Imprimir

Notícias / Brasil

Ex-técnico da seleção, Mano propõe debate para melhorias no futebol brasileiro após 7 a 1

ESPN

 O técnico Mano Menezes tentou evitar falar sobre o fiasco da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014, mas foi inevitável dar ao menos um ou outro ponto de vista. Em entrevista nesta quarta-feira, o antecessor de Luiz Felipe Scolari comentou no CT Joaquim Grava que deve ser feito um debate para discutir a eliminação de forma mais profunda e até uma nova filosofia no futebol do país. O Brasil foi humilhado por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal.

"Agora qualquer declaração sobre a seleção vai parecer outra coisa, ainda mais com a eliminação da forma que foi. Acho que no momento certo penso que a gente deve e pode se reunir para aí sim discutir isso de forma mais ampla e mais profunda", analisou o treinador do Corinthians.

"Penso que o mais importante é uma filosofia, uma ideia, e depois dessa ideia você obviamente vai escolher as pessoas que compactuam com ela primeiro e depois sejam capacitadas para desenvolvê-las em termo de futebol brasileiro, que é muito mais amplo que a seleção", continuou o técnico.

Mano foi demitido no fim de 2012, depois de resultados que não agradaram o presidente da CBF, José Maria Marin. O comandante agora corintiano sucumbiu na Copa América 2011 e também nos Jogos Olímpicos de Londres da temporada seguinte, naqueles que eram os dois principais objetivos dos dois primeiros anos de trabalho. Luiz Felipe Scolari assumiu na sequência.

Felipão até teve bons resultados no começo, vencendo grandes seleções e faturando a Copa das Confederações depois de atropelar a Espanha na decisão por 3 a 0. Mas o técnico não resistiu à pressão de disputar um Mundial em casa, viu a equipe abusar do nervosismo, alcançar as semifinais e ser atropelada por 7 a 1 pela Alemanha, naquela que foi a maior derrota do Brasil em todos os tempos.

"Pelo menos para quem acompanhava e acompanhou toda a preparação pós-Copa de 2010, ninguém tinha muita dúvida sobre como a Alemanha ia chegar na Copa. Ia chegar bem, com muitos remanescentes da Copa de 2006 até, óbvio que ia chegar bem, uma seleção madura e com qualidade, só confirmou isso em termos de rendimento na Copa", verificou Mano Menezes.

Depois, Felipão ainda levou 3 a 0 da Holanda, na disputa do terceiro lugar, em outra vergonhosa derrota que não foi aceita pelo público. Nem pela direção da CBF, que optou pelo desligamento do técnico após a Copa do Mundo. A Confederação procura agora um novo nome para assumir a seleção no novo projeto para a disputa do Mundial 2018, na Rússia.