Imprimir

Notícias / Mato Grosso

Éder Moraes é exonerado e deixa comando da Secopa

Da Redação

A edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado traz o ato de exoneração do secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder de Moraes, que, segundo o documento, foi “a pedido”.  Eder colou o cargo à disposição do governador Silval Barbosa (PMDB) na terça-feira (17), sob forte pressão dos deputados estaduais e dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Silval estava em Brasília e anunciou ontem (18) que o secretário seria mesmo exonerado. Porém, o governador negou, em entrevista ao Olhar Direto, algum tipo de pressão.“Não existe pressão de ninguém. O próprio Eder entregou o cargo e eu decidi aceitar”, afirmou Barbosa.

O estopim da demissão foi a reportagem publicada pelo jornal Circuito MT em edição extraordinária na segunda-feira (16), que relata suposta articulação escusa de bastidores na qual o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Alencar Soares estaria negociando sua vaga no órgão para um “político com mandato eletivo”.

As informações dando conta da negociata seriam oriundas do próprio secretário da Copa, cujo intuito seria desarticular o ingresso do suposto postulante à vaga de conselheiro – no caso, Sérgio Ricardo (PR), conforme a própria fala do demissionário – em benefício próprio [Eder já teria admitido que só deixaria a Secopa para ocupar uma cadeira no TCE].

Depois de ficar um ano à frente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso (Secopa), Éder Moraes, é o terceiro a ser exonerado da pasta responsável pela organização do mundial em Cuiabá. Ainda na época da agência da Copa, foram destituídos do cargo Yênes Magalhães e Adilton Sachetti.

A exoneração de Éder foi anunciada pelo governador Silval Barbosa, que cumpre agenda nesta quarta-feira em Brasília. Segundo o governador, a saída do secretário não deverá causar nenhum prejuízo às obras da copa em Mato Grosso.

- Não atrapalha em nada. É uma equipe que tem ali [Secopa]. O Eder Moraes tem o seu papel importante na condução e na chefia da equipe, mas os processos estão muito bem encaminhados - salientou.

Ele afirmou ainda que não houve pressão para que Eder deixasse a Secopa. O nome do novo secretário deve ser anunciado nesta quinta-feira, revelou o governador.

- É uma mudança normal que qualquer governo sempre faz. Eu estou fazendo uma reformulação no governo. Você tira um e põe outro. Amanhã, assim que eu chegar em Cuiabá, estarei nomeando um novo secretário - explicou.

Explicação

Em entrevista concedida à TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, antes do anúncio oficial de sua saída, Eder Moraes garantiu que não pediu demissão do cargo.

- Para mim, ficar ou sair é uma decisão do governador, mas que justifique essa saída porque até agora eu não estou sabendo o porquê - declarou.

Moraes afirmou que o motivo de sua saída pode estar relacionado ao conflito de interesses.

- Aqui eu faço a coisa certa, como determina a legislação. Então, tem todo um entorno que trabalha 24 horas para que as coisas não aconteçam e isso pode culminar na nossa saída - explicou Moraes.