Imprimir

Notícias / Copa 2014

Japoneses limpam o lixo e australiano ajuda deficiente; veja fatos e fotos marcantes da Copa em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Os quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 realizados em Cuiabá já começam a deixar saudade na população mato-grossense. Porém, as partidas não serão lembradas apenas pelos gols, mas também por tudo que cercou o maior evento que a cidade recebeu em todos os seus 295 anos de história.

Mais de 80 mil estrangeiros, principalmente sul-americanos, desembarcaram na cidade para acompanhar as suas seleções em busca de classificação para as oitavas de final do Mundial de 2014. E foram eles que deram o maior show na Arena Pantanal ao lotar as arquibancadas e deixar a cidade verde com uma espécie de clima de Libertadores da América.

Confira abaixo alguns fatos que marcaram a Copa do Mundo em Cuiabá:

Polêmica – Antes mesmo do início do Mundial de 2014 na capital mato-grossense uma professora cuiabana acusou alguns chilenos de assédio no estacionamento do Shopping Pantanal. Um deles teria inclusive pego o braço dela e dito: “Venha conhecer um chileno de verdade”, além de cantar a música “Ai se eu te pego’, interpretada por Michel Teló e que fez grande sucesso no exterior. A entrevista exclusiva feita pelo Olhar Direto repercutiu nacional e internacionalmente.

“Chi-chi-chi-le-le-le” – A ‘invasão chilena’ que aconteceu em Cuiabá durante o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014, ficará na memória dos cuiabanos. Foram vários os torcedores de ‘La Roja’ que chegaram a cidade, principalmente em carros, após fazer uma caravana que saiu da capital chilena, Santiago. Pelas ruas e bares, o já conhecido verso ecoava cada vez mais alto.


Exemplo – O jogador australiano Bresciano foi personagem de um dos mais belos momentos da Copa do Mundo na Arena Pantanal. O atleta entrou no gramado do estádio cuiabano com uma criança portadora de necessidades especiais e que usava uma muleta. No campo, ele percebeu a chuteira do menino desamarrada e para evitar uma queda, ou algo do tipo, logo se propôs a amarrar o calçado do garoto.


(Foto: Reprodução)

Show da Torcida – O confronto entre Nigéria e Bósnia-Herzegovina, apesar de não ter sido um show tecnicamente, foi um dos melhores da Arena Pantanal no quesito animação dos torcedores. Antes, visto como uma das partidas em que menos se teria torcida, o jogo superou as expectativas e bateu o recorde de público do estádio – 40.499 torcedores. Com direito a ‘Ola’ e cantos, os torcedores cuiabanos abrilhantaram a vitória dos africanos.

Frangaço – Um dos poucos que não sairão com boas lembranças da capital mato-grossense é o goleiro russo Akinfeev. Ele protagonizou uma das cenas mais bizarras do Mundial até o momento, ao 'aceitar’ um chute fraco do sul-coreano Lee de fora da área e levou um frango histórico para a casa, o pior desta edição do torneio. Akinfeev voltaria a falhar na decisão contra a Argélia, em jogo que eliminou os europeus.


(Foto: Jardel Arruda - Olhar Direto)

Japoneses exemplares – Mais uma vez os japoneses deram um show, porém, não dentro de campo e sim nas arquibancadas. Em todas as partidas os nipônicos levaram os seus sacos azuis para após os jogos realizarem a limpeza do local, prática comum dos asiáticos que são conhecidos mundialmente pela sua educação. Na Arena Pantanal não foi diferente e eles também recolheram o lixo que seria deixado no estádio. Os atletas da terra do sol nascente também protagonizaram uma bonita cena após a eliminação da equipe. Antes de sair do gramado foram próximo ás arquibancadas saudar os apoiadores do time com uma saudação de honra abaixando a cabeça.

‘Invasão’ Colombiana – Outros que invadiram a capital mato-grossense foram os colombianos. Como também ficam próximos ao Brasil, eles chegaram em peso para acompanhar a sua seleção, que faz boa campanha no torneio. Em Cuiabá, os sul-americanos lotaram a Arena Pantanal e também deram um show. Quando o experiente goleiro Mondragon entrou no final da segunda etapa, eles foram ao delírio. Isso porque, o jogador se tornou o mais velho a atuar em uma edição da Copa do Mundo.


(Foto: Jardel Arruda)

Fan Fest – Ponto de encontro nos jogos da seleção brasileira, o ‘Fifa Fan Fest’ recebeu um ótimo público. Segundo dados divulgados pela organização, 193 mil pessoas estiveram no evento – números que ainda devem subir, já que o local ficará aberto até o dia 13 de julho, quando acontece a final da Copa do Mundo - acompanhando os shows (nacionais e regionais) e a transmissão das partidas em um gigante telão.

Presença Vip – A cidade também recebeu diversas presenças importantes durante os quatro jogos do Mundial de 2014. Entre os que vieram acompanhar as partidas estão: o presidente da Fifa, Joseph Blatter; o ex-jogador e campeão mundial pela seleção brasileira, Roberto Carlos; o ator e comediante da TV Globo, Marcelo Adnet e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Além disso, houve também muita especulação e mistério em torno de duas presenças internacionais. A primeira delas, no dia de Chile x Austrália, era de que o ator Hugh Jackman – que interpreta o Wolverine nos filmes da franquia X-Men – teria vindo acompanhar a partida na cidade. Outra que teria estado na capital mato-grossense seria a colombiana Shakira.


(Foto: Reprodução/Twitter)

Arena Pantanal – O novo estádio cuiabano afastou as dúvidas que o cercavam antes do início do Mundial, em junho. O local foi palco de bons jogos e recebeu aproximadamente 159 mil pessoas nos quatro confrontos. A média de gols também ficou elevada, foram 12 gols marcados, o que dá uma média de três por partida. Até o fim do ano a Arena Pantanal será entregue a uma empresa privada que tomará conta do empreendimento.

Veja abaixo a galeria com imagens marcantes dos quatro jogos da Copa em Cuiabá. Fotos: Jardel Arruda (Olhar Direto) 

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa