Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Secopa vai liberar marginais da trincheira Jurumirim nos próximos dias; imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Apontada como a quarta maior obra da Copa do Mundo em Cuiabá - só atrás do VLT, Arena Pantanal e ampliação do aeroporto Marechal Rondon -, a trincheira Jurumirim, com quase um quilômetro de extensão terá a liberação de suas vias marginais, nos próximos dias. A construtora responsável pela obra (Sobbeltar) vem concluindo os preparativos para a liberação das duas laterais - sentido ida e volta. A inauguração da obra está prevista para o mês de setembro, quando deverá estar pavimentada a grande pista inferior. 

Leia mais:
Trincheira Santa Rosa será a próxima obra entregue
Trincheiras Jurumirim e Santa Rosa voltam à mira dos deputados

Muito complexa e envolta em longos atrasos devido a inúmeros problemas na remoção de interferências, as obras da trincheirona da avenida Miguel Sutil já está na reta final dos trabalhos na parte superior, onde os círculos das rotatórias vem passando por retoques. A pista inferior vem recebendo o processo de pré-pavimentação com terraplenagem e trabalho de solo. Enquanto uma equipe termina a trincheira em sua parte superior, outra está concentrada somente na pavimentação da grande pista.

A 'trincheirona' é uma das obras mais atrasadas da Copa em Cuiabá e deve ser uma das últimas obras da Copa a serem inauguradas. Era meta do Governo do Estado entregar a trincheira parcialmente pronta antes da Copa, incluindo as duas laterais livres para o trânsito, o que não foi possível. As duas rotatórias (Jurumirim e Trabalhadores) que compõem o projeto já foram liberadas para o trânsito.

A trincheira - Com 960 metros de extensão, a maior de todas as trincheiras em execução abrange o trecho um pouco antes da Avenida dos Trabalhadores (Av. Dante de Oliveira) até depois do cruzamento da Avenida Jurumirim (Av. Gonçalo Antunes de Barros), próximo ao viaduto da Avenida do CPA. A obra integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Tijucal - Além da trincheira Jurumirim, outra grande obra segue sob forte atraso e recebe pressão da Secopa para conclusão até o mês de outubro. Trata-se do Complexo Viário do Tijucal que há alguns meses teve seu viaduto liberado para o tráfego. No local, os trabalhos se concentram na construção da trincheira.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa