Imprimir

Notícias / Geral

Quatro estados-sede da Copa discutem elaboração de plano de fronteira

Da Redação - Wesley Santiago

 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo discutiu, em reunião Secretários de Segurança Pública de quatro estados que fazem fronteira com outros países e que foram sedes dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, através de uma videoconferência, a elaboração de um plano de fronteira para cada região.

Veja mais:
Mesmo com sensação de insegurança, jornalistas estrangeiros elogiam Cuiabá
Ações de segurança para a Copa em Cuiabá se estenderam à fronteira; Gefron destaca cooperação

A videoconferência foi realizada Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília e foi transmitida simultaneamente aos Centros Integrados de Comando e Controle Regional dos estados do Amazonas, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Um programa de atuação com a possibilidade de ter o trabalho integrado no controle de fronteira deverá ser elaborado: “Vamos discutir a situação da fronteira fazendo um diagnóstico de cada região e elaborar medidas que possam ser tomadas para fortalecer a atuação das forças de segurança na fronteira”.

A intenção é conhecer ‘in loco’ os trabalhos realizados em cada Estado: “Definimos uma data para que uma equipe da Ministério da Justiça visite os estados para nos apresentar um diagnóstico e uma pré-proposta de como será o plano de fronteira”. Ainda ficou definido que o modo de atuação será praticamente igual ao utilizado na Copa do Mundo de 2014.

“Estamos trabalhando de forma constante na região através do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) que atua de forma integrada com outros órgãos há mais de 12 anos e está servindo de exemplo para outros estados”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante.

Bustamante disse acreditar que o patrulhamento deve ser constante nas fronteiras: “As ações integradas, como as que acontecem nas operações integradas Gênesis, Ágata e Sentinela que unem as forças de segurança e que, no final, apresentam resultados positivos, são muito importante pois produzem melhores resultados que são os anseios dos estados”.