Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Viaduto da sefaz ficará interditado por quatro meses para reestruturação

Da Redação - Wesley Santiago

 O Consórcio VLT informou no fim da tarde desta quinta-feira (21) que o viaduto da Sefaz – Jamil Boutros Nadaf –, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça – avenida do CPA -, ficará pelo menos quatro meses interditado para uma reestruturação. Ainda não há detalhes quanto ao que será feito, isso só acontecerá em um prazo de 12 dias. A obra custou aproximadamente R$ 18 milhões.


Veja mais:
Seis meses após entrega, viaduto da Sefaz é interditado por causa de fissuras
Problema no viaduto da Sefaz traz a tona dúvidas sobre qualidade das obras; MPE de olho

A interdição se faz necessária após ser concluida a etapa de monitoramento do Viaduto Sefaz. Serão necessários 12 dias para que o detalhamento da reestruturação seja feito. De acordo com o a assessoria de imprensa do Consórcio: “Após esse período será possível quantificar, planejar a metodologia dos serviços necessários, e estabelecer o prazo para execução dos serviços decorrentes da reestruturação”.

Por conta disto, o local continuará interditado por pelo menos 120 dias. O Consórcio ainda explica que “os custos da intervenção serão integralmente suportados pelo Consórcio, sem qualquer ônus ao Governo de Mato Grosso, uma vez que o viaduto está dentro do prazo de garantia contratual”.

Ao Olhar Copa a assessoria de imprensa do Consórcio VLT informou que o tráfego de veículos na parte inferior do viaduto continuará normalmente e que não há riscos para os condutores que trafegam pelo local. Já a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) disse que "o secretário Maurício Guimarães já está ciente do fato e que deverá se pronunciar sobre o assunto na segunda-feira (25), por estar em uma viagem".

"Até a conclusão e entrega definitiva das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), todas as obras executadas permanecerão sob regular e periódico monitoramento pelo Consórcio, conforme procedimento padrão", finaliza o Consórcio através de nota.

Problemas

Inaugurado em fevereiro deste ano o viaduto da Sefaz - que custou aproximadamente R$ 18 milhões aos cofres públicos - teve de ser interditado pelo Consórcio VLT após serem constatadas fissuras milimétricas em sua estrutura. O viaduto possui 278 metros e foi construído em formato de ferradura e está instalado na avenida Historiador Rubens de Mendonça onde passam em média cerca de 2.700 veículos por hora/sentido em horário de pico.

Esta não é a primeira vez que o local passa por problemas. Antes mesmo de ser inaugurado ele já havia dado 'dor de cabeça' à adminstração. Uma delas foi o recapeamento do asfalto na cabeceira do viaduto, que teve de ser refeito pela construtora. Segundo o Consórcio, o procedimento era normal para fazer a junção com a pista. 

Atualizado ás 18h45