Imprimir

Notícias / Geral

Obras de viadutos do VLT entram na reta final; confira outros fatos da semana da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

O avanço das obras dos viadutos do Veículo Leve sobre Trilhos - UFMT, Aeroporto, Sefaz e MT-040 - que já receberam todas as vigas e entraram na reta final, foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá. Nos últimos dias, o consórcio construtor do VLT em Cuiabá e Várzea Grande iniciou a retirada dos postes de energia na avenida do CPA para a implantação da via permanente. Na região do Porto, teve início o trabalho de sondagem de solo para implantação de trilhos. Outros fatos que marcaram a semana foram a determinação do TCE à Secopa de restituição de dinheiro aplicado irregularmente pela extinta Agecopa; a garantia de investimento de R$ 14 milhões para resolver o problema de abastecimento de água em Chapada dos Guimarães e o anúncio pelo Governo do Estado da continuidade da duplicação da rodovia Cuiabá-Chapada. Confira os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (29 DE JULHO DE 2013)

Obras do VLT ampliam transtornos nas avenidas XV de Novembro e Prainha


Com o início dos trabalhos de sondagem para as obras de implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o trânsito nas avenidas XV de Novembro e Tenente Coronel Duarte (Prainha) viu a ampliação dos transtornos nas últimas horas. Na XV de Novembro, onde algumas ilhas de sondagem foram abertas e parte da pista teve que ser perfurada, a terra se espalhou pelo asfalto e formou poeira em vários pontos. O trabalho que visa a remoção de interferências de água e telecomunicações, prosseguiu no sábado. Uma equipe do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra colocou bloqueios com sinalização. Máquinas pesadas chegaram a trabalhar neste domingo (28) nas proximidades do Atacadão, no trecho próximo ao início do prolongamento do shopping popular. Outros pontos foram bloqueados com cones. Motoristas tiveram que reduzir a velocidade para passar pelos pontos onde estão sendo realizados os trabalhos de sondagem.

Pronatec de VG ainda oferece vagas para cursos gratuitos

Continuam abertas vagas para dois cursos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que visa formar e capacitar profissionais visando a Copa do Mundo de 2014. Mais de 120 brasileiras foram contempladas com o programa. As inscrições já foram encerradas em Cuiabá. O Pronatec de Várzea Grande está oferecendo curso para camareira em meios de hospedagem e auxiliar de cozinha. Para se inscrever os interessados devem procurar a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, na Avenida Couto Magalhães, Edifício Piatã, nº 842, centro de Várzea Grande, em horário comercial. As inscrições são gratuitas.

TCE julga supostas falhas em contratos da extinta Agecopa

Mais uma vez, a extinta Agência Executora das Obras da Copa do Mundo em Mato Grosso (Agecopa), entra na mira de órgãos públicos. Desta vez, as ações vêm do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que vai julgar possíveis falhas em contratos da antiga agência. A pauta de julgamentos do Tribunal de Contas de Mato Grosso para a sessão plenária desta terça-feira (30/07) conta com 30 processos. Os conselheiros do TCE-MT vão proceder ao exame de representações (internas e externas), tomadas de contas, pedidos de rescisão, recursos, consulta e contas de gestão de órgãos públicos referentes ao exercício de 2012. Dando andamento ao fluxo de processos, ainda na terça-feira, às 15h e 30min, ocorre a sessão ordinária da 2ª Câmara de Julgamentos, e nesta quarta-feira (31/07), ocorre sessão 1ª Câmara de Julgamentos com início às 9h30min. Será julgada ainda a representação em desfavor à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, o item nº 2/2013, cujo objeto foi o registro de preços para contratação de empresa de prestação de serviços técnicos conforme especificações em edital.

Banheiros da Arena Pantanal entram na fase de acabamento


A Arena Pantanal contará com 66 banheiros para atender o público que for assistir aos quatro jogos programados para a Copa do Mundo de 2014 e as obras nesta parte do estádio já estão em fase de acabamento. Os revestimentos cerâmicos estão sendo colocados e o rejunte, utilizado entre os azulejos, deverá ser posto esta semana para que a próxima etapa, de instalação das louças, divisórias e metais, tenha início. O modelo de acionamento das torneiras e das válvulas de descarga, tanto dos sanitários quanto dos mictórios, com a utilização de botões será uma das novidades. Este modelo foi escolhido por ser um sistema anti vandalismo. Toda a instalação dos banheiros é protegida internamente e tem garantia de cinco anos.

Com inauguração marcada, obras do viaduto do Despraiado já estão sendo finalizadas

Primeira obra de arte da Copa do Mundo em Cuiabá a ser entregue, o viaduto do Despraiado avança na execução dos detalhes finais. Além da pavimentação nas vias laterais, ao elevado e finalização das drenagens e obras complementares (calçadas, meio-fio e sargetas), estão em andamento os últimos trabalhos do plrocesso que faz a ligação da pista existente ao viaduto. Duas equipes já trabalham na construção das cabeceiras, última etapa antes de finalizar a pavimentação. Segundo informações do consórcio VLT, assim que a união com o elevado for concluída, a pista da nova estrutura também receberá camada asfáltica e passará pelo processo de adequação viária (sinalização). Cerca de 100 trabalhadores atuam na fase final de execução da obra. A pavimentação, sinalização e calçamento desde a entrada da avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 quilômetros, também estão inclusas no escopo do projeto e seguem o ritmo intenso de trabalho.

Montagem dos pórticos é concluida na Arena Pantanal; fixação do telhado em agosto

O último dos quatro pórticos da cobertura da Arena Pantanal foi finalizado neste domingo (28). A viga pesa em torno de 300 toneladas e foi içada no setor leste do estádio. Os trabalhos agora se concentrarão na montagem da estrutura de metal e da instalação das placas que cobrirão as arquibancadas. As vigas metálicas pesam juntas 840 toneladas. Os guindastes que estavam no campo, agora vão para a parte externa o que permitirá o início da instalação da estrutura metálica da cobertura. Ao todo, serão 25.600 m² de proteção entre os setores Norte e Sul, localizados atrás dos gols, que terão o total de 10.600 m², e Leste e Oeste, que somarão 15 mil m². As arquibancadas estarão cobertas até o guarda-corpo, que separa a torcida do campo de futebol.

TERÇA-FEIRA (30 DE JULHO DE 2013)

Construtora retira postes de energia para instalação de trilhos na avenida do CPA


As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande, ganharam mais celeridade. O consórcio VLT, responsável pela instalação do novo modal nas duas cidades, iniciou no último domingo (28), a retirada dos postes de energia instalados no canteiro central da avenida Rubens de Mendonça. Nesta primeira etapa etapa de atividades, os trabalhos foram concentrados no trecho entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) e o viaduto da avenida Miguel Sutil. No total, nove postes foram retirados. O deslocamento da estrutura de iluminação pública será feito em etapas, ao longo da via, e antecede os trabalhos civis para implantação da via permanente do VLT.

Trânsito tem novo bloqueio para complemento da trincheira Mário Andreazza


O trânsito terá nova intervenção para sequência das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A avenida Ciríaco Cândia será parcialmente bloqueada, no sentido Várzea Grande - Cuiabá, para o avanço da pavimentação da obra da trincheira Mário Andreazza (Ciríaco Cândia), que está na reta final. Essa intervenção está prevista para durar uma semana, tempo em que os motoristas terão que conviver com mais transtornos no local. Dessa forma, o motorista que trafega neste sentido deverá entrar à direita na rua Salvador (no bairro Cidade Verde) e seguir pela mesma até a rua Generoso Malheiros, onde deverá virar à esquerda para ter acesso à av. Miguel Sutil.

Secopa atende determinação do TCE-MT e restitui cofres públicos

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), acabou tendo que devolver aos cofres públicos, dinheiro aplicado de forma irregular pela antiga Agência Executora das Obras da Copa do Mundo em Cuiabá (Agecopa), que funcionava no mesmo prédio. A determinação de obrigar a Secopa a fazer a restituição partiu do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) que identificou um pagamento indevido de R$ 76.900 para a empresa Sisan Engenharia pela extinta Agência. Esse processo de tomada de contas foi julgado na sessão plenária desta terça-feira (30) e relatado pelo conselheiro Antonio Joaquim. Não houve qualquer contestação por parte do gestor da Secopa, Maurício Guimarães, que cumpriu a determinação do controle externo e os valores foram devolvidos. A comissão técnica concluiu que houve dano ao erário e notificou o gestor da extinta Agecopa, atual Secretaria Extraordinária da copa do Mundo, que adotou todas as providências necessárias.

