Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Trincheira Santa Rosa será a próxima obra entregue; previsão de término é para esta semana

Da Redação - Darwin Júnior

Liberada parcialmente para a Copa do Mundo em Cuiabá, a trincheira Santa Rosa deve ser concluída pela construtora responsável nesta semana, no entanto, a entrega à população ainda não tem data confirmada. A informação foi prestada pelo secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães que evitou falar em data de inauguração, mas garantiu que a obra está muito próxima de ser finalizada.

Leia mais:
Vias marginais da trincheira Santa Rosa são liberadas
Trincheiras Santa Rosa e Jurumirim não ficarão prontas até a Copa



"Essa obra está na reta final e nos próximos dias já poderá ser utilizada em sua plenitude", destacou Guimarães, destacando que a travessia urbana na avenida Miguel Sutil ficará por apenas uma obra para a conclusão. A previsão é de que no máximo em dois meses a trincheira Jurumirim, que vai entrar na fase de pavimentação, seja entregue.

Os trabalhos da construtora Camargo Campos, responsável pela trincheira Santa Rosa se concentram na pavimentação da grande pista inferior. As vias marginais (laterais), no sentido Parque Mãe Bonifácia foram liberadas dois dias antes do primeiro jogo do Mundial na cidade. Agora os operários se concentram apenas na pista sob a rotatória. Essa obra chegou a ficar paralisada por meses devido a impasse envolvendo a CAB devido à remoção de adutora no local.

O acesso às vias marginais da trincheira permitem o tráfego pelo local sem a necessidade de utilizar rotas de desvios por bairros. A liberação das vias auxiliares e da rotatória da trincheira dinamizou o trânsito e permitiu considerável vazão do trânsito na avenida Miguel Sutil, mas não evitou congestionamentos em seu entorno. Somente com a liberação da parte inferior o tráfego de veículos no cruzamento será aliviado.

Com a liberação das marginais, houve um alívio no bairro Santa Rosa, que era utilizado para rota de desvio. Agora, os motoristas podem usar as marginais, o que favoreceu o fluxo contínuo, sem a necessidade de utilizar os desvios dos bairros Jardim Marajoara, Santa Rosa e Duque de Caxias.

A trincheira Santa Rosa integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A trincheira tem uma extensão de 520 metros de extensão.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa