Imprimir

Notícias / Aeroporto

Com prejuízo de meio milhão, AmasZonas não continuará com voo internacional

Da Redação - Wesley Santiago

 A empresa aérea AmasZonas não irá continuar com o voo internacional que liga Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). A informação foi passada ao Olhar Copa pelo presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez. Segundo estimativas o prejuízo chega a R$ 500 mil.

Veja mais:
Trade turístico se mobiliza por retorno de voo internacional no Marechal Rondon
Silval assume briga por manutenção de vôo de Cuiabá para Bolívia e cobra comando da Receita Federal

“Tivemos uma reunião na quinta-feira (17) com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Receita Federal e com todo o setor produtivo do Estado de Mato Grosso para tentar encontrar uma solução para o problema, porém, foi-nos dito que a portaria não poderá ser estendida”, afirmou Oiran.

Com isso, os empresários responsáveis pela operação do voo decidiram que não continuarão a realizar as viagens: “Eles tiveram um prejuízo de meio milhão de reais, estão desolados com essa decisão de suspender este trajeto. Eles já decidiram que não irão continuar em Cuiabá e devem ficar por enquanto apenas em Campo Grande (MS)”, explica o presidente.

“É uma pena que nós mato-grossenses não sejamos de interesse nacional para estes órgãos. Perdemos a chance de aproveitar o legado que a Copa do Mundo deixaria aqui. A Sigla CGB (Cuiabá) não irá mais aparecer no mapa dos turistas, muitos dos que se interessaram e prometeram voltar, não o farão, pois a viagem ficará mais longa e cara”, comenta Oiran.

O presidente do Sindetur revelou que os empresários da AmasZonas ficaram boquiabertos com a decisão de não continuar com o voo: “Não souberam o que falar. Ficaram surpresos e irritados, pois tinham a palavra do governador Silval Barbosa (PMDB) e do secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf de que poderiam operar”.

Por fim, Oiran lamentou o fato de Cuiabá ficar atrás da capital sul-mato-grossense: “Ficávamos nos orgulhando da Copa do Mundo e mandando eles ‘chuparem a manga’. Porém, com um aeroporto infinitamente menor, eles terão o voo de suma importância para o turismo e nós não. Mandaram o caroço da manga de volta para nós chuparmos, infelizmente”.

Porém, ainda pode restar uma esperança. O governador Silval Barbosa prometeu lutar para manter o voo internacional: “Não. Não vamos perder [o vôo internacional], porque é um ganho para Cuiabá, para Mato Grosso”. Porém, segundo informações obtidas pelo Olhar Copa, os empresários só voltarão a investir na cidade caso hajam diversas garantias.

O voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) começou a ser operado em junho deste ano, dias antes da Copa do Mundo de 2014. Com viagens três vezes por semana, a ocupação era de aproximadamente 80%. Havia a intenção de tornar as viagens diárias por conta dos bons números apresentados.