Imprimir

Notícias / Mato Grosso

Maurício Guimarães é efetivado no comando da Secopa

Da Redação

Atual secretário interino da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), o advogado Maurício Guimarães está efetivado no cargo. A informação foi repassada pelo governador Silval Barbosa (PMDB). “Maurício é o secretário desde o dia em que firmei acordo com o Eder [Moraes]. Ele conhece tudo, faz parte da equipe. É um técnico e tem total capacidade para conduzir a secretaria”.

O anúncio põe fim a parte da “novela” criada após a demissão do ex-secretário Eder Moraes, mas desagrada ao PR, que exigia o direito de indicar o substituto para a Pasta. O governador, no entanto, não teme que sua relação com o partido fique estremecida por conta disso.

“Não tenho problema nenhum com o PR. Fico olhando essa polêmica que criam na imprensa. Fiz uma operação de governo. Uma coisa normal. Todo mundo fala em reforma; mas na hora em que muda, critica”.

Embora Maurício Guimarães seja filiado ao PR, sua nomeação foi resultado de indicação pessoal do governador, por isso os republicanos exigiram a troca. Para o cargo, eles indicaram o presidente estadual da legenda, deputado federal Wellington Fagundes, que foi acusado pelo ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, de ter atuado em favor da empreiteira Delta Construções. Embora o governador não confirme, a denúncia pode ter influenciado em sua decisão.

Situação idêntica foi enfrentada pela sigla em nível nacional. Após a demissão do ex-ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento (PR/AM), a presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou para o cargo o secretário-executivo do Ministério, o economista Paulo Sérgio Passos. Apesar de ser republicano, o PR reivindicou o direito de nomear outra pessoa. O principal nome defendido pelo partido foi o do senador e ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, porém sua nomeação acabou não sendo efetivada. Maggi recusou o convite.

Secretário-geral da legenda, o deputado estadual Emanuel Pinheiro afirmou que foi informado da decisão do governador pela imprensa e que respeita a decisão. Ele também era cotado para assumir a Pasta. “O governador tem legitimidade para tomar decisões como essa e temos que respeitar”.

O parlamentar informou ainda que o partido se reunirá na próxima quarta (2) e quinta-feira (3) para discutir o assunto. “Temos que conversar para decidir que posicionamento vamos tomar. Trata-se de uma decisão pessoal do governador. Temos que levar em consideração que o Maurício é do PR, mas não foi indicação nossa e sim do governador. Existia um compromisso de que a indicação seria feita pela bancada, por isso temos que avaliar”.

A efetivação de um técnico no comando da Secopa deve agradar a parlamentares da oposição, como o senador Pedro Taques (PDT), que chegou a pedir, da tribuna do Senado, que o governador deixasse “a politicagem de lado” e nomeasse alguém que tivesse “foco exclusivo nas obras da Copa”.

O novo secretário extraordinário da Secretaria da Copa (Secopa) advogado Mauricio Guimarães, efetivado pelo governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) após queda de Eder Moraes, afirmou em entrevista ao programa “Cidade Independente” que todas as obras que estão no projeto da Copa do Mundo ficarão prontas no prazo estipulado pela Fifa.

“Tudo está acontecendo no prazo planejado, todo aquele processo burocrático inicial já tinha sido vencido e agora estamos executando o que já estava planejado” relatou.

De acordo com o secretário, muitas obras acontecerão simultaneamente, algumas com menos impactos, como por exemplo, a duplicação da rodovia Mário Andreazza e outras com muito impacto, como a da avenida Miguel Sutil. “A sociedade cuiabana precisará ter compreensão, no sentido de evitar passar nesse trecho da Miguel Sutil ou procurar o transporte público.”

Sobre o novo modal, um dos projetos mais criticados pelos políticos estaduais e federais, e que vem preocupando a sociedade que questiona se ficará pronto no prazo, o secretário afirmou que nos três primeiros meses de 2014 o novo modal estará em fase de teste. “O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vai ficar pronto até 2014, no primeiro trimestre de 2014 nós estaremos andando de VLT de forma experimental, eu não tenho duvida disso.

A empresa que irá executar o projeto terá que entregar no prazo, evidente que esse prazo é apertado, mas hoje tem técnicas de construções avançadas, nós temos a convicção que aquilo que nós fazemos no edital e aquilo que será executado pela empresa vencedora será cumprido, e nós vamos ter o VLT funcionando para a copa de 2014” finalizou.