ônibus em que o passageiro paga um valor bem menor para se deslocar do que se tivesse de adquirir cada trecho de sua viagem. As estações de trens e de metrô da cidade estão bem sinalizadas e os inúmeros turistas estrangeiros que já circulam pela cidade não têm enfrentado dificuldades para se locomover pela megalópole de 11 milhões de habitantes.

Cuiabá - A mobilidade urbana de Cuiabá ganhou um fôlego após o governador Silval Barbosa (PMDB) liberar na última quart-feira (11) diversas obras da grande Cuiabá. Com isso os transtornos devem ser menores para os motoristas que forem até a Arena Pantanal. Como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não ficou pronto, torcedores deverão utilizar transporte coletivo e taxis para acessar o local.

Segundo a Prefeitura Municipal de Cuiabá, os ônibus começarão a circular quatro horas antes dos jogos, com intervalos que variam entre 10 a 20 minutos, dependendo da linha. Além disso, nos dias de jogos, a linha especial que sai do aeroporto para o centro de Cuiabá funcionará durante todo o dia. A frota será reforçada nestes pontos. Alguns bolsões de estacionamento também estarão funcionando a alguns quilômetros da Arena.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa