Imprimir

Notícias / Copa 2014

Na Copa do Mundo vencida pela Alemanha, vários recordes foram quebrados. Confira alguns deles

Goal.Com

 A Copa do Mundo de 2014 já foi embora, mas ainda deixa saudades. O torneio, conquistado pela Alemanha, encheu os olhos de quem já era fanático pelo esporte e tornou alguns leigos especialistas no mundo da bola. O encanto com as partidas era presente desde o início, e a expressão “Copa das Copas” entrou para o vocabulário coloquial. Outra denominação que cairia bem seria “Copa dos recordes”, já que muita coisa foi reescrita em terras brasileiras.

Desde Klose superando Ronaldo até a avalanche dos 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, novas marcas apareceram na história deste que é o principal torneio do futebol. O camaronês Roger Milla, por exemplo, foi superado duas vezes. Deixou de ser o atleta mais velho a jogar uma partida de Mundial, além de não ser mais o grande artilheiro africano. Neste especial, a Goal Brasil lista outras novas marcas registradas durante o período em que o nosso país foi palco do maior espetáculo da bola.

Título alemão e os ecos do 7 a 1

Primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo em terras americanas, a Alemanha também foi a que mais vezes chegou às decisões. Contra a Argentina, a Nationalelf disputou sua oitava final no torneio. E para chegar lá, os alemães venceram o Brasil por 7 a 1 na semifinal, um resultado incrível que estabeleceu alguns dos recordes mais relevantes da história desta competição. Naquele jogo:

- Klose marcou seu 16º gol em Copas, superando os 15 de Ronaldo para se tornar o maior artilheiro da história dos Mundiais
- A Alemanha superou o Brasil como seleção que mais gols marcou na história da competição: 224 tentos (incluindo o marcado por Götze na decisão posterior)
- A Alemanha foi a seleção que marcou cinco gols no menor intervalo de tempo: 29 minutos
- A Nationalelf aplicou a maior goleada da história das semifinais das Copas e a maior goleada aplicada em um país-sede do torneio
- O Brasil sofreu sua maior derrota na história das Copas do Mundo

Roger Milla, enfim, é superado

O camaronês Roger Milla está e sempre estará na história da Copa do Mundo, mas o autor da famosa dancinha perto da bandeira de escanteio cedeu suas duas maiores marcas para outros atletas.

O ex-atacante deixou de ser o jogador mais velho a participar de uma partida de Copa: quem detém este recorde agora é Faryd Mondragón, que aos 43 anos e três dias entrou aos 39 minutos do segundo tempo da vitória por 4 a 1 da Colômbia sobre o Japão, na fase de grupos.

Na derrota por 2 a 1 para Portugal, o ganês Asamoah Gyan marcou o seu sexto gol em Copas, superando os cinco marcados anteriormente por Milla. Agora, o atacante da camisa 3 é o maior artilheiro africano das Copas do Mundo.

Heróis do banco de reservas

Mario Götze entrou pouco antes do início da prorrogação contra a Argentina e, aos 113 minutos, marcou o gol que deu o título mundial para a Alemanha. Foi a primeira vez que um jogador saiu do banco de reservas para estufar as redes dando para a sua equipe o troféu mais cobiçado do futebol. Além do camisa 19 da Nationalelf e Bayern de Munique, aconteceram outros 31 gols marcados por atletas suplentes. Nunca jogadores reservas balançaram tanto as redes em uma Copa do Mundo.

Península Ibérica decepciona

A Espanha chegou no Brasil para defender o título conquistado quatro anos antes, na África do Sul. Era considerada uma das favoritas, mas decepcionou. Portugal não tinha ambições tão altas, mas contava com Cristiano Ronaldo, eleito melhor jogador do mundo e campeão da Champions League com o Real Madrid. No entanto, espanhóis e lusos voltaram para casa com recordes negativos.

Na estreia, a Espanha foi derrotada por 5 a 1 para a Holanda. Foi a maior goleada sofrida por um detentor do título mundial. Os portugueses também tiveram que buscar a bola no fundo da rede várias vezes em seu primeiro jogo. Contra a Alemanha, que venceu por 4 a 0, Portugal levou sua maior goleada em Copas do Mundo.

Outros recordes estabelecidos:

- Os oito campeões de seus grupos se classificaram para as quartas de final. Foi a primeira vez que isso aconteceu na história dos Mundiais.
- Pior campanha da história da Inglaterra em Mundiais: apenas um ponto somado.
- Tim Cahill, da Austrália, tornou-se o primeiro jogador da Oceania a marcar gols em três Mundiais diferentes
- A Argélia tornou-se o primeiro time africano a marcar quatro gols em uma partida de Copa do Mundo (4 a 2 sobre a Coreia do Sul)
- Keisuke Honda tornou-se o primeiro jogador japonês a fazer gols em duas Copas do Mundo diferentes
- A família Song recebeu três dos oito cartões vermelhos da história de Camarões em Copas do Mundo (Alex Song em 2014 e seu tio Rigobert Song em 1994 e 1998)
- Honduras é a seleção que mais jogos fez no Mundial sem conseguir uma vitória (3 empates, 6 derrotas)
- Nas últimas seis Copas, desde 1994, o México foi eliminado nas quartas de final do torneio. Nenhuma seleção caiu mais vezes nesta fase do que os mexicanos.
- Contra a Suíça, Di Maria marcou o gol mais tardio da história da seleção argentina em Mundiais (118 minutos)
- O empate sem gols entre Argentina e Holanda, na semifinal da Copa, foi o primeiro 0 a 0 em semifinais de Mundial