Imprimir

Notícias / Aeroporto

Estados começam disputa para ‘herdar’ voo internacional de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

 O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindetur) revelou ao Olhar Copa que diversos Estados já estão de olho no voo internacional da AmasZonas que foi suspenso em Cuiabá. A empresa decidiu não continuar com as operações na capital mato-grossense após não haver acordo com a Receita Federal.

Veja mais:
Silval assume briga por manutenção de vôo de Cuiabá para Bolívia e cobra comando da Receita Federal
Trade turístico se mobiliza por retorno de voo internacional no Marechal Rondon

“Já ficamos sabendo que Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR) estão de olho na possibilidade de levar este voo para lá. Ele é a porta de entrada mais rápida para os turistas da América do Sul. Com ele, a viagem fica muito mais barata e demora menos tempo. Infelizmente as autoridades fecharam esta possibilidade para Cuiabá”, disse Oiran.

Por conta dos problemas enfrentados e do prejuízo que chegaria a R$ 500 mil, as lojas da empresa foram fechadas em Mato Grosso: “Eles fecharam as lojas aqui em Cuiabá e só continuarão trabalhando em Mato Grosso do Sul. Nenhum outro empresário quer ouvir falar da nossa cidade para investimentos. Perdemos muito”, lamenta o presidente.

“Desde o século passado que eles tentam fazer essa alfândega funcionar no Aeroporto Marechal Rondon, mas não conseguem internacionalizar o local. Não sei o que acontece que nunca sai. Com o cancelamento das operações são 1.500 leitos por mês que deixam de ser preenchidos”, garante o presidente.

O governador Silval Barbosa (PMDB) prometeu se esforçar e ‘lutar’ para que o voo não saia da capital mato-grossense: “Não. Não vamos perder [o vôo internacional], porque é um ganho para Cuiabá, para Mato Grosso”. Porém, algumas fontes relataram ao Olhar Copa que as chances dos empresários retornarem é muito pequena. Se isso acontecer, será somente mediante garantias apresentadas.

Trajeto – A AmasZonas começou a operar o voo entre Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Cuiabá em junho deste ano, dias antes do início da Copa do Mundo de 2014. Os voos estavam com aproximadamente 80% da ocupação e já havia reservas até agosto. A possibilidade de que a viagem tornasse diária era grande.