Imprimir

Notícias / Mundo

Fifa: decisão sobre compra de votos de Rússia e Catar sairá até setembro

Globo Esporte

 O Comitê de Ética da Fifa informou que pretende divulgar até a primeira semana de setembro uma resposta sobre as acusações de manipulação de votos no processo de escolha das sedes dos dois próximos Mundiais: Rússia, em 2018, e Catar, em 2022. A entidade máxima do futebol mundial divulgou um breve comunicado nesta segunda-feira para falar sobre a investigação.

- Esperamos entregar o nosso relatório para a Câmara de Investigações até a primeira semana de setembro de 2014 - diz a Fifa no comunicado.

Eleitas em 2010, as candidaturas de Rússia e Qatar são acusadas de comprar votos para, após o Brasil, ganharem o direito de receber a competição. O país do leste europeu sediará o torneio em 2018, enquanto os asiáticos receberão a edição seguinte, em 2022. Diante das denúncias, o Comitê de Ética da Fifa vem coletando informações nas últimas semanas e até a data estipulada deverá divulgar uma resposta.

Além do escândalo da compra de votos, o Catar está envolvido em outra polêmica. Afinal, faz muito calor no país durante o verão local, entre junho e julho, quando normalmente acontece o Mundial, e até o presidente da Fifa, Josefh Blatter, já admitiu que a escolha da sede para esta época do ano foi um erro. Tanto que é possível que o torneio seja transferido para o início do ano.