Silval apresenta legado da Copa a maçons e diz que Cuiabá será a mais moderna

A equipe da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) comandada pelo Governador Silval Barbosa, apresentou o andamento das obras do Mundial 2014 em Cuiabá, para os membros da Maçonaria em Cuiabá. Foram tiradas dúvidas e explicado o legado que o torneio deixará na cidade. “Receber um modal de transporte de massa mais moderno e o primeiro da América Latina, juntamente com todas as obras que estão sendo construídas, tenho certeza que seremos uma das capitais mais modernas do país”, afirma o Governador.

QUARTA-FEIRA (31 DE JULHO DE 2013)

Mato Grosso promove Curso de Policiamento Turístico para a Copa


Em uma parceria com o Ministério da Justiça, a Secretaria Estadual de Segurança Pública promove a partir do mês de agosto, o Curso de Policiamento Turístico. Inédito em Mato Grosso e voltado para a Copa do Mundo, o curso deve reunir cerca de 40 servidores das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Técnica (Politec), Guarda Municipal e ainda agentes da Defesa Civil. O objetivo do curso é a formação de uma equipe especializada de policiais para atuar diretamente com turistas na Copa do Mundo de 2014. Serão quatro semanas de um curso que deve ter início na segunda quinzena de agosto. Os participantes serão qualificados para tratar de crimes específicos envolvendo visitantes como os casos de exploração sexual de menores e adolescentes.

‘Copa em Ação’ já capacitou mais de sete mil profissionais para a Copa


O legado da Copa do Mundo 2014 pode não ficar apenas nas estruturas da Arena Pantanal, ou nas obras de mobilidade urbana. O programa ‘Copa em Ação’ que é realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), já capacitou mais de sete mil profissionais. Mais um curso foi concluído e capacitou mais 200 profissionais para o Mundial de 2014. “Pretendo atuar na rede hoteleira, em contato direto com os diversos turistas que chegarão ao nosso Estado. Para isso, eu que nunca tinha tido oportunidade de aprender outras línguas, busquei esse novo conhecimento”, relatou a jovem Eliziane de Andrade Firmino que recebeu o certificado de conclusão do curso de Língua Inglesa.

Governo investirá quase R$ 14 mi no sistema de abastecimento de água em Chapada

Chapada deve ser um dos principais pontos turísticos da ‘Copa no Pantanal’, por isso o Governo do Estado não está medindo esforços para melhorar a infra-estrutura da cidade. Por isso nesta quarta-feira (31) o governador, Silval Barbosa, lançou as obras para o sistema de abastecimento de água no município. A estimativa de gasto é de R$ 13.961.416,02. Há tempos que a população espera por investimentos principalmente nesta área, não é de hoje que a cidade convive com problemas no abastecimento de água, principalmente quando o número de turistas aumenta como no Festival de Inverno. “Chapada é um município histórico, que já foi o maior do mundo, mas mesmo assim, sofria com o abastecimento de água. Nosso desejo é trabalhar para que Chapada tenha a infraestrutura necessária. E essa obra, em minha opinião, é a principal obra feita para Chapada”, disse Silval.

Arquibancadas da Arena recebem produtos de hipermeabilização

As obras na arquibancada da Arena Pantanal continuam a ganhar ritmo. A estrutura que receberá o público é preparada antes de receber a pintura, inclusive com aplicação da poliureia, produto impermeabilizante. Em breve, o novo estádio receberá os assentos. São quatro as fases a que as arquibancadas são submetidas: lixação, aplicação do primer, que tem coloração escura, da poliureia de colocação cinza e por fim da pintura, identificada pela tonalidade cinza mais clara.

