Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

TCE recomenda perícia técnica em obras da Copa para evitar temor da população

Da Redação - Wesley Santiago

 O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) propôs que o Governo do Estado faça uma contratação emergencial de uma empresa especializada para realizar uma perícia técnica em todas as obras da Copa do Mundo para evitar um temor social. Com o recente acontecimento envolvendo um viaduto em Belo Horizonte (MG), há o medo de que o mesmo aconteça em Mato Grosso após diversas falhas serem detectadas. A última delas aconteceu no viaduto da Sefaz – Jamil Boutros Nadaf.

Veja mais:
Conselheiro do Crea explica que microfissuras podem ser sintomas de problema maior
Estrada do moinho é bloqueada para obras de recuperação do asfalto

De acordo com o TCE uma avaliação destas obras precisa ser feita o quanto antes para garantir a segurança dos mato-grossenses: "Temos que ter, urgentemente, uma análise feita por uma empresa especializada", disse conselheiro José Carlos Novelli. A medida tem como base também acalmar a população que tem se mostrada preocupada com a possibilidade de uma dessas ‘Obras de Arte’ – como chama o governo – vir abaixo.

O conselheiro Antônio Joaquim também pediu transparência total no caso e que caso a resposta do governo não seja satisfatória, o próprio TCE poderia contratar uma empresa para realizar o serviço de pericia: “Mas não acredito que será preciso chegar a tanto. Não creio que o governo ficará inerte”.

A proposta está incluída no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que está sendo elaborado pelo tribunal em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande: “Temos um documento de fato, mas somente será um documento válido se for assinado pelo Governo, tendo como signatários as duas Prefeituras e a Agem. Entendo que o TAG será um instrumento muito importante para o governador Silval Barbosa cobrar das empresas a conclusão das obras", disse o conselheiro Antonio Joaquim que mostrou preocupação com a qualidade das construções.

Procurada a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que a pasta irá se pronunciar ainda hoje sobre a possível contratação de uma empresa que faria a perícia técnica nas obras de mobilidade urbana. Vale lembrar que uma reunião estava prevista na última segunda-feira (25) para que outros termos do TAG fossem discutidos, porém, isto não aconteceu.