Imprimir

Notícias / Geral

Construído em 2007, Aecim Tocantins não consegue atrair grandes competições com regularidade

Da Redação - Wesley Santiago

Antes mesmo de ser construída, a Arena Pantanal em Cuiabá recebeu diversas críticas, pois era considerada uma forte candidata a ‘Elefante Branco’ ao término do Mundial de Futebol. Mas, pelo menos por enquanto, isto não está acontecendo e o estádio tem mantido boa média de público. Porém, o Ginásio Aecim Tocantins, que fica localizado a alguns metros do estádio não tem sido aproveitado da mesma forma desde que foi construído. Inaugurado em 2007, o local custou cerca de R$ 26 milhões.

Veja mais:
Arena Pantanal pode ser palco de jogo de futsal a céu aberto; entenda
Arena Pantanal pode receber amistosos da seleção olímpica ainda este ano

Inaugurado no dia 31 de maio de 2007, o local recebeu poucos eventos internacionais e nacionais durante todos estes anos em que esteve funcionando. No âmbito esportivo – principal razão pela qual a estrutura foi erguida – as principais competições foram: Copa América de Basquetebol Feminino (2009), Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino (2010), Liga Mundial de Vôlei (2007) e Copa América de Vôlei Masculino (2008).

Já fora do âmbito esportivo, o ginásio também recebeu um show do cantor Roberto Carlos. Além disto, alguns amistosos foram disputados na capital mato-grossense, como por exemplo, uma partida da seleção brasileira de futsal, com a sua principal estrela, o jogador Falcão. Porém, estes eventos são esporádicos no local.

Federações querem espaço

O presidente da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), Pedro Verão, disse ao Olhar Copa que: “precisamos de que o ginásio esteja a disposição não só da FMFS, mas sim de todas as outras federações. Nós não podemos cumprir o nosso calendário, uma vez que dependemos das datas do gestor do estádio”.

Pedro ainda revela que Cuiabá tem apenas dois locais próprios – e públicos – para a realização de campeonatos: “Aqui nós só temos o Ginásio Aecim Tocantins e o Verdinho, porém, foi nos informado que este último irá passar por algumas reformas e não poderá ser utilizado por algum tempo. Poderíamos realizar mais competições se tivéssemos mais ginásios”.


 (Foto: Reprodução)

“Alguns eventos que ficam fora do âmbito esportivo também atrapalham a criação do nosso calendário. Por vezes eles priorizam este tipo de evento agora que o ginásio está sob outra administração. Vamos ver se é possível acabar com estas dificuldades”, afirma o presidente. Ele ainda acrescentou que há uma tentativa de que Mato Grosso sedie o Campeonato Sul-Americano Sub-20 Masculino de Futsal.

Porém, não há eventos nacionais da modalidade previstos para acontecerem até o fim deste ano. A imprensa nacional tem cogitado que a final do Grand Prix de Futsal possa ser realizada em Cuiabá, mas o palco será outro. A ideia é que o confronto aconteça na Arena Pantanal em uma partida a céu aberto.

“Este ano foi muito atípico, tivemos a realização da Copa do Mundo e o local foi utilizado pela Fifa. Acreditamos que em outubro ou novembro devem acontecer as competições estaduais. Nós estimamos que aproximadamente 70 equipes irão participar do evento”, pontou o presidente da FMFS.

Competições programadas

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é quem administra o ginásio que faz parte do complexo esportivo situado na região da Arena Pantanal. A pasta informou que por conta da Copa do Mundo, o local não pôde sediar nenhum evento, já que ali estava instalado o Centro de Mídia para a imprensa credenciada.

Estão programados os seguintes eventos: Copa da Juventude (do dia 18 agosto a 27 de setembro); Campeonatos de Jiu Jitsu (13 e 14 de setembro); Associação Bíblica e Cultural Proclamadores do Reino (de 18 a 21 de setembro); Campeonato basquete (de 23/09 a 28/09) nas categorias: adulto feminino, sub 19 masculino e estadual sub 15 com etapas programadas de 05 a 09 de outubro e Finais de 05 a 09 de novembro. Foi informado ainda que jogos de futsal, eventos de MMA e Natação ainda devem ser confirmados.

O Ginásio

O Ginásio Aecim Tocantins – que custou aproximadamente R$ 26 milhões - tem capacidade para 11 mil pessoas e conta ainda com: refeitório para 132 pessoas, auditório com 70 lugares, alojamento com 220 leitos, 11 cabines de imprensa, salas administrativas, tribuna de honra e quadra poliesportiva oficial, atendendo as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol, podendo também ser utilizado para a realização de torneios de artes marciais, espetáculos de dança, teatro e eventos culturais.

Desde que foi entregue, o ginásio já foi palco de algumas ‘dores de cabeça’ para administração. Em 2011 foram identificados alguns problemas na estrutura do empreendimento como rachaduras em alguns pontos, ferrugem exposta nos pilares de ferro que sustentam o telhado e brechas em algumas paredes. Em outro momento, também foram detectados buracos no telhado da estrutura.


 (Foto: Reprodução/Craques do Rádio)

Em novembro do ano passado o local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros que havia detectado diversas irregularidades relativas à falta de equipamentos de combate a incêndios. Na ocasião aconteceria o show do cantor Roberto Carlos. A Secopa, que assumiu a adminstração recentemente, para a Copa do Mundo, disse não ter dados concretos ainda sobre o consumo do ginásio, já que o período em que esteve sob o comando da estrutura foi atípico e o Centro de Imprensa funcionava quase 24 horas por dia. No fim do mês um balanço deverá ser feito. Porém, foi adiantado que as despesas se concentram na parte de luz e água.