QUINTA-FEIRA (01 DE AGOSTO DE 2013)

Viaduto do aeroporto já recebeu todas as vigas; obra vai para a conclusão


Como uma das obras mais rápidas da Copa do Mundo em Mato Grosso, o viaduto ferroviário do aeroporto, na avenida João Ponce, em Várzea Grande, já está caminhando para sua fase de conclusão. O elevado de quase 400 metros de extensão com sua parte mais alta na rua de acesso à área de embarque do aeroporto, já recebeu todas as vigas. Nos próximos dias, uma equipe do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal inicia a fase de acabamento. Ainda neste mês de agosto, deve ter início a construção das cabeceiras. O viaduto será exclusivo para a passagem de trens do VLT, no trecho entre o aeroporto Marechal Rondon e a futura estação de embarques do novo modal. Até o mês de setembro essa obra deve estar concluída.

Segurança Pública deve capacitar 2,5 mil profissionais para a Copa em MT

Setor que mais avançou na preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a segurança pública terá até abril do próximo ano, mais 23 cursos em dez diferentes áreas temáticas voltadas para profissionais que vão atuar durante os jogos do Mundial na capital mato-grossense. Só no primeiro semestre deste ano, já foram capacitados 410 profissionais. A meta da Secretaria de Segurança Pública do Estado é capacitar mais de 2,5 mil servidores dos governos estadual, federal e municipais para atuar durante os jogos da Copa. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) responsável pelo programa de capacitação e qualificação de profissionais da segurança para o Mundial, já foram realizados oito cursos de quatro áreas temáticas, sendo cada um com uma média de cinco edições.

Com inscrições encerradas, projeto 'Pintando a Copa' já mobliza escolas

As inscrições para o projeto ‘Pintando a Copa’ foram encerradas na última sexta-feira (30) e as escolas que vão participar já estão desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao projeto que é iniciativa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação. O projeto pretende promover a integração e estimular o civismo dos alunos da rede pública de ensino incentivando a produção de desenhos e pinturas sobre a Copa do Mundo, evento que vai contar com Cuiabá como uma das 12 cidades-sede.

Obras de viadutos do VLT avançam e entram na reta final

A construção dos viadutos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Aeroporto continuam avançando e já entraram na reta final. O Consórcio VLT concluiu o lançamento das vigas pré-moldadas nos dois elevados, finalizando mais uma etapa das obras referentes à superestrutura. As estruturas foram feitas para a passagem do VLT que irá ligar o Aeroporto (localizado em Várzea Grande) ao Centro Político Administrativo (CPA) e também o Coxipó ao Centro. Um deles é ferroviário (do Aeroporto), apenas para a passagem do VLT, e o outro (da UFMT) é rodoferroviário, para tráfego dos trens e demais veículos. Para a implantação do VLT estão em construção cinco viadutos, sendo quatro em Cuiabá e um em Várzea Grande.

SEXTA-FEIRA (02 DE AGOSTO DE 2013)

Estrada Cuiabá-Chapada será modernizada para a Copa do Mundo

Após meses parada, a duplicação da rodovia Cuiabá-Chapada dos Guimarães voltou à evidência pelo Governo do Estado. O governador Silval Barbosa espera entregar a obra de duplicação e ampliação de capacidade da Rodovia MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), no trecho entre a MT-010 (Estrada da Guia) e o Trevo da Fundação Bradesco, antes da abertura da Copa em 2014. A obra tem uma extensão de 3,6 km e foi lançada nesta segunda-feira (01.08) com prazo de 360 dias para sua execução A duplicação da rodovia de Chapada, com esta obras ficará pronta até o trecho do Manso, após o posto da polícia rodoviária. Esse sub-trecho, que está dentro do projeto de duplicação da Emanuel Pinheiro Cuiabá-Chapada dos Guimarães, teve que ser revisto por conta dos inúmeros conjuntos habitacionais que surgiram com o crescimento imobiliário na região. Silval Barbosa disse que confia na entrega da obra antes do prazo licitado porque os recursos já estão assegurados, via Prodtur, e porque a empresa, Encomind, tem capacidade técnica para tal.

Fifa espera Arena Pantanal pronta até dezembro deste ano; prazo é outubro

A Arena Pantanal e os demais estádios da Copa 2014 que ainda estão em construção, voltaram ao foco da Fifa, que divulgou nesta quinta-feira (01), novas imagens das seis arenas que ainda não foram entregues. A expectativa da entidade é que as arenas Pantanal (Cuiabá), Amazônia (Manaus) do Corinthians (São Paulo), da Baixada (Curitiba), das Dunas (Natal) e o Beira-Rio (Porto Alegre) estejam finalizadas em dezembro. No balanço divulgado nesta quinta-feira, a Arena Corinthians despontou como a mais adiantada das seis. Atualmente, o estádio em Itaquera já tem 83% das obras concluídas. A Arena Amazônia e a Arena da Baixada aparecem com apenas 71%. Para o Mundial, além das seis arenas, a Fifa também utilizará os seguintes estádios: Maracanã, Mineirão, Castelão, Fonte Nova, Arena Pernambuco e Mané Garrincha. Todos foram testados na última edição da Copa das Confederações.

Construtora deve lançar hoje vigas do viaduto da MT-040

Mais uma obra da Copa vai entrar na reta final nas próximas horas. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal do transporte coletivo na capital deve iniciar nesta sexta-feira (2), o lançamento das vigas do viaduto da MT-040, obra localizada na entrada para o Parque Cuiabá. Grande parte das vigas está no canteiro à espera do içamento que ocorrerá com a utilização de uma grua especial. Com essa ação, o viaduto estará totalmente formado. Dezenas de pilares em toda a extensão do novo viaduto estão prontos para receber as vigas. Após essa etapa, que deve ser concretizada até o início da próxima semana, o consórcio dará início a outras fases, incluindo as atividades de concretagem das pré-lajes, lajes e, posteriormente, o pavimento, construção das vias marginais e da rotatória de acesso aos bairros e à MT-040. A última etapa deve ser a construção das cabeceiras. Essa obra deve estar finalizada até outubro e deve ser inaugurada ainda este ano.

Silval visita obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande e aprova o ritmo

O governador Silval Barbosa voltou as suas atenções para as obras da Copa do Mundo em Cuiabá nesta sexta-feira. Ele visitou 13 das principais obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande para o Mundial. Apesar de estar durante todo o tempo fazendo estas visitas, o governador conferiu in loco o andamento dos trabalhos enquanto espera a nova etapa: a conclusão e a inauguração das obras. Segundo o governador, o ritmo está satisfatório.

FIFA organiza seminários permanentes nas 12 cidades-sede da Copa a partir de agosto


A FIFA realizará entre 19 e 22 de agosto três de uma série de seminários peranentes envolvendo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O primeiro acontecerá em Curitiba, seguido de São Paulo e Manaus. De acordo com o secretário geral da entidade, Jerôme Valcke, durante os encontros serão visitados os estádios e demais projetos das sedes. “A ideia é permitir o diálogo e coordenação entre o Comitê Organizador Local (COL), a FIFA, as cidades-sede e o governo federal”, afirmou em artigo distribuído à imprensa. Paralelo a esses foros, a FIFA, em conjunto com os representantes do país-sede, realizará três treinamentos para operadores sobre a gestão sustentável dos estádios após 2014. Haverá, no entanto, um monitoramento mais firme nas seis arenas ainda em construção.

Onze aeroportos da Copa têm atrasos no cronograma; Cuiabá é mais atrasada

A considerar o ritmo das obras dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil corre o risco de passar vergonha no Mundial. Nada menos do que 11 dos 13 aeroportos do Mundial devem ter problemas para cumprir o prazo de execução das obras até o dia 12 de junho, data da abertura da competição. Doze intervenções em terminais de passageiros apresentam índice de execução inferior a 50%. O aeroporto Marechal Rondon, de Cuiabá, é o mais atrasado com apenas 18% da obra concluída. Esses atrasos foram verificados em Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubistchek), Campinas (Viracopos), Cuiabá (Marechal Rondon), Curitiba (Afonso Pena), Fortaleza (Pinto Martins), Natal (São Gonçalo do Amarante), Porto Alegre (Salgado Filho), Recife (Gilberto Freyre), Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador (Dep. Luís Edurado Magalhães). Apenas São Paulo (Guarulhos/Cumbica) e Manaus (Eduardo Gomes) têm trabalhos avançados.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa