Imprimir

Notícias / Geral

Após Copa, Cuiabá vai receber 'invasão' de radares e inúmeros bloqueios para obras do VLT

Da Redação - Darwin Júnior

Enquanto a Copa durou em Cuiabá, as avenidas estavam liberadas e o trânsito fluiu com liberdade e rapidez mesmo com uma enxurrada de turistas chilenos, colombianos e japoneses. Com o fim do evento, a sede da Copa do Pantanal reabre a página das intervenções nos trechos de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ainda receberá a 'invasão' dos radares. A partir deste mês, os motoristas deverão trafegar com a atenção redobrada para evitar acidentes e multas.

Leia mais:
Após Copa, obra do VLT é retomada e primeiro quilômetro de trilho enfim está assentado
Silval promete terminar todas as obras de mobilidade urbana menos VLT




Depois da 'pausa' para a Copa do Mundo, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea grande começou a retomada dos trabalhos de implantação da via permanente. Para esta semana estão programadas novas intervenções no trânsito da capital. Entre as vias que sofrerão com as interferências estão as avenidas do CPA, Fernando Corrêa, Miguel Sutil, Prainha e FEB (Várzea Grande).

Aos poucos, os tapumes e a poeira estarão de volta. O consórcio responsável pela implantação do VLT retomará os trabalhos de instalação da via permanente. O assentamento dos trilhos está concentrado na avenida João Ponce de Arruda, no entorno do Aeroporto. Nas etapas seguintes, o consórcio reabrirá os trabalhos na avenida do CPA, promovendo o avanço das obras. Em breve, as rotas de desvio serão reabertas e os tapumes recolocados.

Radares - Agora com várias obras da Copa liberadas e com maior vazão no trânsito, a avenida Miguel Sutil está pronta para receber radares. A Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito – começam este mês, a instalação dos equipamentos de monitoramento das vias da Capital. A instalação deve começar na segunda quinzena, em três avenidas.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, nos primeiros 15 dias o consórcio fará testes com o equipamento. “As instalações seguirão por etapas, até o final do ano, mas a partir do momento em que começarem as instalações já teremos um acompanhamento em tempo real do trânsito”, disse.

As primeiras vias a receber os equipamentos serão a Avenida Beira Rio, sentido Avenida Fernando Corrêa-Centro, em que será instalada a lombada eletrônica; a Avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da Rodoviária, onde será colocado um radar fixo; e o cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Barão de Melgaço, em que haverá a instalação do equipamento para coibir o avanço de sinal vermelho no semáforo.

Os estudos da Secretaria apontaram ainda a necessidade de radares e outros equipamentos nos seguintes locais: Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, das Torres; Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres, República do Líbano; Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos e Tenente Coronel Duarte.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa