Imprimir

Notícias / Aeroporto

Receita Federal espera conclusão das obras no aeroporto para liberar voo

Da Redação - Darwin Júnior

Em uma entrevista ao Olhar Copa, a delegada da Receita Federal de Mato Grosso, Marcela Maria se pronunciou, na tarde desta sexta-feira (11) sobre a decisão do órgão de suspender os voos internacionais no aeroporto Marechal Rondon, de Cuiabá. Ela afirma que o cancelamento foi atribuído à falta de estrutura mínima para esse procedimento e fez questão de esclarecer que a liberação do voo ligando Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), através da empresa aérea Amaszonas durante a Copa do Mundo foi de forma provisória, como permite a lei e com a finalidade exclusiva de atender à demanda durante o evento.

Leia mais:

Cuiabá pode perder rota internacional e ficar sem nenhum legado da Copa no turismo
Cancelamento de voo internacional prejudica passageiros em Cuiabá

“O aeroporto ainda está em obras e não apresenta condições para operação de voos internacionais. Quero esclarecer que a portaria 13.202 que trata de alfandegamento visou a liberação destes voos somente durante o período da Copa do Mundo, devido à grande demanda de passageiros para Cuiabá. Os trabalhos ocorreram de forma provisória. O aeroporto hoje não comporta voos regulares desse nível”, afirma a delegada da Receita Federal argumentando que a sala de desembarque internacional é apertada, sem climatização suficiente não há um link de internet no local de instalação da aduana.

A delegada afirma que algumas exigências devem ser atendidas para que os voos internacionais possam ser liberados. Como exemplo, ela cita que a área de desembarque deverá ser realocada – pelo projeto, esse setor é o mesmo que foi ocupado para a ‘fun zone’ da Copa do Mundo – e os aparelhos necessários serem instalados para que possa haver cobertura de alfândega. “A obra do aeroporto está incompleta e o setor de desembarque internacional está em caráter precário, onde se inclui capacidade pequena e problemas na refrigeração. As obras do aeroporto precisam avançar e quando isso ocorrer, a Receita Federal voltará a liberar o aeroporto para voos internacionais”, informou Marcela Maria.

“Também quero deixar claro que não é intenção da Receita Federal impedir esses voos. Em que pese nossa vontade de ajudar, esbarramos nas normas, de forma que se não cobrarmos os procedimentos corretos, seremos cobrados. Hoje o aeroporto Marechal Rondon não pode ter procedimentos de voos internacionais regulares, apenas voo charter”, complementou.

A Superintendência do Aeroporto informou que o trabalho de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon será retomado após o encerramento da Copa do Mundo. A etapa 2 compreende basicamente, a reforma do setor de embarque. Não há previsão de quando os trabalhos serão concluídos.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa