Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

FMF prepara ‘plano de ataque’ para alavancar futebol de Mato Grosso

Da Redação - Wesley Santiago

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) está preparando um verdadeiro ‘plano de ataque’ para reestruturar o futebol mato-grossense. O presidente interino, Helmute Lawisch, tem adotado um discurso agregador com os clubes e tem como um dos principais objetivos auxiliar os clubes do Estado no acesso.

Veja mais:
Com grande público, organização do jogo do Cuiabá peca na venda de ingressos
FMF mantém preço acessível para rodada dupla na Arena; Ingressos vão de R$ 10 a R$ 30

Como forma de alavancar o futebol de juniores, a federação planeja realizar a ‘Copa do Pantanal Sub-17’. A competição, que deve acontecer em novembro, envolverá jovens atletas dos clubes mato-grossenses – serão no mínimo 16 equipes - que disputarão um torneio que será dividido em quatro regiões do Estado.

Posteriormente, os campeões de cada região irão disputar um quadrangular juntamente com quatro times júniores nacionais: “Já temos alguns clubes acordados para participar da competição”, revelou Helmute. A intenção é que o torneio seja transmitido pelo canal a cabo Sportv, o que daria visibilidade para o evento.

A ideia do presidente da FMF é que os jogos sejam disputados nos Centros Oficiais de Treinamento da UFMT e da Barra do Pari, que foram construídos para a Copa do Mundo de 2014 - o último não foi utilizado por não ter ficado pronto a tempo. “Ainda não é certo, mas estamos conversando com o governo e com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e estamos bem avançados neste sentido”, garante Helmute.

A ‘Copa Mato Grosso’ deverá acontecer nos meses de outubro e novembro deste ano e novamente dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2015. A intenção da FMF é de também conseguir televisionar a competição, como forma de garantir renda e visibilidade para os clubes.

O campeonato estadual de 2015 também começou a ser planejado pela federação. O nome da competição será comercializado e duas empresas já demonstraram interesse no torneio. No ano passado, uma montadora de veículos patrocinou o mato-grossense. O televisionamento também será discutido com as emissoras de TV, já que o contrato com a TV Centro América, afiliada da Rede Globo, terminou no ano passado. Há ainda a possibilidade de que o campeonato seja disponibilizado por Pay-Per-View.

Helmute ainda pediu o apoio das empresas regionais: “Não vamos fazer futebol com migalhas aqui em Mato Grosso. Precisamos do apoio das empresas daqui. Eu não estou descartando o governo do Estado, mas precisamos de mais investimento que venha da nossa terra”. Para ‘evitar especulações’ o contrato da FMF com a empresa Fabinho Promoções foi rescindido.

“Nós temos um lindo palco aqui no Estado que é a Arena Pantanal. Precisamos saber aproveitar este legado deixado pela Copa do Mundo. Muito por conta disto a Federação Mato-grossense de Futebol comprou uma briga com o governo do Estado. Nós somos contra a privatização do nosso estádio”, finalizou Helmute.