Imprimir

Notícias / Turismo

Turistas da Copa exaltam hospitalidade em Cuiabá e prometem voltar

Da Redação - Darwin Júnior

Embora Mato Grosso não tenha aproveitado a oportunidade da Copa para fomentar o turismo, as belezas do Estado - mesmo que anônimas - e a hospitalidade cuiabana parecem estar fazendo a diferença para o sucesso do Mundial, fora das quatro linhas, em Cuiabá. A invasão de turistas chilenos e australianos não passou totalmente em branco, devido à acolhida por parte de moradores de Cuiabá que receberam bem os estrangeiros. Muitos deles, que circultaram por pontos turísticos, se afirmam 'encantados' com a região e falam em voltar para conhecer outros atrativos.


Foto: arquivo pessoal

Leia mais:
Após a vitória, chilenos tomam conta dos bares e promovem uma grande festa

Russos começam a chegar em Cuiabá para o jogo desta terça-feira

O primeiro jogo do Mundial atraiu mais de 25 mil turistas chilenos e australianos de uma só vez à capital. Muitos ficaram hospedados em hoteis, outros em casas cadastradas através de site e uma boa parte optou por camping, armando barracas em áreas alugadas e até no pátio da Arena Pantanal. Muitos aproveitaram a oportunidade para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos próximos.

Para a população local, a Copa do Mundo também foi uma boa oportunidade de renda extra, especialmente a quem soube utilizar os serviços de divulgação na internet. Esse foi o caso da cuiabana Heronildes Trindade, moradora do bairro Santa Rosa 2, que chegou a abrigar 30 turistas em sua casa nos últimos dias. Ela adaptou quartos de sua residência com beliches, guarda-roupas e ar condicionado. Através de divulgação de sua casa pelo site internacional 'Booking', acertou hospedagem para todos os jogos da Copa. O dinheiro extra vem em boa hora, afirma ela.

Dona Heronildes afirma que chegou a cadastrar sua casa pelo programa do Governo do Estado, 'Cama e Café'. De divulgação limitada, esse programa não proporcionou reservas. Então, com a ajuda de um filho, ela se cadastrou no 'Booking' e a procura por hospedagem em sua residência disparou. A procura surpreendeu e ela acabou indicando o site a uma sobrinha que se cadastrou e recebeu dois casais.

Dona Heronildes tem se demonstrado ser uma legítima cuiabana. "A marca de Cuiabá é a hospitalidade. Estou procurando fazer a minha parte. Abri a minha casa e deixei de portas abertas. Os visitantes se sentiram em casa. O fato de atender bem, deixando-os à vontade foi muito gratificante", afirma a Dona de casa que atendeu a todos oferecendo café da manhã, informações sobre o que fazer na cidade e até indicou um guia turístico para acompanhar os turistas em passeios pela capital.

Em seu espaço, denominado de 'Cama e Café', ela ofereceu um almoço com cardápio cuiabano, no dia do jogo Chile x Austrália. "Preparamos uma mesa com maria isabel, farofa de banana, feijão empamonado e salada", conta ela, lembrando que no café da manhã diário não faltava pão, suco, leite, café, bolo de fubá e frutas. "Foi um café rico, mui bueno", comentou o Senhor Carlos Carrasco, sobre a recepção que sua família teve em Cuiabá

Carrasco fez questão de exaltar a hospitalidade. "Fomos muito bem acolhidos pela Senhora Heronildes, que foi uma amiga durante esse tempo em que estivemos aqui. Ficamos felizes por ter conhecido Cuiabá e descobrimos que esse estado tem muita coisa bonita. Queremos ver tudo isso e vamos voltar no dia 23", disse Carlos Carrasco que, na saída rumo a Belo Horizonte, pagou adiantado pela hospedagem no retorno. Ele acompanhará a seleção chilena nos três jogos da fase classificatória. Depois disso, fará um novo 'tour' em terras mato-grossenses.

Hospedados na casa da Dona Heronildes os turistas aproveitaram a estadia em Cuiabá para outras atividades, além de assistir uma partida de futebol. A família Píver - pai, mãe e filho chilenos - conheceu a Chapada dos Guimarães no dia seguinte à chegada em Cuiabá, no final de semana retrasado. No início da semana, conheceram o Pantanal Mato-grossense. "Queremos retornar com os amigos e conhecer as belezas desta região", declarou Javier Píver.

Os australianos hospedados na casa de Dona Heronildes também saíram satisfeitos. Patrick Maguire, um jovem empresário elogiou a cidade e o café da manhã oferecido pela casa. "Muito bom o café e excelente a comida", disse ele, elogiando muito a cidade. "Não pude ver tudo por aqui, mas é um lugar bom para o ecoturismo, muito acolhedor. Se puder, voltarei para ver mais", disse.

"Os chilenos e australianos são pessoas festeiras e muito educadas. Para mim, foi um grande prazer recebê-los por aqui. Já foram embora e deixaram saudades", acrescenta a Dona Heronildes que decidiu entrar para o ramo. "Depois que terminar a Copa, darei continuidade a esse projeto, inclusive criando uma microempresa. Existem muitas pessoas interessadas em vir e conhecer a região. Nosso Estado tem um grande potencial e muitas belezas que praticamente não têm divulgação lá fora. Vai ser bacana contribuir para o fortalecimento de nosso turismo", complementa a senhora que já se prepara para receber novos grupos de estrangeiros que virão assistir aos próximos jogos do Mundial em Cuiabá.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa