Imprimir

Notícias / Copa 2014

Mesmo com sensação de insegurança, jornalistas estrangeiros elogiam Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

 Uma pesquisa do portal UOL revelou o que pensam os jornalistas estrangeiros sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Cuiabá foi uma das cidades que ganhou elogios por parte da imprensa internacional, porém, a sensação de insegurança e os altos preços foram onde o município acabou pecando.

Veja mais:
Estrangeiros elogiam e Cuiabá é novamente destaque no The New York Times; veja vídeo
Pesquisa aponta Arena Pantanal como a melhor da Copa do Mundo

A capital mato-grossense, que recebeu quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, passou sem grandes problemas no evento e teve uma boa avaliação da Fifa. Os jornalistas classificaram os cuiabanos como: “Pessoas dispostas a ajudar e com grande envolvimento com o futebol”.

Porém, a imprensa internacional queixou-se sobre o trânsito ruim, altos preços, sensação de insegurança e o entorno do estádio, que não está terminado. As altas temperaturas - que são comuns na cidade verde - e a umidade também foram fator de reclamação dos estrangeiros que estiveram na sede da Copa do Pantanal.

A pesquisa foi realizada com 117 profissionais estrangeiros, de todos os continentes e que estão no país cobrindo a Copa do Mundo de 2014. Confira abaixo a matéria na íntegra do UOL com a opinião dos profissionais sobre as 12 cidades-sede do Mundial (ou se preferir clique AQUI):

Pesquisão UOL: cidades-sede da Copa vão de 'paraíso' a 'inferno'

Muitos jornalistas que vieram ao Brasil para cobrir a Copa do Mundo 2014 estavam contentes simplesmente por estarem no Brasil, até porque o país era um destino turístico muito desejado por vários. Em pesquisa realizada pelo UOL Esporte com 117 profissionais estrangeiros, de todos os continentes, foi comum ouvir que Copa e Brasil combinam, que faltava ao mundo uma nova Copa no país.

No geral, os profissionais consultados gostaram das 12 cidades-sede por onde passaram, mas aprontaram problemas estruturais, de segurança e infraestrutura já conhecidos pelos brasileiros e que ficaram evidentes também para eles. E as opiniões oscilaram entre "paisagens paradisíacas" a "trânsito infernal". As cidades-sedes agradaram por estarem enfeitadas e coloridas, pela hospitalidade, pela população empolgada com a Copa, por terem boas estradas que as interligam. No geral, também elogiaram os taxistas que foram "corretos", a paisagem e as "lindas praias" das cidades litorâneas.

Mas as reclamações foram muitas, a maioria delas relacionadas ao trânsito, transporte público ruim, limpeza urbana e ao sentimento de insegurança fora dos ambientes Fifa. Além disso, muitos reclamaram dos altos preços de tudo, com mais frequência da comida e dos táxis, das poucas opções de voos nos aeroportos das cidades-sede citando "conexões confusas" e ainda das pessoas não falarem um segundo idioma.

Veja como os entrevistados avaliaram cada uma das cidades-sedes da Copa:

Belo Horizonte

Os jornalistas estrangeiros gostaram muito dos mineiros e da vida noturna de Belo Horizonte. Elogiaram os bons restaurantes e a comida da cidade, além dos transportes. E avaliaram que a capital de Minas é uma cidade "muito simpática e acolhedora".

Reclamaram, no entanto, do horário de fechamento dos restaurantes, acham que fecham muito cedo, e que os mineiros deveriam falar outro idioma para se comunicarem melhor com os estrangeiros. Os jornalistas também apontaram os altos preços, o trânsito ruim, a falta de informações turísticas e a truculência da polícia como problemas que encontraram na cidade.

Brasília

Os estrangeiros demoraram em entender Brasília e seu planejamento em setores e quadras. Mas nem por isso deixaram de se fascinar pela arquitetura da capital do Brasil. Os jornalistas consultados pelo UOL avaliaram que a "arquitetura única" de Brasília é o que mais impressiona. Além disso, elogiaram a organização da cidade, a segurança e o aeroporto.

Por outro lado, reclamaram da falta de transportes públicos, dos altos preços e a maioria deles apontou que a cidade é muito descentralizada e, por isso, parece que está sempre "vazia e sem graça", sem opções de diversão e sem clima de Copa do Mundo.

Cuiabá

Pessoas dispostas a ajudar e com grande envolvimento com o futebol foi o que chamou a atenção dos entrevistados na cidade de Cuiabá. Além disso, classificaram a capital do Mato Grosso como "pequena e organizada".

Mas o calor assustou os estrangeiros e muitos reclamaram da temperatura e da umidade, e também do trânsito ruim, dos altos preços, de sensação de insegurança e do entorno do estádio, que não está terminado.

Curitiba

Na capital do Paraná, os jornalistas estrangeiros elogiaram os transportes e a organização. Citaram que é uma cidade limpa, segura e com pessoas amáveis.

Mas não encontraram clima de Copa do Mundo em Curitiba. Muitos disseram que a população não estava feliz com a Copa, que não houve festas. Que o centro da cidade não tem movimento e que faltam opções para turismo.

