Imprimir

Notícias / Turismo

Falta de visibilidade no turismo preocupa Prefeitura de Várzea Grande

Wesley Santiago - Especial para o Olhar Copa

A Prefeitura de Várzea Grande está preocupada com a falta de visibilidade do setor turístico da cidade. Segundo levantamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apenas 137 bares e restaurantes de Cuiabá e Várzea Grande estão cadastrados na Embratur. Este número pode acabar limitando o repasse de recursos para o setor turístico do Município.

Várzea Grande quer revitalizar cidade com ajuda da Copa; turismo é a aposta
Várzea Grande será conhecida como “antes e depois” da Copa, prevê Walace

“O que nos preocupa é que o desembolso das agências de turismo fora daqui. Eles são teleguiados em razão destas informações e o aporte de recursos federais para o setor do turismo também são feitos com base nesta realidade. Isso nos preocupa bastante”, alerta Roldão Lima Júnior, Secretário Especial de Gabinete e representante oficial do Município de VG na Secretaria da Especial da Copa (Secopa) em entrevista a TV Record de Cuiabá.

Roldão Lima diz que a cidade possui 19 hotéis, mas só três deles estão cadastrados na Embratur. A prefeitura irá elaborar um projeto de lei que vai exigir de hotéis e segmentos do setor de alimentação a inclusão no cadastrur para que o alvará de 2014 seja renovado. “Nós estamos otimizando essa situação, para estarmos implementando no município de Várzea Grande a atualização das empresas no cadastrur”, diz o secretário.

As duas cidades juntas tem um déficit de cerca de 40 mil leitos. “O que a FIFA exigiu de contrato, do que eles chamam de “Família FIFA” – que compreende toda equipe da entidade, as equipes, convidados e jornalistas -, nós tínhamos aqui e foi feito este contrato com todos hotéis que eles consideravam que tinham serviço a altura que eles solicitavam”, minimiza Luiz Verdun, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similiares.

Os empresários que não se cadastrarem podem perder uma oportunidade de negócios com a chegada de turistas na região e não aproveitar a chance de aumentar a renda de suas empresas.