Imprimir

Notícias / Geral

Caminhada reúne 14 mil pessoas na capital; manifestantes protestaram contra corrupção (imagens)

Da Redação - Darwin Júnior/Wesley Santiago

Embalada com a boa estreia do Brasil na Copa das Confederações e ao som de dois trios elétricos, a caminhada “No Clima da Copa” reuniu 14 mil pessoas na manhã deste domingo (16) em Cuiabá. O evento realizado para comemorar a marca de um ano para a Copa do Mundo 2014 que será realizado na cidade superou as expectativas dos organizadores – Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Cuiabá. Mais de 800 pessoas do movimento ‘Brasil contra a corrupção’ fizeram manifestação pacífica que foi acompanhada por um grande número de policiais.

Mais de 12 mil participam da 'Caminhada no Clima da Copa' em Cuiabá
Celebração de um ano para a Copa foi o fato mais marcante

Os participantes saíram por volta das 8 horas do Museu do Rio no bairro do Porto com direção à Arena Pantanal. Uma coreografia com os squeeze’s foi realizada antes do início da caminhada. Pessoas de muitos lugares – inclusive de cidades do interior – estavam presentes e vestidas com as camisetas entregues pela organização – alguns estavam fantasiados a caráter. Muitas famílias com pessoas de todas as idades, incluindo bebês, adolescentes, idosos e até cadeirantes se reuniram para juntos caminhar pelas ruas da cidade.

Foram dois trios elétricos que incentivaram os participantes durante todo o percurso com vários animadores. O Prefeito Mauro Mendes (PSB), o Secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, o Governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) e a Mascote da Copa do Mundo, Fuleco, foram algumas das personalidades presentes.

“Fiquei surpreendido com a multidão, foi um sucesso acima do que esperava. Isso mostra que o público de Cuiabá está entrando no clima da copa e que esse evento está fazendo a população se envolver com esse espírito do Mundial. Esta caminhada pode ser a primeira de muitas”, comemorou Silval Barbosa. Sobre o protesto do movimento contra a corrupção, o governador observou que “desde que o manifesto seja feito de forma pacífica, como ocorreu aqui, nós estamos de acordo. É um direito dos manifestantes e respeitamos isso”.

Os Manifestantes estavam presentes vestidos de preto. Eles participaram da caminhada vaiando do início ao fim. Ao fim da caminhada, os integrantes do protesto se aglomeraram em frente ao palco onde aconteceu o show com o grupo ‘Bamboa Samba Club’ exibindo mensagens de protesto.

Cartazes de cobrança aos governantes com as mensagens “Saímos do Facebook”; “Quando seu filho adoecer, leve ele a Arena” e “Tem dinheiro para a Copa, mas não tem para a Saúde e Educação”, foram exibidos. A manifestação foi pacífica sem nenhum tipo de problema ou confronto com a polícia.

O que não faltou foi segurança, várias viaturas acompanharam o evento que também era vigiado pela polícia montada. Um helicóptero da Polícia Militar deu cobertura. Ao término da caminhada várias pessoas retornaram para casa. Centenas ficaram para assistir ao show sob um sol escaldante. Houveram apresentações culturais (siriri e cururu) e ainda a presença da mascote da Copa, o tabu-bola ‘Fuleco’.

Vestido a caráter e com fantasias e perucas, o empresário Vilmar Silva Vuyas levou a família para participar da caminhada. “Acho importantes ações como essa para a população entrar no clima. Sou torcedor da seleção brasileira e já estou nesse espírito da Copa. Gostei do evento e da organização. Ações como essas devem ser repetidas para que possamos estar sempre vivendo esse momento”, afirmou o empresário.

Presente no evento com sua ‘Taça Fifa’ e com sua camiseta ‘Copa 2014 em Cuiabá, eu acredito’, o funcionário público Walter Dias Santos avaliou o evento como ‘nota 10’. Segundo ele, o que aconteceu neste domingo serviu de injeção de ânimo para a população. “A Copa está acontecendo para Cuiabá. Vejo que é hora de sermos mais otimistas e confiarmos nisso. Se depender desse ambiente de entusiasmo que vi hoje, Cuiabá sem dúvida vai fazer bonito no Mundial”, enfatiza.

A torcedora do Mixto, Rosângela Nunes Silva se divertiu muito no meio da multidão. “Teve gostinho de arquibancada. Entendo que a população começou a entrar nesse clima. Estou muito feliz. Pulei, dancei e gritei muito. A festa está muito bonita. Acho que isso tem que acontecer sempre”, vibrou ela.

Atualizada ás 19h21