Fortaleza

A paisagem e as praias de Fortaleza conquistaram a mídia estrangeira. Os entrevistados pelo UOL elogiaram as "praias lindas e ensolaradas", boa infraestrutura, a alegria e amabilidade das pessoas e a segurança na área dos hotéis e nas áreas Fifa.

As principais reclamações dos jornalistas foram: população não fala outro idioma, o trânsito ruim, os altos preços, o calor, falta de opções de restaurantes, sujeira nas ruas e poucas opções de voos.

Manaus

Um dos jornalistas entrevistados pelo UOL disse que o que se pensa no exterior é que o Amazonas é uma grande selva. Ele disse que o que mais gostou em Manaus foi descobrir que havia uma cidade bem estruturada no meio da selva. Os pesquisados elogiaram Manaus também pela segurança, o clima de Copa entre seus moradores e, claro, pela beleza da natureza. Eles citaram "a floresta fantástica" e os "rios grandiosos" como destaques.

Ainda assim, o calor úmido da capital do Amazonas desagradou os jornalistas. Eles também reclamaram do trânsito ruim, da dificuldade de se comunicar com as pessoas (que não falam outro idioma), dos transportes e de "taxistas que enganam turistas".

Natal

Em Natal, o que chamou a atenção dos jornalistas estrangeiros foi a paisagem, as praias com dunas, a cor do mar, bons restaurantes e pessoas amáveis e dispostas a ajudar.

Mas a chuva que atingiu a capital potiguar durante os jogos da Copa - e até mesmo colocou Natal em estado de calamidade pública - atrapalhou também a imprensa. Os jornalistas consultados pelo UOL apontaram a chuva como um dos problemas da cidade e também o calor. Além disso, reclamaram também da insegurança, da falta de sinalização do trânsito, dos altos preços e da conexão ruim à internet.

Porto Alegre

A cidade sediou cinco partidas da Copa e ficou entre as preferidas dos entrevistados pela "animação das pessoas", o apoio da população à Copa do mundo, a paisagem do Rio Guaíba e o clima ameno nos dias de jogo.

O transporte, no entanto, não agradou. Nem os congestionamentos que os jornalistas enfrentaram para chegar ao Beira-Rio. O bloqueio feito pela Brigada Militar na região do estádio também foi considerado muito longe, o que dificultou a chegada com equipamentos de trabalho. O entorno não terminado também foi alvo de críticas.

Recife

Recife foi avaliada pelos inquiridos na pesquisa como uma cidade bem policiada e que recebe bem os turistas. Além disso, os jornalistas elogiaram a amabilidade das pessoas e a beleza da cidade, além da conexão de internet.

Por outro lado, reclamaram muito da localização da Arena Pernambuco, que fica afastada de Recife, e da pobreza da cidade, da sujeira nas ruas e da falta de sinalização. Além disso, citaram que há poucas opções de voos desde a capital de Pernambuco.

Rio de Janeiro

A cidade cartão-postal do Brasil impressionou os jornalistas estrangeiros que a visitaram pela primeira vez. No Rio de Janeiro, os entrevistados elogiaram principalmente a "beleza única", a paisagem, a boa vida noturna e a "grande diversão" que a cidade proporciona. Alguns falavam que a beleza do Rio é "inacreditável" e que a cidade é "paradisíaca". Eles elogiaram também o clima de Copa do Rio, os hotéis e a hospitalidade, além do bom acesso ao estádio do Maracanã.

Mas os problemas do Rio não ficaram escondidos atrás da beleza. Os entrevistados reclamaram do carioca, afirmando que alguns deles tentam se aproveitar do turista. E apontaram outras muitas falhas da cidade maravilhosa: táxis muito caros e que enrolam o turista, sensação de insegurança, transporte ruim, sujeira nas ruas, desigualdade social e serviços deficientes. Reclamaram ainda do aeroporto Tom Jobim, que classificaram "muito longe e confuso".

Salvador

A capital baiana também encantou pela beleza e história. Os inquiridos pela pesquisa gostaram do clima da cidade, das praias paradisíacas, da história, da animação e do baiano, segundo eles, "muito gente boa".

Mas também apontaram problemas como desorganização, insegurança, sujeira nas ruas, táxis ruins e caros. E disseram ainda que o excessivo assédio de pedintes e vendedores nos pontos famosos da cidade intimida o turista.

São Paulo

São Paulo impressionou pela grandiosidade. Muitos jornalistas não sabiam que havia uma cidade deste porte no Brasil. Eles apontaram como características positivas: a organização, policiamento, o funcionamento do aeroporto, serviços bem prestados, pessoas educadas e prestativas e ótimas comidas e opções de restaurante.

O trânsito foi a reclamação mais frequente dos que participaram da pesquisa, citado por alguns como "pesadelo" e "infernal". Além disso, a pobreza nas ruas, a falta de limpeza pública, iluminação ruim, clima de insegurança, transporte ruim e o alto preço das coisas. Além disso, reclamaram das obras na Arena do Corinthians, que consideraram "inacabada".