Imprimir

Notícias / Turismo

Casarões serão desapropriados para continuidade do Projeto Porto Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

 Os valores a serem pagos pelas desapropriações de 35 construções antigas, localizadas no bairro do Porto, devem ser definidos nos próximos dias, quando será finalizado o estudo feito pela Prefeitura de Cuiabá. As construções, na maioria casarões, são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e estão incluídas no projeto Porto Cuiabá.

Veja mais:
Representantes do trade turístico cobram data para fim das obras no aeroporto
Prefeitura quer entregar parte da revitalização do Porto até o fim do ano

O projeto, que era esperado para antes da Copa do Mundo de 2014, revitalizará aquela área histórica da Capital mato-grossense. De acordo com o procurador-geral, Rogério Gallo, algumas construções estão deterioradas e necessitam de reparos. Eles serão feitos de acordo com os padrões definidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Depois de reformados, os casarões serão utilizadas para promover e preservar a cultura cuiabana, principalmente o artesanato e a culinária, além de outras manifestações artísticas. “Dentro de mais ou menos 20 dias os estudos estarão concluídos”, acredita Rogério Gallo. Ele ainda disse acreditar que não haverá atrasos no andamento das obras de revitalização.

A primeira etapa, que está sendo executada atualmente, consiste na execução do calçamento na orla do rio. O projeto do prefeito Mauro Mendes (PSB) tem como objetivo trazer a população para apreciar o Rio Cuiabá que é um patrimônio da cidade. “A população não pode mais ficar de costas para o rio Cuiabá”, explicou Gallo.

Projeto - O projeto Porto Cuiabá está sendo implantado em um trecho de 1.350m de extensão, orçado em R$ 28 milhões e após sua conclusão, irá dar uma nova área de lazer para a população e aos turistas. Ele terá entre outros equipamentos, uma pista de caminhada, área de contemplação, bares, restaurantes e academias ao ar-livre. Com informações da assessoria.