Imprimir

Notícias / Brasil

Ex-diretor defende opção da CBF de trazer Dunga de volta: "Experiência"

Globo Esporte

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não oficializou a escolha, mas já é público o fato de que Dunga será o novo técnico da Seleção. Depois de exatos quatro anos, o treinador, campeão da Copa América de 2007 e das Confederações em 2009, está de volta ao cargo. Seu retorno, contestado por uns e elogiado por outros, divide opiniões, mas não a de Américo Faria: o ex-diretor da CBF gostou da notícia.

Américo ocupou cargos executivos na entidade máxima do futebol brasileiro por mais de 20 anos e chegou a trabalhar com Dunga na Seleção. Na sua análise, mesmo com a dolorosa eliminação na Copa do Mundo de 2010, o treinador pode se orgulhar de ter conseguido montar uma equipe competitiva na época.

- Eu sempre defendo a experiência. Acho que o Dunga, na primeira passagem pela Seleção, conquistou bons resultados. Ele conseguiu formar um grupo, e o primeiro dever da comissão técnica é formar um grupo competitivo. Ele ganhou a Copa América, a Copa das Confederações, foi o primeiro nas eliminatórias... - lembra Américo.

Na próxima terça-feira, a CBF oficializará o retorno do treinador que levou o Brasil até às quartas de final da Copa de 2010, mas acabou eliminado com uma derrota por 2 a 1 para a Holanda. O comunicado será dado às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Mesmo estando fora da confederação, Américo se dá o direito de dar um pitaco nos deveres do novo treinador: para ele, Dunga precisa, mais do que tudo, olhar para a base da seleção brasileira.

- Agora é um momento de formação dos atletas, acho que é um momento de apoio para que isso seja feito. Se eu pudesse dar uma sugestão, eu iria sugerir que ele (Dunga) trabalhasse com a seleção sub-21 para as Olimpíadas, utilizando quatro ou cinco jogadores acima da idade. E essa seleção seria a base da própria seleção principal para a Copa de 2018 - concluiu ele.