Imprimir

Notícias / Copa 2014

Voluntários destacam aprendizado e trabalho durante a Copa do Mundo

Da Redação - Wesley Santiago

 Os voluntários que atuaram durante a Copa do Mundo de 2014, destacaram o aprendizado que tiveram durante a competição. A experiência foi uma oportunidade para alargar os horizontes e estar em contato com diversas culturas, além de melhorar o currículo profissional de cada pessoa. Este inclusive é um dos pontos que recebeu melhor nota dos visitantes.

Veja mais:
Voluntários visitam pontos turísticos de Cuiabá para a Copa; fotos
Número de voluntários para a Copa em Cuiabá cai para 300; foram 2 mil inscritos

Os 357 participantes do programa Brasil Voluntário atuaram em locais como aeroporto, rodoviária, Arena Cultural, entorno da Arena Pantanal, Fifa Fan Fest e Centro Aberto de Mídia. “Dois desses locais não teriam funcionado tão bem sem eles. Aeroporto e entorno da Arena. Foram eles que receberam, recepcionaram e direcionaram os visitantes que aqui chegaram”, garante a coordenadora do programa pela Secretaria Extraordinária da Copa, Melissa Catalano.

“É impossível imaginar esses dois locais sem a atuação dos voluntários, eles fizeram toda a diferença no atendimento aos turistas que chegaram a Cuiabá”, completou a coordenadora. Vale lembrar que durante o treinamento os voluntários receberam certificados. Outro fator positivo foi a oportunidade de se fazer um excelente intercâmbio cultural.

“O contato que tivemos com as pessoas de outros países e o aprendizado que vamos levar para nossa vida profissional é imenso. Uma coisa é você ser expectador e outra é fazer parte do evento”, conta o estudante de Administração Paulo Roberto de Melo que se candidatou à vaga por causa da carga horária curricular.

“Com certeza seria voluntário novamente. Além de nos divertirmos, ficamos preparados para a vida. Não foi um trabalho de cunho social, mas uma tarefa de aproximar as pessoas e incentivá-las a se confraternizar. E não há nada melhor que isso”, destacou Paulo. Cuiabá recebeu oito seleções durante a Copa do Mundo de 2014 – Chile, Austrália, Nigéria, Bósnia e Herzegóvina, Rússia, Coréia do Sul, Japão e Colômbia.