Imprimir

Notícias / Copa 2014

Movimentos sociais organizam nova onda de protestos logo após apito final da Copa

De Brasília – Vinícius Tavares

O encerramento da Copa do Mundo no próximo domingo, dia 13 de julho, a partir das 18h, no Maracanã, será o estopim para o início de uma nova onda de protestos contra a corrupção e os gastos excessivos da Copa, tal qual ocorreram em 2013 quando milhões de pessoas saíram às ruas.

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais assinado pelos movimentos #OLegadoDaCopa e #TropadoBrasil, os organizadores defendem a realização dos protestos pacíficos para despertar a sociedade brasileira sobre os efeitos do uso do futebol como instrumento de manipulação das massas.

Leia mais
Artigo: Brasil “C”
Trabalhadores do VLT temem que obra não seja concluída

“Queremos uma manifestação pacífica, sem violência, sem quebra-quebra e sem aturar sem a presença dos Black Blocs destruidor de manifestos”, diz um trecho do vídeo.

Os organizadores dizem que a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha terá reflexos nas eleições de 2014 não só pelo placar, mas pelo fato de servir como um despertar para os problemas que a nação enfrenta.

“Torcemos para o Brasil vencer, mas depois de levar uma sova de 7 a 1 numa semifinal dentro de casa é que acaba com aquela falsa sensação de que está tudo bem neste país”, afirma o vídeo em outro trecho.

As maiores concentrações vão ocorrer na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, na Avenida Paulista, que é centro financeiro de São Paulo, além da Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte, e na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

Confira o vídeo da convocação: