Imprimir

Notícias / Copa 2014

Sem dinheiro após ser assaltado, colombiano trabalha nos sinais de VG tentando voltar para casa

Da Redação - Wesley Santiago

 Há praticamente um mês terminava a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Por conta dela, diversos turistas chegaram ao país e principalmente a Cuiabá, porém, não foram todos que conseguiram ir embora. O colombiano,José Ignacio, de 34 anos, não pôde voltar para casa, pois foi roubado na capital carioca.

Veja mais:
Ingressos chegam a R$ 1 mil na porta da Arena Pantanal; Colombianos tomam conta Veja fotos
Ingressos são extraviados e torcedores colombianos perdem goleada de seleção

Ignacio chegou ao Brasil para acompanhar a sua seleção na caminhada durante a Copa do Mundo de 2014, e visitou diversos lugares do país como: Manaus (AM), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Deste último, ele não levará boas recordações já que teve todo o dinheiro levado por assaltantes.

“Nós fomos roubados no Rio de Janeiro. Eles levaram todo o nosso dinheiro e por conta disto não conseguimos retornar ao nosso país. Estou com muita saudade de casa, da família e principalmente da nossa comida, que é diferente da que tem aqui”, disse ele ao Olhar Copa trajando uma camisa da seleção colombiana e com um pedaço de pano na mão.

Pano este que ele utiliza para ‘sobreviver’ e tentar arrecadar fundos para voltar á sua terra: “Eu e meu primo estamos trabalhando aqui limpando os vidros do carro. Conseguimos alguma coisa com isto e logo nós voltaremos para casa. Alguns nos dão uns trocados, mas tem gente não ajuda, tudo bem. Estamos conseguindo com nosso trabalho o dinheiro para voltar pra casa”, explicou 'Nacho' - apelido dele - em um típico portunhol.


  (Foto: Danilo Bezerra - Olhar Direto)

O colombiano utiliza a avenida Jaime Campos, em Várzea Grande para conseguir levantar o dinheiro que ajudará na volta para a Colômbia: “Enquanto isso nós estamos tendo a ajuda de um peruano que nos deu abrigo e também o que comer. Ele é professor de espanhol aqui e fica muito solitário com o filho, até pediu para que a gente não volte e fique com ele”.

Por sorte ele ainda tem os documentos, que foram deixados pelos bandidos: “Nós estávamos precavidos e guardamos o passaporte longe do dinheiro. Mas o nosso visto está vencido, e por conta disto estamos tomando multa de oito reais por dia, se quisermos voltar para o Brasil em outra ocasião temos que pagar a multa”, pontuou Ignacio que estima a volta para o seu país no próximo dia 26.

Por fim ele elogiou a Copa do Mundo realizada no Brasil: “Foi muito legal, muito bom. Gostei muito do país e também de Cuiabá e Várzea Grande. O povo é muito legal e a cidade também”. Enquanto não volta, 'Nacho' continua a trabalhar nos sinais de Várzea Grande com um grande sorriso no rosto e debaixo de um forte sol.


  (Foto: Danilo Bezerra - Olhar Direto)