Imprimir

Notícias / Oportunidades

Cursos de capacitação para Copa em Várzea Grande têm inscrições prorrogadas

Da Redação - Darwin Júnior

Estão prorrogadas as inscrições dos cursos técnicos profissionalizantes do Pronatec Copa em Várzea Grande. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec/VG) estendeu o prazo até sexta-feira (14). Os interessados devem procurar imediatamente a secretaria e realizar sua pré-inscrição. A capacitação visa qualificar pessoas para desempenhar atividades durante a Copa do Mundo de 2014. Os cursos, na modalidade do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa, são desenvolvidos pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Falta de visibilidade no turismo preocupa Prefeitura de Várzea Grande
'Caminhada no Clima da Copa' terá início no Museu do Rio

Os cursos são de garçom, auxiliar de cozinha, organizador de eventos, recepcionista e camareiro(a) em meios de hospedagem, todos com foco na Copa do Mundo da FIFA 2014. As matrículas são feitas nas secretarias municipais de turismo. As aulas são presenciais, gratuitas e têm, no mínimo, 160 horas. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos. Endereços e informações dos órgãos locais de turismo estão disponíveis no site do Pronatec Copa ou pelo telefone 0800 606 8484.

O Pronatec Turismo, programa de qualificação profissional criado e executado pelo Ministério do Turismo em parceira com o Ministério da Educação, tem por meta oferecer, até 2014, 240 mil vagas em 54 cursos integralmente presenciais, em ocupações de base do setor turístico. Somente em 2012, o programa formou 31.983 alunos em todo o país. Outros 25.236 alunos matriculados em 2012 ainda estão em sala de aula. Em 2013, a meta é oferecer 114 mil vagas.

A prefeitura de Várzea Grande está se preparando e qualificando pessoas para receber o turista, de maneira que todos sejam bem atendidos e se sintam bem recebidos. Essas oportunidades fazem parte do evento mundial - Copa do Mundo 2014. Vale destacar, que as inscrições estão abertas para toda população, o único critério para se inscrever é ter idade acima de 18 anos. As pré-inscrições serão encaminhadas para o Senai Várzea Grande e Senac Cuiabá, onde será executada a qualificação aos candidatos. A Sedec está empenhada para que os cursos sejam produtivos e alcancem o objetivo final.

A coordenadora de Turismo de Várzea Grande, Arlete Santos afirmou que “ao todo, a secretaria disponibilizou cinco cursos técnicos: auxiliar de cozinha; camareiro em meios de hospedagem; garçom; organização de eventos e recepcionista em meios de hospedagem. Na semana passada, já foram realizadas 200 inscrições e formou-se turmas para recepcionistas e organizadores de eventos. Mas, os candidatos podem ainda fazer a pré-inscrição e garantir sua vaga para a próxima turma destes dois cursos. Porém, os outros três cursos ainda tem vagas abertas”.

As turmas serão formadas de 20 alunos/turmas. As aulas vão ocorrer nos três períodos: matutino, vespertino e noturno durante a semana toda. O aluno receberá material didático e auxilio para transporte coletivo. As pré-matrículas se encerram nesta sexta-feira (14.06).