Imprimir

Notícias / Copa 2014

Governo faz balanço e diz que Copa mudou a história de Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

A Copa do Mundo terminou para Cuiabá, mas um legado positivo ficou para a população. A cidade se despediu com orgulho, elogios e um ótimo saldo. Essa foi a avaliação do secretário Extraordinário da Copa do Mundo no Mato Grosso, Maurício Guimarães. “Estamos muito orgulhosos com todos os resultados que conquistamos durante o Mundial. Mostramos a todos como fazer uma verdadeira Copa”, disse ele, durante entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (25).

Leia mais:
Secretário comemora segurança em Cuiabá durante a Copa do Mundo

O secretário fez o balanço no Centro Aberto de Mídia - situado junto ao fan fest - ao lado do governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa e do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.



O governador agradeceu o acolhimento e a receptividade da população a todos que chegaram à cidade. “Além dos meus agradecimentos, queremos dizer que a Copa não para por aqui e que o Mundial foi um divisor de águas para o estado. Tivemos a oportunidade, pela primeira vez, de realizar uma grande transformação na cidade. Nada atrapalhou o evento e tenho certeza que Mato Grosso ainda vai colher muitos frutos”, disse Silval.

Já o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães falou sobre a sua alegria em ter realizado um evento de sucesso, após o descrédito e as críticas recebidos no período de preparação. “A Copa do Mundo no Estado de Mato Grosso passou muito longe do fracasso que todos acreditavam que seria. Não houve necessidade de um plano B, não houve problemas de infraestrutura como foi falado e nem de síndrome do “patinho feio” como anunciado. O sentimento agora é oposto, é de dever cumprido como os números mostram: cerca de 160 mil pessoas dentro da Arena Pantanal em quatro dias de jogos”, declarou.

Ao final da coletiva, uma bandeira do Brasil foi entregue ao governador e ao secretário extraordinário, para comemorar a Copa histórica em Cuiabá e manter o convite a todos para conhecer o coração da América do Sul.




Confira os principais trechos da entrevista coletiva desta quarta-feira no Centro Aberto de Mídia de Cuiabá.

Obras - Silval Barbosa declarou que todas as obras realizadas para a Copa do Mundo serão finalizadas até dezembro: “Temos recursos para concluir todas as obras, além de contratos. Esse é um fantasma que a população cuiabana pode extinguir”, afirmou o governador. Ele declarou que, nos próximos dois meses, espera concluir a maioria das obras, além de contar com o início da operação do VLT no final do ano.

Integração - Além de todo acolhimento da população cuiabana, o governador citou a integração das secretarias do Estado para a realização da Copa na cidade sem nenhum contratempo. “A segurança pública foi muito boa, registramos 90% de satisfação. A mobilidade urbana funcionou conforme prevíamos e também só tivemos avaliações positivas. No aeroporto, também não tivemos problemas. A secretaria de Justiça e Direitos Humanos trabalhou durante todo tempo em prol da população e só tivemos acertos. E a Secopa fez um trabalho incrível, nada deu errado”, elogiou.

Público - Cerca de 160 mil pessoas passaram pela Arena Pantanal nos quatro jogos do Mundial. Já na Fifa Fan Fest, conforme dados da Polícia Militar, em 12 dias de evento, mais de 195 mil pessoas estiveram reunidas. "Isso comprova como o povo cuiabano abraçou esta Copa, que para nós ainda não terminou. Vamos manter a Fan Fest e esperamos fechar com chave de ouro numa grande comemoração com o título da Seleção Brasileira", disse Maurício Guimarães.

Oportunidades - O governador destacou o incremento do turismo no Estado. "Muitos torcedores que vieram para ficar dois ou três dias continuam aqui. Estão há mais de 15 dias maravilhados com as belezas naturais do nosso estado. Essa é uma grande conquista e mostra o potencial que temos pela frente”, avaliou Silval Barbosa.

Transporte Urbano - Durante os quatro jogos que aconteceram na Arena Pantanal, 11 linhas especiais de ônibus foram disponibilizadas para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio. A medida fez parte do Plano de Mobilidade apresentado oficialmente pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa- MT). Segundo o secretário Maurício Guimarães, o VLT vai dar início à implantação de um novo sistema integrado de transporte na área metropolitana de Cuiabá.

Hospitalidade - A receptividade cuiabana se mostrou presente durante todo o Mundial. "Nós sempre acreditamos que o carinho e o acolhimento do povo cuiabano eram os nossos grandes trunfos nesta Copa, e isso se concretizou. Todos os que estiveram aqui foram muito bem recebidos e tenho certeza que voltarão para casa com muita saudade da nossa cidade", disse o secretário Maurício Guimarães.

Arena Pantanal - A partir desta quinta-feira (26), a Arena Pantanal inicia o processo de licitação para a concessão à iniciativa privada. Segundo o secretário Maurício Guimarães, o edital a ser publicado está sendo definido. Segundo ele, várias empresas, do Brasil e do exterior, já mostraram interesse. "Podem ter certeza que a nossa Arena despertou um enorme interesse e haverá sim uma disputa nesta licitação", disse. O governador Silval Barbosa declarou que já iniciou negociações para atrair jogos do Campeonato Brasileiro para a Arena Pantanal nos próximos meses. Com informações da Secopa

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa