Imprimir

Notícias / Turismo

Florianópolis é o 15º destino mais visitado do país por turistas da Copa

G1

Mesmo sem estar entre as cidades-sede da Copa, Florianópolis é o 15º destino mais visitado por turistas da Copa do Mundo 2014. Além da capital catarinense, outros quatro municípios do estado foram incluídos na rota dos visitantes estrangeiros. Os números fazem parte de um levantamento do Ministério do Turismo realizado durante a Copa das Confederações no ano passado e que servem de base para o Mundial deste ano.

A proximidade de Florianópolis com duas das sedes da competição facilita o trânsito de turistas. Porto Alegre está a pouco mais de 450 km da capital catarinense e Curitiba, distante cerca de 300 quilômetros. Conforme a pesquisa, os estrangeiros ficaram, em média, 17 dias no país e conheceram de três a quatro cidades.

Ainda de acordo com a pesquisa, Santa Catarina é o único estado que não possui cidade sede da Copa, mas conta com um município entre os 15 mais visitados.

"Os turistas vêm ao país para assistir os jogos, mas também querem conhecer um pouco mais do Brasil", afirmou o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. De acordo com ele, um evento de grande porte como a Copa é uma oportunidade única de atrair a atenção dos estrangeiros e mostrar as belezas de Santa Catarina.

De acordo com a pesquisa, a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, fica na 47ª posição, enquanto os municípios de São Bento do Sul, Norte do estado, Pomerode, também no Vale, e Jaraguá do Sul, Norte, ocupam o 78º, 85º e 100º lugar, respectivamente. O estudo listou as 132 cidades brasileiras mais visitadas na prévia para a Copa, em 2013.

Embora o Ministério do Turismo tenha se orientado pelo levantamento realizado na Copa das Confederações, o estudo leva em consideração dados de outras duas pesquisas: uma sobre a demanda turística internacional e outra realizada na Copa da África, em 2010.